EDUCAÇÃO FÍSICA

Componente Curricular: Educação Física

Escolaridade: 4º ano

Unidade temática: Brincadeiras e Jogos

Objeto de conhecimento: Brincadeiras e Jogos populares do Brasil e do mundo/ Brincadeiras e Jogos de matriz africana

Habilidades: (EF35EF03P4) Registrar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), os elementos constituintes das brincadeiras e dos jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os de matriz africana, valorizando a vivência, a experimentação e a fruição como formas legítimas de produção e reprodução de saberes sociais e culturais.

BRINCADEIRAS E JOGOS

Numa época em que as ruas cheias de crianças brincando dá lugar à falta delas, vamos aqui sugerir algumas brincadeiras para seu dia a dia que podem ser realizadas em casa.

O objetivo dos jogos populares são: Socialização, desenvolvimento de imaginação, e consequente criatividade. Estes são apenas alguns dos contributos dos jogos populares. Vamos conhecer um pouco mais?

ESTÁTUA

No jogo da estátua é preciso dançar e parar quando a música acabar.

As crianças se posicionam de forma aleatória e dançam ao som da música, mas quando a mesma for parada, os participantes não podem se mexer mais, permanecendo na forma como estavam no momento em que a música parou.

Depois disso, quem coordena a brincadeira tem que passar pelos participantes avaliando quem permanece imóvel como uma estátua. Essa pessoa pode apenas passar entre os participantes ou falar com eles e fazer caretas tentando fazer com que eles se mexam.

Quem se mexer, sai do jogo. Ganha quem ficar para o fim.


TELEFONE SEM FIO

De preferência em fila, uma ao lado da outra, as crianças transmitem uma mensagem no ouvido da criança que está mais próxima.

A mensagem pode ser uma palavra ou frase escolhida por quem está na ponta, ou sugerida por outra pessoa. Iniciado o jogo, os participantes têm que dizer ao ouvido a mensagem escolhida e transmitir para quem está ao seu lado.

Se alguém não entender bem a mensagem tem que dizer mesmo assim, uma vez que a mesma não pode ser repetida. As mensagens costumam ser modificadas ao longo do jogo, e o último fala em voz alta o resultado final.



QUENTE OU FRIO

Alguém esconde um objeto que será procurado pelos restantes participantes. À medida que uma criança se aproxima do local onde o objeto foi escondido, o comandante diz "quente", mas ao contrário, quanto mais distante, diz "frio".

O comandante pode ajudar ainda mais dizendo que "está esquentando" ou "está tão frio que congela".

Quem encontrar o objeto, passa a comandar a brincadeira da próxima vez.


DANÇA DAS CADEIRAS

Para fazer a dança das cadeiras, vamos precisar de uma cadeira a menos do que o número de participantes.

As cadeiras devem ficar dispostas em roda ou viradas de costas uma para as outras em duas fileiras.

Com o auxílio de música, as crianças começam a correr em fila à volta das cadeiras até que alguém pare ou abaixe o som e cada participante tente ocupar um lugar para se sentar.

O participante que ficar em pé, sai do jogo e, com a sua saída, sai também uma cadeira até o fim do jogo. O último é o vencedor.


VAMOS PRATICAR? A PROFESSORA ROSÂNGELA REALIZOU ESSA BRINCADEIRA EM CASA (DANÇA DA CADEIRA) E VAI EXPLICAR COMO FUNCIONA, VEJA NO VÍDEO ABAIXO.

VID-20200424-WA0168.mp4

PROFESSORA ROSÂNGELA ATUA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL DE IPATINGA

AGORA VAMOS APRENDER A CRIAR UM JOGO DA VELHA E JOGAR DE UMA MANEIRA DIFERENTE, VAMOS LÁ?

Marinalva_jogo da velha.mp4

PROFESSORA MARINALVA ATUA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL DE IPATINGA