LÍNGUA PORTUGUESA

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Escolaridade: 3 º ano

Campos de atuação: Todos os campos de atuação.

Prática de linguagem: Leitura/Escrita (compartilhada e autônoma) .

Objeto de conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Habilidades: (EF15LP01X) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam e a sua importância no meio/vida social.

O desenvolvimento dessas habilidades no componente curricular de Língua Portuguesa favorece o trabalho com os descritores da Matriz da ANA/SAEB de:

Descritor 9: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Tema: Fábula

Atividade interdisciplinar com o componente curricular Geografia

Você sabe o que é uma fábula? Anteriormente assistimos em vídeo a fábula: "O Rato da Cidade e o Rato do Campo". Lembram?

Você conhece essas fábulas?

Fábula é um texto literário curto, em que as personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias fazem parte da literatura infantil e terminam com uma lição de moral.

Leia a fábula.

O rato do campo e o rato da cidade (Texto adaptado)

O rato do campo e o rato da cidade eram primos. Após passar um tempo um na casa do outro e voltando ao lar, escreveram cartas para outros primos, narrando o acontecimento.

Sobre vizinhança escreveram:

“Mesmo estando há menos de 5 metros de distância da porta da sala, lá não se sabe quem é o vizinho.”

“A casa do vizinho mais próximo fica há algumas léguas, ficamos muito amigos, conheci seus filhos e esposa. Achei muito legal.”

Sobre a noção de riqueza:

“Casa boa, carro do ano, dinheiro, roupa de grife? Que besteira! Ser rico é ter coragem e vontade de trabalhar na terra que Deus nos deu, uma família que nos ama e muita saúde.``

“Ter um trabalho bom, morar em um bairro nobre, acumular dinheiro, viagens, joias e carro. Isso sim é riqueza, e não aquele tanto de terras para cuidar.”

Sobre a noção de tempo:

“Esquisito!!! Utilizam o nascer e pôr do sol como base para as atividades do dia, Acredita? Dormem com as galinhas e usam a estação do ano para dizer como, e em que, vão trabalhar.”

“Muito estranho!!! O tempo é ditado por um instrumento pequeno no pulso e muitas vezes nem percebemos em que lua estamos. Estrelas? Difícil ver em meio aquela claridade toda.”

Moral da história:

Além desses pontos, todas as cartas são unânimes para dizer que após o choque de realidade, não trocariam seu lugar pelo local visitado.

Qual sua opinião ? Onde você considera melhor morar; cidade ou campo?

Atividades

Vamos fazer arte?

Você vai precisar de papel colorido ou branco, canetinha ou lápis de cor preto, tesoura e cola.

Faça dois ratinhos, o rato da cidade e o rato do campo.

Disponível em:https://br.pinterest.com/pin/510103095265855542/acesso em 18 de abr de 2020.