CIÊNCIAS

Componente Curricular: Ciências

Escolaridade: 6º ano

Unidade temática: Ciência e Tecnologia

Objeto de conhecimento: Conhecimento Científico

Habilidade: EF06CI30MG - Considerar o impacto do progresso pelo conhecimento científico e suas aplicações na vida, na sociedade e na cultura de cada pessoa.

Tema: dengue, conhecer para proteger!

Passo 1- Olá querido estudante! Você sabe o que é conhecimento científico? Qual a relação do progresso da ciência com as nossas vidas?

Essas perguntas nos fazem refletir sobre a importância da condução dos estudos científicos para toda a sociedade. As descobertas auxiliam na melhoria das nossas condições de vida.

Nesse contexto, em virtude do aumento, em nossa região, de notificações das arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, vamos nos orientar para a necessidade de prevenção das mesmas. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (conhecidos como vetores).

O controle da dengue, até o presente momento, está centrado no combate ao seu vetor, o Aedes aegypti, único elo vulnerável da sua cadeia epidemiológica. Já que ainda não se dispõe de medicamentos específicos para os indivíduos acometidos por essa virose, nem de vacina segura e eficaz disponível para uso em populações.

Atualmente a dengue se constitui em um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil, razão pela qual, ao lado de pesquisas voltadas para o desenvolvimento de produtos, técnicas, inovações e invenções capazes de eliminar e/ou erradicar esta doença, se faz necessário, também, direcionar esforços de recursos para investigações que contribuam para o aperfeiçoamento das tecnologias e estratégias de controle já disponíveis, com o objetivo de imprimir maior efetividade às ações dos atuais programas de combate vetorial.

Devem haver programas permanentes de prevenção e combate ao mosquito, o desenvolvimento de campanhas de informação e mobilização das pessoas e o fortalecimento da vigilância epidemiológica e entomológica para ampliar a capacidade de detecção precoce de surtos da doença.

Leia o texto "Dengue: o que você não sabe" para aprofundar um pouco mais no assunto.

Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/8154/dengue-o-que-voce-nao-sabe?download=truevoltar=/conteudo/8154/dengue-o-que-voce-nao-sabe?download=true >. Acesso em 28 mai. 2020.

dengue-o-que-voce-nao-sabepdf.pdf

Passo 2- Assista ao vídeo do Ministério da Saúde “Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti” para entender melhor como ocorre a propagação da doença. O inseto transmissor pode ser identificado pela cor escura e listras brancas no corpo e pernas.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8oGwkbBzs3o>. Acesso em 27 mai. 2020.

Passo 3- A informação é fundamental no combate à doença.

Saiba como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya com a análise das imagens a seguir.

Disponível em: <https://www.agenciadoradio.com.br/noticias/paranavai-aede202917 >. Acesso em 28 mai. 2020.

Passo 4- E você, já combateu o mosquito hoje?

Leia cada pergunta do formulário com atenção e pense antes de responder.

Boa atividade para você!