MATEMÁTICA

Componente Curricular: Matemática

Escolaridade: 5º ano

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento:Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens)

Habilidades: (EF05MAO1X) Ler,escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhão com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

PREZADA FAMÍLIA,

Estas atividades foram cuidadosamente preparadas, pensando em ajudar o seu filho a construir nesse momento em que estamos passando, uma aprendizagem cheia de significados que lhes sejam úteis não somente hoje , mas também no futuro. Nelas, o aluno vai encontrar estímulos para criar, refletir sobre o que se aprende e adquirir conhecimentos. Os temas, os textos , as imagens e atividades propostas oferecem oportunidades para que o aluno se desenvolva como estudante e como cidadão , cultivando valores universais como responsabilidade, respeito , solidariedade , liberdade e justiça.

Dicas para os pais e filhos :

  • Define um espaço fixo para os estudos, que seja calmo e separe os materiais necessários.

  • Fortaleça o vínculo com seu filho/ Pergunte a ele sobre o que está estudando.

  • Mantenha uma rotina de estudos para seu filho.

  • Estimule a autonomia. Acompanhe as tarefas de seu filho, mas deixe também que ele organize suas atividades sozinhos.

  • Faça sessões de estudos de 45 minutos.

  • Não leve comida para a mesa de estudos

  • Separe os horários de estudo e lazer.

  • Faça revisões ortográficas ao terminar a tarefa.

Um jogo para semear, colher e contar

O mancala abre as portas para conhecimentos e práticas dos povos da África - e ajuda os alunos com a contagem.

POR:Pedro Annunciato e Maggi Krause

Do Egito ao Congo, da Etiópia a Gana, um jogo une a África. Ele é feito com materiais fáceis de encontrar e de criar. Primeiro, uma boa quantidade de sementes. Depois, um tabuleiro com duas cavidades maiores, os oásis, e 12 ou mais cavas menores (originalmente, os jogadores sentavam e cavoucavam o chão para semear e colher). O objetivo é distribuir as sementes uma a uma até que vença quem terminar com o maior número delas no oásis (conheça as regras abaixo). A partir daí, cada povo criou variações e surgiu uma grande família de jogos chamada mancala. Achou fácil? "Mancala parece simples, mas, em algumas circunstâncias, pode ser comparado ao xadrez.

COMO JOGAR O MANCALA

Há pelo menos 200 variações do jogo. No Brasil, esta é a mais difundida

Número de jogadores: 2

Material: 36 sementes e um tabuleiro com 12 cavas pequenas e dois oásis (cavas maiores que servem de reservatório).

Objetivo: colocar o maior número de sementes no próprio oásis. Entenda a dinâmica

  1. Os jogadores se sentam frente a frente e ficam com o oásis à sua direita. Em seguida, cada um distribui 18 sementes em suas seis cavas (três em cada). No início, o oásis fica vazio.

  2. Quem começa escolhe uma das cavas do seu campo, pega todas as sementes dela e as distribui, uma a uma, nas cavas seguintes, caminhando no sentido anti-horário .

  3. Se passar pelo próprio oásis, o jogador deixa uma semente nele e segue colocando as demais no campo adversário, mas nunca no oásis de lá. Se a última semente cair no próprio oásis, ele pode fazer outra jogada. Se ela cair em uma cava vazia, ele pode adicionar ao seu oásis todas as sementes da cava seguinte.

Quando as sementes se reduzirem a ponto de não ser mais possível semear o campo adversário, os jogadores recolhem suas sobras, juntam ao seu oásis e contam. Quem tiver mais ganha.

DE ONDE VEM A PRÁTICA

FIQUE SABENDO!

O mancala teria surgido na África, entre os egípcios, há cerca de 2.000 a.C., mas há relatos que falam em uma origem ainda mais remota, há 7.000 anos. A palavra "mancala" tem origem no árabe e significa "mover". Há versões do mancala em países asiáticos, e não se descarta a hipótese de que ele tenha vindo da Ásia para o continente africano. O jogo se difundiu em praticamente toda a África e chegou às Américas com os povos escravizados.

DO JOGO AOS CÁLCULOS

Aproveite situações nas partidas para explorar outras estratégias

SITUAÇÃO 1

O PROBLEMA

Para começar, proponha que os alunos pensem na melhor maneira de abrir o jogo. Com todas as cavas preenchidas por 3 sementes, qual delas é a melhor para que o jogador A dê início à partida?

AS SOLUÇÕES

O melhor é começar pela cava 10. Como ela tem 3 sementes que serão distribuídas em sentido anti horário, a última cairá no oásis, possibilitando mais uma jogada, segundo prevê a regra.

AS INTERVENÇÕES

As crianças podem resolver a questão sozinhas e, depois, em família , compartilham a resposta e argumentam sobre elas.

Assista ao vídeo e aprenda a jogar o jogo Mancala,

Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Sog-iKBh6vs