GEOGRAFIA

Componente Curricular: Geografia

Escolaridade: 4º ano

Objetos de conhecimentos: Território e diversidade cultural

Habilidade: (EF04GE01X) Identificar e Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, quilombolas, afrobrasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

COMUNIDADES TRADICIONAIS BRASILEIRAS

No Brasil, existem comunidades que se organizam para manter viva a cultura e as tradições de seus membros. Essas comunidades são conhecidas como comunidades tradicionais. Conheça algumas delas abaixo.

1- Conheça as comunidades tradicionais brasileiras.

COMUNIDADES INDÍGENAS - As comunidades indígenas são diferentes entre si, pois cada uma se organiza de uma maneira. Elas têm modos de viver variados e se comunicam por meio de línguas diferentes. O que todas elas têm em comum, entretanto, é o contato direto com a natureza.

COMUNIDADES QUILOMBOLAS - As comunidades quilombolas estão presentes na cidade e no campo. Elas são formadas por pessoas que têm algum grau de parentesco com os africanos que no passado, foram escravizados no Brasil. Os quilombolas procuram manter vivas tradições, costumes, crenças e memórias de seus parentes mais antigos.

COMUNIDADES AFROBRASILEIRAS - Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos.

Compartilhando!

Pesquise com os familiares para saber se em sua história familiar ou da sua comunidade existem elementos de distintas culturas (indígenas, quilombolas ou afro-brasileiras).