Introdução a Libras

LIBRAS é uma abreviação de "Língua Brasileira de Sinais".

LIBRAS é usada pela comunidade de surdos no Brasil e já foi reconhecida pela Lei 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002 ou seja, é uma língua oficial, tal como nossa língua falada.

A Libras é uma língua visual-espacial articulada por meio das mãos, das expressões faciais e do corpo. Tem uma gramática. Não é uma mímica.

Falada pela comunidade surda brasileira, não é uma língua universal e cada país tem sua própria língua de sinais. Apesar de ser uma língua natural ela deve ser ensinada, pois nenhum surdo nasce movimentando as mãos com o objetivo de se comunicar por sinais.

O conteúdo postado neste site se destina principalmente ao público de alunos surdos, que ainda não se apropriaram da comunicação total pela LIBRAS. Eles pertencem a um grupo que estão em processo de construção da leitura, escrita e conhecimentos básicos matemáticos. Portanto consideramos fundamental o apoio de algum adulto, com conhecimento na LIBRAS, para acompanhá-los na realização do que está sendo proposto.

Sinais de sentimentos


Libras, que língua é essa?


Alfabeto manual

O alfabeto manual consiste na soletração de letras e numerais com as mãos. Para fazer uso dele é necessário soletrar pausadamente, formando as palavras com nitidez. Ele é usado apenas para soletrar nomes de pessoas, de lugares, de rótulos, endereços, e para vocábulos inexistentes na língua de sinais. Pode ser usado também para descrever algo a que se tem dúvida.

Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/alfabeto-manual-de-libras/41153

Saudações em libras