LÍNGUA PORTUGUESA

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Escolaridade: 6º ano

Campos de atuação: Campo jornalístico/ midiático

Práticas de linguagem: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Adesão às práticas de leitura.

Objetos de conhecimentos: Fluência de leitura /Estratégia de leitura/Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Habilidades: (EF06LP01B) (EF69LP03) (EF69LP07A)

QUAIS AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE O CORONAVÍRUS

O coronavírus está se espalhando pelo Brasil. Por causa disso, o Ministério da Saúde tem feito recomendações sobre os procedimentos ideais da população para se proteger e para combater a pandemia.

Eis um resumo das "medidas gerais" para todos os brasileiros em relação ao coronavírus e a covid-19, doença causada por ele:

Cuidados pessoais

Os principais sintomas da covid-19 são: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar.

A transmissão da doença pode ocorrer por contato com pessoas infectadas ou superfícies que tenham o vírus, respirando no mesmo ambiente ou tocando algo que uma pessoa infectada tocou, por exemplo.

Por isso, a importância da prática da higiene frequente, alerta o Ministério da Saúde. Orienta-se a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas e corrimão.

"Até mesmo a forma de cumprimentar os outros deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto", diz. "Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus."

O ministério também orienta outras medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

"Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool em gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas".

"Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies."

Os profissionais de saúde também recomendam uso de lenço descartável para higiene nasal. "Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas."

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus.

"Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo", diz o ministério.

A vacina contra a gripe também é recomendada. A Campanha Nacional de Vacinação terá início no dia 23 de março: idosos e profissionais de saúde terão prioridade.

Segundo o Ministério da saúde, a vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Mesmo que ela não apresente eficácia contra o coronavírus, trata-se de uma forma de prevenção para outros vírus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios. Desse modo, seria possível acelerar o diagnóstico para o coronavírus, diz o governo.

Para os serviços públicos e privados, as autoridades de saúde recomendam que existam locais para que os trabalhadores lavarem as mãos com frequência, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis.

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51968584>. Acesso: 02/04/2020.