LÍNGUA PORTUGUESA

Componente: Língua Portuguesa Escolaridade: 4º ano

Unidade Temática: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Objetos de conhecimento: Compreensão de leitura

Habilidades: (EF04P14) Identificar, em notícias, fatos, participação local e momento /tempo de ocorrência do fato noticiado

PREZADA FAMÍLIA,

Estas atividades foram cuidadosamente preparadas, pensando em ajudar o seu filho a construir nesse momento em que estamos passando, uma aprendizagem cheia de significados que lhes sejam úteis não somente hoje , mas também no futuro. Nelas, o aluno vai encontrar estímulos para criar, refletir sobre o que se aprende e adquirir conhecimentos. Os temas, os textos , as imagens e atividades propostas oferecem oportunidades para que o aluno se desenvolva como estudante e como cidadão , cultivando valores universais como responsabilidade, respeito , solidariedade , liberdade e justiça.

Dicas importantes para auxiliar o seu filho :

Dicas para os pais e filhos :

  • Defina um espaço fixo e calmo para os estudos e ajude seu filho a conseguir os materiais necessários para execução da aula.

  • Fortaleça o vínculo com seu filho, perguntando a ele sobre o que está estudando e demonstrando interesse.

  • Mantenha uma rotina de estudos diários.

  • Estimule a autonomia. Acompanhe as tarefas, mas deixe também que ele organize suas atividades sozinho.

  • Não leve comida para a mesa de estudos.

  • Faça revisões ortográficas ao terminar a tarefa.

TEMA Ritmos africanos

APRENDER MAIS

Dançar, batucar e cantar são formas de manifestação que fascinam desde que o homem é homem. Ao longo de pelo menos 130 mil anos da trajetória humana no planeta, combinações de gestos, ritmos e sons foram capazes de exprimir, a um só tempo, costumes, tradições e visões de mundo de incontáveis povos e grupos sociais. Em poucas palavras, tanto a música como a dança transmitem cultura.

Assista ao vídeo

Disponível em:http://bit.ly/DecadaAfro Acesso em 06 jul.2020.

FIQUE SABENDO!

Quando os africanos foram trazidos, séculos atrás, para Cuba para trabalhar nas plantações de açúcar, também trouxeram suas tradições culturais – incluindo sua música e instrumentos. Quando chegaram na ilha caribenha, abraçaram o ritmo da população indígena e a misturaram com sua própria batida africana. Agora, os jovens estão mantendo viva a música dos escravos a partir de criações próprias. Confira nessa matéria especial, parte da Década Internacional de Afrodescendentes da ONU.

Manifestação cultural da África

As danças africanas são consideradas manifestações culturais dos povos africanos, que costumam se expressar ritualmente. A maioria dos ritmos africanos estão relacionadas aos aspectos religiosos. Por isso, em algumas danças, o corpo serve como uma espécie de ligação entre a Terra e os mundos espirituais.

Características

Uma característica muito peculiar das danças africanas é a maneira como os grupos se organizam para dançar. Geralmente, eles formam círculos, fileira ou semicírculos, além de valorizar a participação de toda a comunidade. Os instrumentos de percussão são objetos marcantes das danças africanas. Muitos desses movimentos são realizados para celebrar algum acontecimento importante, como: casamento, agradecimentos, rituais de passagem ou até para celebrar a morte, seguindo a cultura de cada povo.

Com relação a religiosidade, os ritmos dançados são considerados como um elemento de passagem para o mundo espiritual, onde os africanos acreditam que o participante é levado para outro local após um transe. Nas danças onde há uma influência espiritual maior, existem a crença de que, dependendo do ritual, a coreografia deve ser executada com os pés descalços a fim de promover a ligação do espírito com a Terra.

Danças africanas no Brasil

Na época do Brasil colônia, o país recebeu mais de 4 milhões de africanos capturados dos seus países de origem. Eles foram trazidos para serem escravizados pelos donos de propriedades rurais em diversas atividades domésticas e de lavoura.

Embora eles tenham deixado todos os seus bens materiais, os africanos trouxeram para os navios negreiros a rica diversidade cultural dos seus países. Assim, a cultura brasileira ficou marcada pela herança de danças relacionadas às tradições afro-brasileiras. As mais populares são a capoeira; congada; jongo; maracatu e samba de roda.

Capoeira

Congada

Jongo

Maracatu

Samba de roda