HISTÓRIA

Componente: História Escolaridade: 5º ano

Unidade Temática: Registros da história :linguagens e culturas

Objetos de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes , culturas

Habilidades: (EF05HI09): Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

PREZADA FAMÍLIA,

Estas atividades foram cuidadosamente preparadas, pensando em ajudar o seu filho a construir nesse momento em que estamos passando, uma aprendizagem cheia de significados que lhes sejam úteis não somente hoje , mas também no futuro. Nelas, o aluno vai encontrar estímulos para criar, refletir sobre o que se aprende e adquirir conhecimentos. Os temas, os textos , as imagens e atividades propostas oferecem oportunidades para que o aluno se desenvolva como estudante e como cidadão , cultivando valores universais como responsabilidade, respeito , solidariedade , liberdade e justiça.

Dicas para os pais e filhos :

  • Define um espaço fixo para os estudos, que seja calmo e separe os materiais necessários.

  • Fortaleça o vínculo com seu filho/ Pergunte a ele sobre o que está estudando.

  • Mantenha uma rotina de estudos para seu filho.

  • Estimule a autonomia. Acompanhe as tarefas de seu filho, mas deixe também que ele organize suas atividades sozinhos.

  • Faça sessões de estudos de 45 minutos.

  • Não leve comida para a mesa de estudos

  • Separe os horários de estudo e lazer.

  • Faça revisões ortográficas ao terminar a tarefa.

RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM E O REAPROVEITAMENTO NA SOCIEDADE DE CONSUMO MODERNA

Ola ! Tudo bem com você?

Para hoje você precisará dos seguintes materiais :

  • Caderno

  • Lápis

  • Borracha

Para saber mais

  • Reciclagem - quando os materiais recicláveis são transformados em matéria-prima para a produção de outros materiais.

  • Reaproveitamento - quando os materiais recicláveis são usados de forma diferente sem necessariamente haver transformação em matéria-prima.

Assista ao vídeo

Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=ZcymnW5NRYQ > Acesso em :03 jul.2020

Leia para descobrir

Descubra a quantidade de lixo produzido por uma pessoa diariamente no Brasil

O Brasil produz 64 milhões de toneladas de lixo diariamente, sendo que 24 milhões são descartadas de maneira inadequada.

A quantidade de lixo produzido diariamente no mundo é um dos mais sérios problemas da sociedade humana. A mudança da cultura de subsistência para a cultura intensiva e industrial, aliada ao aumento da expectativa de vida das populações e à explosão demográfica, intensificou de forma descontrolada o consumo de produtos.

Os hábitos de consumo da sociedade lideram a lista dos principais indutores da degradação ambiental. A indústria produz cada vez mais itens para atender a demanda da sociedade consumidora, o que implica em uma maior produção de embalagens e gasto de energia.

Fique Sabendo!

Não é apenas o consumo desenfreado que gera uma grande quantidade de lixo: toda atividade humana gera detritos de alguma maneira, sejam eles orgânicos ou sólidos. Para complicar a situação, vale ter em mente que práticas simples e desejáveis — como a separação do lixo e encaminhamento para reciclagem e descarte inteligente por parte das empresas — ainda estão longe de fazer parte da rotina diária.

Qual a quantidade de lixo produzido por pessoa no Brasil?

Em geral, todo o lixo produzido por um cidadão comum acaba indo parar nos lixões, o que contribui para o aumento da poluição e leva à ocorrência de alagamentos e diversos outros problemas que afetam milhares de vida e espalham doenças. Além disso, o descarte inadequado é responsável pela morte de milhões de animais, entre peixes e pássaros.

Em 2012, apenas no Brasil foram produzidas 64 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 24 milhões de toneladas foram descartadas de forma inadequada. No mesmo ano, a estimativa era de que cada brasileiro gerasse, em média, 383 kg de lixo ao longo dos 365 dias. Só a cidade de São Paulo, a maior do país, produz 56 mil toneladas de lixo diariamente.

FIQUE LIGADO (A) !

Estima-se que o Brasil produza, a cada 24 horas, 240 mil toneladas de lixo. O dado mais alarmante é que em 20 anos, entre 1982 e 2012, dobrou a quantidade de lixo gerado por pessoa. São números impressionantes, que refletem o quanto o ser humano precisa reciclar a si próprio, reformando seus hábitos, suas atitudes e sua visão de mundo, tendo em vista a perenidade do planeta e da própria espécie.

Como solucionar o problema do lixo?

A principal solução para tentar minimizar a grande quantidade de lixo gerada pela sociedade está na conscientização ambiental e no incremento dos esforços governamentais — que precisam incentivar, regulamentar, fiscalizar, punir e educar a população a respeito das condutas corretas no que diz respeito ao trato e descarte de resíduos.

Infelizmente, ainda há um grande entrave para este problema, que consiste no conflito entre o consumismo e as ações de preservação ambiental. Por isso, o ideal é que as empresas busquem por maneiras de adaptar suas atividades a uma condição de não agressão ao meio ambiente. O maior ponto de conflito, entretanto, está no consumo em si, responsável pelo lucro das empresas e duplamente responsável pela multiplicação de lixo.

Nesse sentido, o uso de embalagens retornáveis e processos de logística reversa são fundamentais para minimizar a produção de lixo e combater os impactos ambientais associados ao acúmulo de resíduos.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / Peter Horrox

Para responder no caderno.

  • A rua é o local ideal para o descarte do lixo?

  • Por que ainda existem pessoas que amontoam lixo nas ruas?

  • Por que as ruas ficam tomadas pela água se há galerias pluviais?

  • Seria possível resolver a questão do descarte correto do lixo?

  • Em nossa cidade como o lixo é descartado?