LÍNGUA PORTUGUESA

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Escolaridade: 6º ano

Campos de atuação: Campo jornalístico/midiático

Práticas de linguagem: Oralidade

Objeto de conhecimento: Planejamento‌ ‌e‌ ‌produção‌ ‌de‌ ‌entrevistas‌ ‌orais‌ ‌

Habilidade: (EF67LP14) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

TEMA: Entrevista

A entrevista

A entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.

Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras.

Agora, em seu caderno, responda às seguintes perguntas:

1. Que finalidade tem o texto de apresentação junto ao texto da entrevista?

2. No texto de apresentação da entrevista, que informação indica que o entrevistado é alguém bastante popular?

3. Em sua resposta à primeira pergunta, como o entrevistado define o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido?

4. Em sua primeira resposta, o entrevistado afirma sobre o movimento: “Temos três bandeiras.” Com que sentido foi usada a palavra em destaque?

5. Uma das propostas do movimento, segundo o entrevistado, é “tirar a autoestima só do discurso”. O que se pretende com essa proposta?

6. Na sua opinião, sobre a autoestima do carioca, o entrevistado diz em um trecho que “O carioca enche a boca para enaltecer o Rio...” A expressão “enche a boca” foi usada com que sentido?

7. Que ações do movimento aparecem citadas na entrevista?

8. Cite exemplos do que seriam atitudes positivas, que aparecem ao longo de toda a entrevista.

9. Que opiniões o entrevistado expressa sobre o Rio de Janeiro, em sua resposta à última pergunta?

A entrevista é um tipo de texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.

A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, onde o discurso direto é sua principal característica.

Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).

No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.

Veja que interessante! Você já aprendeu bastantes coisas sobre a entrevista. Mas pode aprender um pouquinho mais com a ajuda desse esclarecedor vídeo. Confira:

Que tal você planejar sua própria entrevista. Aí estão algumas dicas para você:

Escolha do Tema

A entrevista pode ser um texto em que você vá utilizar para conhecer melhor um assunto, uma pessoa ou o trabalho dela.

Pense sobre que assunto ou pessoa você gostaria de saber mais e escolha alguém para entrevistar.

Elaboração de Roteiro

Feito a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.

Além disso, pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir das respostas do entrevistador.

O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for necessário.

Outras Ações

Registra o nome da pessoa entrevistada e os dados básicos de sua biografia.

Registrar toda a entrevista. Escolha a melhor forma: gravação de vídeo, áudio ou cópia das respostas dadas.

Fotografe o entrevistado.

Organize a forma como gostaria de divulgar sua entrevista.

Título

Se necessário, coloque um título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo delimitando o tema proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por exemplo:

Entrevista com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra.

Se necessário faça uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor do que será discutido.

Nesse caso, apresente o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado e sua experiência profissional.

Revisão

A parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresenta-las de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão.

Se a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois realizar o trabalho de transcrição das falas de ambos.

Depois de ter aprendido tanto, é hora de mostrar seus conhecimentos, respondendo às questões que seguem: