HISTÓRIA

Componente Curricular: História

Escolaridade: 3º ano

Unidade Temática: A noção de espaço público e privado.

Objeto de conhecimento: A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental.

Habilidade:(EF03HI10X) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção e as relações estabelecidas nesses espaços.

PREZADA FAMÍLIA,

NO TERCEIRO ANO DE ESCOLARIDADE, CONSIDERAMOS QUE AS CRIANÇAS JÁ ESTÃO ALFABETIZADAS. MAS SE SUA CRIANÇA AINDA NÃO CONSEGUE LER AS ATIVIDADES E EXECUTÁ-LAS SOZINHA, NÃO SE PREOCUPE, ESTE ANO, É O ANO EM QUE TEREMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA. PORTANTO É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE VOCÊ AUXILIE SUA CRIANÇA SENDO O LEITOR E PROVIDENCIANDO OS MATERIAIS QUE ELA PRECISAR.

NÃO É NECESSÁRIO EXECUTAR TODAS AS TAREFAS DE UMA SÓ VEZ. É FUNDAMENTAL ORGANIZAR UMA ROTINA DE ESTUDO COM ESCALAS BEM ESTABELECIDAS PARA NÃO TORNAR A ROTINA DA CRIANÇA CANSATIVA.

DESEJAMOS A VOCÊS UM EXCELENTE TRABALHO...

Tema: Aedes aegypti em foco

Olá! Que bom você de novo aqui! Vimos no nosso último encontro sobre o Patrimônio histórico de nossa cidade. Agora, vamos estudar um pouco mais sobre o combate a Dengue em nossas casas, bairros e cidade.

CIDADES: ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS

As cidades são formadas por espaços públicos e privados. Ruas e praças são exemplos de espaços públicos; casas e lojas constituem os espaços privados.

Toda cidade está dividida entre os espaços públicos e os privados.

Os espaços públicos são os lugares administrados pelo governo e pertencem à população, são exemplos de espaços públicos: as praças, as ruas, os parques, as avenidas, as praias que existem em cidades litorâneas etc.

Os espaços privados pertencem a alguém, como pessoas ou empresas, são exemplos de espaços privados: casas, lojas comerciais, escolas particulares, Shopping Centers. Geralmente, os espaços privados ou particulares são mantidos pelos proprietários, eles cuidam e fazem a manutenção para a sua preservação.


Disponível em :<https://escolakids.uol.com.br/historia/cidades-espacos-publicos-e-privados.htm.>Acesso em 23 de jun.2020. Adaptado.

A população é a responsável por manter os espaços públicos limpos e preservados.

Leia o relato de um morador de Ipatinga.

Dengue está sob controle em Ipatinga, mas índice de foco do mosquito requer atenção.

A Câmara Municipal de Ipatinga realizou uma audiência pública com o propósito de apresentar as ações que vêm sendo tomadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

O aposentado José Ramos da Silva, de 84 anos, morador do bairro Veneza II, elogiou a iniciativa e destacou a importância de ações como a audiência na conscientização da comunidade. “Controlar o mosquito depende muito dos moradores. Temos que fazer a nossa parte.

Por isso a importância de chamar a população para participar juntamente com o Poder Público no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

“Resíduos sólidos são jogados em lotes vagos, bueiros, galerias, vias públicas, mas aponta o Poder Público como culpado. O cidadão tem que tomar ciência de seu papel na sociedade.”


Disponível em :<https://www.camaraipatinga.mg.gov.br/news/6157/dengue-esta-sob-controle-em-ipatinga-mas-indice-de-foco-do-mosquito-requer-atencao.html.>Acesso em 22 de jun. 2020. Adaptado

Observe o mapa.

Disponível em :<https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_bairros_de_Ipatinga>.Acesso em 22 de jun.2020.

Ipatinga está classificada em situação de médio risco de infestação, com 1,6%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, cerca de dois apresentam focos do mosquito Aedes aegypti.

Atualmente, os bairros que mais preocupam são Bom Jardim, Ferroviários, Horto, Industrial, imediações da Usipa, Ideal, Esperança, além das comunidades mais próximas da zona rural. Do total de registros apurados, 49% dos focos estão localizados nos vasos de plantas e bebedouros de animais.


Disponível em:<https://www.ipatinga.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/comite-de-combate-as-arboviroses-reforca-cuidados-preventivos-em-ipatinga/95730.>Acesso em 22 de jun.2020. Adaptado.

Você conhece esses bairros da cidade de Ipatinga onde temos maior número de focos da Dengue?

Localize-os no mapa. Será que estão próximos do seu bairro?

Assista ao vídeo: Xô, Mosquito!

Disponível em :<https://www.youtube.com/watch?v=uiclYGexH14.>Acesso em 22 de jun.2020.

SE VOCÊ FEZ TUDO, PARABÉNS!!