HISTÓRIA

Componente Curricular: História

Escolaridade: 3º ano

Unidade Temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município.

Objeto de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.

Habilidade: (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/ vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, etc.

Tema: O congado e sua influência africana em Ipatinga.

Olá! Tudo bem? Você já ouviu falar do Congado do Ipaneminha? O que você sabe sobre ele? E o que será que os participantes do grupo do Congado acham sobre ele? Leia abaixo relatos dos participantes.

MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES SOBRE O CONGADO DO IPANEMINHA – IPATINGA/MG

Relato 05: Importância é que é tradição, né?! Quando passa uma festa aí o pessoal já fica perguntano quando vai ser outra festa que o grupo tá apresentano, pra tá reanimano o grupo também, né?! Porque tano apresentano tá reanimando. Se não tiver, igual passa quantos anos sem tê festa aqui, aí fica difícil. Igual já tinha poucos anos que não apresentava aqui (...) aquela vocação. É até um meio mesmo das pessoa ta encontrano, porque dentro de ano acaba acontecendo muita coisa: perde congadeiro; os congadeiro perde os amigo. Então vai enfraquecendo e tano acontecendo vai tá chamando mais pessoas para o grupo.

Relato 06: No meu ver, o grupo de Congado (...) porque toda atração que fala que vai ter uma festa, vai tá vindo mais pessoas pra tá conhecendo o grupo. Atrai pessoas, traz renda para a própria comunidade. Sempre que tá tendo o Congado aqui, vai ter mais serviço porque os visitantes vai tá gastando na comunidade.

Disponível em:<file:///C:/Users/m113659/Downloads/16912-Texto%20do%20artigo-28357-2-10-20190912%20(1).pdf>acesso em 24/04/2020.


O que é Congado?

Congado, congada ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matriz africana. O congado é celebrado de norte a sul do Brasil.

O congado é mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia portuguesa, Brasil.

No entanto, suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes.

Ao chegar à colônia, os negros se reconheceram imediatamente com santos negros como são Benedito, o Africano, santa Efigênia, uma princesa etíope, e Nossa Senhora do Rosário.

Todos esses santos foram identificados com os ancestrais africanos e eram homenageados com cultos e igrejas construídas com o trabalho e o dinheiro de alforriados e escravizados.

Outra figura saudada na festa é a da princesa Isabel, por seu papel na libertação dos escravos. Cruza-se a tradição de uma figura da monarquia africana com a brasileira.

Destacamos duas lendas que explicam a origem do congado: a vida de Chico Rei e a aparição de Nossa Senhora no mar.

Disponível em:https://www.todamateria.com.br/congada/acesso em 20 de abr de 2020/adaptado.

Para saber mais sobre a cultura brasileira e suas influências acesse o link.

Disponível em:https://www.todamateria.com.br/cultura-brasileira/.>acesso em 20 de abril de 2020.

Ipaneminha promove festa do Rosário

A tradicional festa do Rosário acontece no município de Ipatinga, na comunidade do Ipaneminha, zona rural da cidade. São várias atrações culturais que resgatam o folclore regional em dois patrimônios tombados da cidade: a Igreja São Vicente de Paulo e o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário que apresenta o congado. O Congado do Ipaneminha é um dos mais antigos grupos folclóricos do Estado.

Fundado por José Gonçalves, teve em sua origem, segundo a tradição folclórica religiosa, uma formação exclusiva de homens negros. Tanto o congado como sua sede, o atual museu, assim como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1954 pelos próprios congadeiros, são tombados como patrimônio histórico e cultural do município de Ipatinga desde 1996.

Disponível em: <https://portalnegociosja.com.br/ipaneminha-promove-festa-do-rosario/>. Acesso 06/04/2020. (Adaptado).

Atividades