ARTE

Componente Curricular: Arte

Escolaridade: 7º ano

Unidade temática: Artes Visuais

Objeto de conhecimento: Contextos e Práticas

Habilidades: (EF69AR01) Pesquisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros, ( locais e regionais) e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico – visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar diferentes estilos visuais, contextualizando -os no tempo e no espaço.

TEMA: POP ART

APRECIE E CONHEÇA

Olá pessoal! vamos conhecer um movimento artístico cheio de cores e movimento! Os convidados da semana são internacionais e marcaram a arte na década de 60 nos Estados Unidos.

Rumo a POP ART!

LICHTENSTEIN, Roy. No carro, 1963. Magma sem tela, 172 com x 1.203,5 cm.

WARHOL, Andy. Campbell's Soup Cans, 1962, Tinta de polímero sintético sobre tela, 51 cm x 41 cm

WARHOL, Andy Warhol. 3 Coke Bottles, 1962.

LICHTENSTEIN, Roy. Moça Chorando, 1963. Tinta de esmalte, 41cm x 61 cm.

LEIA O TEXTO

POP ART

Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana. A defesa do popular traduz uma atitude artística contrária ao hermetismo da arte moderna. Nesse sentido, a arte pop se coloca na cena artística que tem lugar em fins da década de 1950 como um dos movimentos que recusam a separação arte/vida. E o faz - eis um de seus traços característicos - pela incorporação das histórias em quadrinhos, da publicidade, das imagens televisivas e do cinema.

Uma das primeiras, e mais famosas, imagens relacionadas ao que o crítico britânico Lawrence Alloway (1926 - 1990) chamaria de arte pop é a colagem de Richard Hamilton (1922), O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?, de 1956. Concebido como pôster e ilustração para o catálogo da exposição This Is Tomorrow [Este É o Amanhã] do Independent Group de Londres, o quadro carrega temas e técnicas dominantes da nova expressão artística. [...]

Em carta de 1957, Hamilton define os princípios centrais da nova sensibilidade artística: trata-se de uma arte "popular, transitória, consumível, de baixo custo, produzida em massa, jovem, espirituosa, sexy, chamativa, glamourosa e um grande negócio" .


SIGNIFICADO DE HERMETISMO: reservado a poucos
Fonte: ARTE Pop. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo367/arte-pop>. Acesso em: 18 de Mai. 2020. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7

Hora de criar!

Escolha uma imagem de sua preferência e, com a técnica de desenho de observação faça sua reinterpretação. Em seguida, faça o contorno do desenho com linhas grossas, utilize canetinha ou lápis de cor preto.

Desmanche riscos do lápis de escrever, utilize intensamente as cores. A Pop Arte tem como característica cores "Saturadas".

Compartilhe conosco sua produção artística pelo instagran @educacaoipatinga e #estudem casaipatinga.