DNA

Ácido Desoxirribonucleico

Público-Alvo: Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Menores que essa idade podem fazer acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em DNA, mas você sabe o que é essa estrutura e quais as suas funções?

Hoje vamos aprender um pouco sobre esta molécula que guarda tantas informações!

O DNA é uma molécula responsável por transmitir todas as informações genéticas para as células filhas. Ele contém as informações necessárias para a determinação das nossas características.

Disponível em: https://www.pngwing.com/pt/free-png-tsmna/download . Acesso em: 19 de agosto de 2020.

O monge Gregor Johann Mendel foi o primeiro cientista a suspeitar que existiam unidades responsáveis por transmitir características, entretanto, diversos trabalhos foram realizados até que o DNA fosse reconhecido como o portador das informações genéticas.

O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em mitocôndrias e em cloroplastos. Todas as nossas células possuem DNA, que é uma mistura do DNA da sua mãe com o do seu pai.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/genes.htm . Acesso em: 19 de agosto de 2020.

Em investigações criminais, normalmente a análise de DNA é feita para identificar se um suspeito é culpado ou não. Isso ocorre em razão de que muitas vezes, em cenas de crimes, é encontrado material biológico do culpado, como sangue e cabelos. Através desse material, é possível observar o DNA e compará-lo com o dos suspeitos. Como o DNA é único para cada indivíduo, fica fácil saber quem é o culpado.

O DNA, apesar de apresentar todas as características de um indivíduo, não é uma estrutura muito complexa. Ele é um tipo de ácido nucleico, assim como o RNA. Cada ácido nucleico é formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. Esse grupo de moléculas forma os chamados nucleotídeos. Existem apenas cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), citosina (C), guanina (G), timina (T) e uracila (U). A timina só ocorre no DNA, enquanto a uracila só ocorre no RNA. O DNA também se difere do RNA pela sua pentose, enquanto o DNA apresenta desoxirribose, o RNA apresenta ribose.

Disponível em: https://static.escolakids.uol.com.br/image/estrutura-do-dna.jpg . Acesso em: 19 de agosto de 2020.

Hoje vemos em nossos livros a estrutura do DNA como uma dupla hélice, mas fazem apenas 67 anos que ela foi descoberta. A descoberta da estrutura da molécula do DNA foi publicada em 1953, na revista Nature. Esse trabalho realizado por James D. Watson e Francis H. Crick foi de grande importância para a comunidade científica. Watson e Crick ganharam o Prêmio Nobel de Medicina por essa contribuição.

A molécula de DNA, segundo Watson e Crick, seria duas cadeias de fosfato e desoxirribose unidas por bases nitrogenadas através da ligação de hidrogênio. Essa estrutura assemelha-se a uma escada, sendo que as bases seriam os degraus. É importante destacar que cada base liga-se a uma base específica: adenina liga-se à timina e a guanina liga-se à citosina.

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-dna.htm . Acesso em: 19 de agosto de 2020. (Adaptado)

Você sabia que pode extrair DNA em casa?

Vamos ser cientistas por um dia e extrair o DNA da banana!

O nosso DNA e o das bananas compartilham 50% das informações genéticas - e você pode ter acesso ao DNA delas sem recorrer a equipamentos especiais ou a cientistas.

Para extrair o DNA da banana, você irá precisar de:

  • Meia banana madura;

  • Álcool 70% gelado;

  • 50 mL de água;

  • 1 colher (chá) de sal de cozinha;

  • 1 colher (sopa) de detergente líquido;

  • 1 prato;

  • 1 garfo;

  • 1 filtro descartável de café;

  • 1 funil;

  • 2 copos;

  • 1 palito de madeira (para churrasco ou picolé).

Siga as instruções a seguir:

1. Prepare a solução de extração

Coloque 50 mL de água em um copo e adicione 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de detergente líquido. Mexa bem até dissolução total do sal. (observação: mexa devagar para não dar muita espuma). Reserve esta solução.

2. Em um prato amasse bem a banana sem casca com a ajuda de um garfo até obter uma papa. A banana precisa ser amassada para que os produtos químicos utilizados na solução de extração cheguem mais facilmente em todas as suas células.

3. Coloque a banana esmagada no copo com a solução de extração. Mexa lentamente.

4. Monte o funil com o papel filtro (para café) sobre um copo transparente e derrame a mistura pelo filtro e deixe filtrar.

5. Agora incline um pouco o copo, encoste a boca da garrafa do álcool no copo e comece a colocar o álcool, bem devagar para ele ficar em cima do filtrado. Derrame aproximadamente 50 mL (a mesma quantidade do filtrado).

6. Aguarde uns minutinhos. Vai formar uma nuvem esbranquiçada na solução com milhares de moléculas de DNA. Com o auxílio de um palito, mergulhe na solução para evidenciar o DNA e tente enrolar.

7. Pronto, você acabou de extrair o DNA da banana.

O que aconteceu...

Assim que derramamos o álcool gelado no extrato de banana começamos a notar fitas brancas muito finas de DNA, que se formaram na interface entre as duas camadas. Agitando-se o DNA que se formou na camada de álcool, este formará fibras como as de algodão, que grudarão no objeto que se está usando para misturar (palito de madeira).

A função de cada material utilizado

Detergente

O detergente ajuda a dissolver a bicamada lipídica que compõe a membrana plasmática e as membranas das organelas.

Sal

O sal ajuda a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que elas precipitem com o DNA.

Álcool

O DNA não é solúvel em etanol (álcool etílico). Quando as moléculas são solúveis em um dado solvente, elas se dispersam neste solvente e não são, portanto, visíveis. Por outro lado, quando as moléculas são insolúveis em um dado solvente, elas se agrupam, tornando se visíveis. Quanto mais gelado estiver o álcool, menos solúvel o DNA vai estar. Por isso é tão importante que o álcool seja mantido no freezer ou em um banho de gelo até a hora do experimento.

Agora que tal construirmos um DNA em origami?

Mas o que é um origami?

Origami é a arte japonesa de dobrar papel. O nome tem origem na palavra japonesa ori (dobrar) e kami (papel), que juntas formam Origami. Para fazer Origami, basta um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ou não ser de cores diferentes, e prosseguir com uma série de dobraduras definidas, sem cortar o papel. O Origami nasceu há quase mil anos na Corte Imperial Japonesa, onde era tido como passatempo. Mais tarde o povo japonês o adotou como arte. No Japão atual o Origami é muito praticado entre indivíduos de todas as idades.

Aqui no Brasil o Origami é muito usado na educação, como um facilitador pedagógico, possibilitando ao professor mais opções para se trabalhar com o aluno. Também usado no tratamento terapêutico, psicólogos, terapeutas ocupacionais e psiquiatras conseguem desenvolver muitas qualidades em seus pacientes.

Como montar seu DNA de origami

1. Imprima e recorte o molde. Agora, dobre ao meio no sentido do comprimento. Faça todos os vincos tão firmes quanto possível (use sua unha!).

2. Segure o papel de forma que as linhas grossas fiquem diagonais e as linhas finas fiquem horizontais. Dobre a 1ª linha horizontal fina para baixo e desdobre. Siga dobrando e desdobrando até a última da sequência.

3. Vire o papel e, nas costas, dobre as diagonais delineadas por linhas finas. As dobras devem ser feitas apenas com a intenção de marcar o papel, por isso deve-se dobrar e desdobrar.

4. Dobre a borda branca sem letras para cima. Faça isso de ambos os lados e desdobre parcialmente.

5. Agora você pode ver como o modelo está começando a se torcer.

6. Comece a torcer o molde dobrando sucessivamente na linha fina e na linha grossa, até que ele fique compacto como na figura abaixo. Pronto! Agora admire seu DNA dupla hélice completo!

Disponível em: https://www.yourgenome.org/activities/origami-dna . Acesso em: 01 de setembro de 2020. (Adaptado)

Aproveite e divida essas experiências com todos de sua casa e compartilhe conosco uma foto nas redes sociais usando a #parquedacienciaemcasa

Sua foto, pode aparecer no nosso Instagram!