GEOGRAFIA

Componente Curricular: Geografia

Escolaridade: 5º ano

Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida

Objeto de conhecimento: Gestão pública da qualidade de vida

Habilidade: (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

TEMA AÇÃO COMUNITÁRIA

Olá tudo bem com você?

Para hoje você precisará dos seguintes materiais:

  • Caderno

  • Lápis

  • Borracha

Para você saber mais:

Qual é o significado de mobilizar?

mobilização

substantivo feminino

  1. 1.
    ato ou efeito de mobilizar(-se).

  2. 2.
    MILITAR (TERMO)
    ato ou efeito de fazer entrar em campanha um corpo ordinariamente sedentário.

Mobilização comunitária faz reparos na Praça do Centenário; espaço passa por vários problemas

Leia a reportagem.

Corte de água, falta de iluminação pública e de manutenção são alguns dos problemas apontados por moradores. Praça completará 70 anos em outubro e é um dos marcos na história de Santarém.

Por Geovane Brito, G1 Santarém — Pará

17/09/2018 11h37 Atualizado há um ano

Moradores durante mutirão na Praça do Centenário, no bairro Aldeia, em Santarém — Foto: Reprodução/Facebook/Janderson Pereira

Inconformados com a atual situação estrutural da tradicional Praça do Centenário, moradores do bairro Aldeia, em Santarém, no oeste do Pará, se mobilizaram para fazer pequenos reparos no local. Em outubro a praça completará 70 anos de inauguração.

Os serviços iniciaram neste domingo (16) e devem continuar nos próximos fins de semana. Ao G1, o morador Janderson Pereira informou que o recurso arrecadado para a compra de materiais foi oriundo de uma ação cultural em junho em parceira coma Secretaria Municipal de Cultura, e o cimento usado na ação foi doação pela Secretaria de Agricultura e Pesca.

Praça do Centenário em Santarém, no Pará — Foto: Geovane Brito/G1

Janderson Pereira disse que a mobilização começou após a criação de um grupo denominado “Amigos da Praça do Centenário”, formado por pessoas que moram nas redondezas do espaço.

“Tentamos conversar com o poder público para tentar resolver os problemas, que são muitos. Estamos desde outubro correndo atrás para revitalizar, nós não temos recursos suficientes porque essas obras são caras”, disse.

O medo das pessoas que lutam pela praça é que ela se torne esquecida e, aos poucos, fique mais abandonada perdendo o valor histórico e cultural. Entre os problemas apontados na praça é quanto à falta de manutenção, de água, de iluminação pública e vandalismo.

Materiais usados no mutirão foram doados e comprados com recursos oriundos de ações culturais em Santarém — Foto: Reprodução/Facebook/Janderson Pereira

Ainda conforme o grupo, os pedidos feitos às secretarias municipais são ignorados, pois já protocolaram várias solicitações e nenhum foi atendida, ou não foram atendidas na totalidade.

A praça

Um marco para a região foi a elevação de Santarém à categoria de cidade, no Século 20. Para celebrar os 100 anos deste fato, foi construída e inaugurada a Praça do Centenário, no bairro Aldeia. Nesta época a cidade já estava organizada e em pleno desenvolvimento.

Praça do Centenário é um espaço que celebra os 100 anos de elevação de Santarém à categoria de cidade — Foto: Geovane Brito/G1

“É uma das praças mais bonitas no sentido da importância histórica e no projeto arquitetônico. Ela foi pensada nos moldes da Praça Batista Campos, em Belém, e o que tem nela você não encontra nas demais”, relatou a historiadora Terezinha Amorim.

Em outubro o espaço completará 70 anos de inauguração e os moradores correm para finalizar as obras para celebrar esse momento. “Teremos uma programação de 21 a 24 de outubro, também será organizado por nós”, disse Janderson.

m nota, a Prefeitura esclareceu que a Praça está inserida no projeto que prevê as revitalizações das 49 praças públicas de Santarém. O projeto segue um cronograma. A Praça da Cohab foi a primeira a ser contemplada. Neste momento, a frente de serviço está na Praça do Pescador.

A prefeitura informou ainda que o projeto na Praça do Centenário contemplará a manutenção da iluminação no local, reparos nos brinquedos, pinturas, troca de equipamentos, restauração dos bancos e poda das árvores.

Sobre a programação comemorativa alusiva aos 70 anos da praça, que será celebrado em outubro, a prefeitura informa que realizará reunião para definir a programação.

Assista ao vídeo

Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=u4SbXiJqwE0> Acesso em 03 jul.2020.

Para responder no caderno.

Observando seu local de viver que ações coletivas poderiam ser realizadas visando a qualidade de vida das pessoas.