HISTÓRIA

Componente Curricular: História

Escolaridade: 5º ano

Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social.

Objeto de conhecimento: O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos.

Habilidade: (EF05HI03X) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos,

contextualizando com a cultura brasileira na atualidade e enfatizando que a fé não é fator discriminatório e excludente na vida social.

Templos religiosos e culturas

1- AGORA É COM VOCÊ!

Quais as relações entre o templo e os símbolos e cores que aparecem nele?

Como você acha que esse templo se organiza fisicamente?

2- CONHECENDO ALGUNS TEMPLOS

3- LENDO PARA INFORMAR!

No período da escravidão no Brasil,[3] os negros formavam suas comunidades nos engenhos de cana. Na Bahia, princesas, na condição de escravas, vindas de Oyó e Keto, fundaram um centro num engenho de cana. Depois se agruparam num local denominado Barroquinha, onde fundaram uma comunidade de Nagô Ilè Asé Airá Intilè também conhecida como Candomblé da Barroquinha, que segundo historiadores, remonta mais ou menos 300 anos de existência, dentro do perímetro urbano de Salvador. O Terreiro é de Oxossi e o Templo principal é de Xangô. O Barracão que tem o nome de Casa Branca, é uma edificação alongada com várias divisões internas que encerram residências das principais pessoas do Terreiro, como também espaços reservados aos quartos de Orixás, quarto de Axé, Salão onde se realizam as festas públicas, bem como a cozinha onde se preparam as comidas sagradas. Uma bandeira branca hasteada no Terreiro indica o caráter sagrado deste espaço. No telhado do Barracão, símbolos de Xangô identificam o Patrono do Templo.

Fonte: https://www.geledes.org.br/casa-branca-do-engenho-velho/ acesso em 21/04/2019

Oxóssi Deus da caça, orixá da fartura. Esse orixá vive no mato; seus filhos são curiosos e solitários, elegantes e graciosos. São também pacientes, amigáveis, e muitas vezes ingênuos. Os filhos de oxóssi tem aparência jovial e dão a impressão de estar sempre à procura de alguma coisa. Não sentem obrigados a comparecer a um encontro marcado. Oxóssi gosta de comer animais de caça, cabrito e pratos preparados com milho e coco. E não suporta mel de abelha. Sauda-se Oxóssi com o grito Oquê Arô, seu número é o 6 e seu dia da semana é a quinta feira. O ofá o arco com a flecha é seu símbolo. Sua cor é ou azul turquesa ou o verde claro.

Fonte: PRANDI, Reginaldo Xangô, o trovão. Cia das Letrinhas, 2003

Xangô Deus do trovão, e da justiça. Quando mortal foi um rei poderoso. Entre suas mulheres conta-se Obá, Iansã e Oxum. Seus filhos espirituais dão-se muito bem em atividades e assuntos que envolvam política, justiça, negócios e burocracia. São bons dirigentes e líderes. Gostam muito do poder, são teimosos, resolutos, glutões e gananciosos. Símbolo de Xangô é um machado de duas lâminas chamado oxé, que representa a justiça. Seus pratos prediletos são preparados com carneiro, galo e quiabo, e seu brado é Caô Cabiessi. 12 é o número de Xangô, e quarta-feira é o seu dia. Suas cores são o vermelho, ou marrom e o branco.

Fonte: PRANDI, Reginaldo Xangô, o trovão. Cia das Letrinhas, 2003

4-CATEDRAIS E IGREJAS

  • Quais as diferenças entre as catedrais?

  • Quais as semelhanças?

  • Porque as igrejas e catedrais possuem grande quantidade de pinturas, vitrais e esculturas? De que tratam esses elementos?

CATEDRAL SITUADA NA CIDADE VIZINHA DE CORONEL FABRICIANO

  • O templo, inaugurado em 1993, possui uma arquitetura em estilo contemporâneo, inspirada na Catedral de Tóquio. Se divide em três módulos, construídos de aço, lembrando uma tenda, numa referência bíblica do livro de Êxodo (Ex. 26:14). Em sua nave é guardado uma estátua do Padroeiro São Sebastião, obra de autoria do artista Léo Santana, medindo três metros de altura e pesando uma tonelada. Outra atração é o órgão de tubos, único instrumento deste gênero no Vale do Aço

CATEDRAL SÃO SEBASTIÃO - CORONEL FABRICIANO MG

As catedrais eram como um livro escrito em pedra, por meio do qual podiam ser conhecidas passagens bíblicas e histórias sobre a vida dos santos que a Igreja via se difundir. O estilo gótico, como da Catedral de Notre-Dame, em Paris, desenvolveu-se em alguns templos construídos entre o século XII e tornou-se predominante nos séculos XIII e XIV. A construção da Catedral de Notre-Dame foi iniciada em 1163, e finalizada em 1345. No ano de 2019, a edificação sofreu um grave incêndio, que destruiu grande parte da Igreja. Durante o século XVI e parte do XVII, foi construído um grande número de igrejas barrocas em toda a Europa. O Barroco prerendia ser a arte que servia de propaganda e veículo para transmitir a doutrina católica. Acreditava-se que o melhor caminho para chegar aos fiéis era surpreendê-los com um grande e comovente apelo aos sentidos. Na cerimônia era importante a parte musical, o uso de incenso e de aromas, além de magnificência das imagens e das obras de arte que enchiam as igrejas. No Brasil, entre os séculos XVII e XIX, foram erguidas muitas igrejas, conforme os gostos e modelos característicos do Barroco. Em Minas Gerais, a descoberta e a exploração do ouro deram as bases para a profusão artística evidenciada por suas igrejas, esculturas e música. Fonte: Enciclopédia do Estudante. Moderna, 2008.

TEMPLOS HINDUÍSMO

  • Qual a função das estátuas no hinduísmo?

  • Quais os principais elementos de um templo?

  • Qual o principal momento de devoção dos hinduístas?

Os templos hindus variam de estilo. No centro do templo fica o santuário ou câmara sagrada, chamado agrilhara, que contém a imagem do deus ao qual o templo é dedicado. A cobertura do santuário acaba de forma afunilada, que representa o elo entre o céu e a terra e simboliza o monte Meru, a morada dos deuses. Uma das características essenciais dos templos hindus é a presença de água. Ela é importante por várias razões. A purificação ritual é vital, e os sacerdotes banham-se em água corrente antes do culto. Tradicionalmente, os rios eram as moradas dos deuses, e, portanto, água perto do templo e dentro dele ajuda a tornar o recinto agradável à divindade. Os mutis são estátuas, que contém a divindade que representa. Por isso, é tratado com o maior respeito e reverência. Toda manhã, nos templos hindus, os sacerdotes lavam, vestem e enfeitam de guirlandas os murtis, após despertá-los. Os hinduístas não são obrigados a frequentar os templos para cultuar os deuses. Os cultos acontecem nas casas das pessoas, que cultuam os murtis em pequenos altares. A devoção hindu acontece principalmente nos momentos de peregrinação dos fiéis, que se deslocam por muitos quilômetros ou em pequenas caminhadas em direção a um lugar sagrado (uma montanha como o Himalaia ou as cidades sagradas) ou a um dos rios sagrados. Fonte: WILKINSON, Philip. Livro ilustrado das religiões, Publifolha, 2000.

5- SAIBA MAIS!

VITRAIS GÓTICOS

Os vitrais góticos estão entre um das mais belas artes da história da humanidade. Os vitrais iam além da beleza, eles tinham o proposito de atrair as pessoas para uma vida religiosa

Inicialmente, os vitrais eram uma arte usada nas representações históricas bíblicas dentro das igrejas góticas. Com o passar do tempo, eles foram introduzidos a outros ambientes como forma de decoração. Mas ainda reside nos vitrais a tradição de contar as cenas bíblicas dentro das igrejas.

A história dos vitrais nos remete ainda aos tempos medievais quando eles surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas. E era uma das primeiras artes góticas da História.

6- Barroco Mineiro

Entenda o que representa assistindo o vídeo.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZIWaIYys0mo> Acesso em 27 abr 2020

COMPREENDER O PAPEL DOS TEMPLOS E SÍMBOLOS RELIGIOSOS PARA A COMPOSIÇÃO DA IDENTIDADE DAS CULTURAS DA SOCIEDADE

7- Assiste a reportagem para descobrir!

Qual a importância dos templos para a cultura dos povos?

Terreiro 'Tumba Junsara' é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil


http://g1.globo.com/bahia/batv/videos/t/edicoes/v/terreiro-tumba-junsara-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-do-brasil/7037629/

LEMBRE - SE SEMPRE!

Devemos respeitar a diversidade entre os povos e a compreensão dos elementos de cada religião.

8- RESPONDENDO NO FORMULÁRIO

9- REGISTRANDO

Você deverá utilizar o seu caderno de História para registrar às questões abaixo:

1) Você leu e descobriu como se organizam alguns templos religiosos.

a) Liste os nomes dos templos estudados.

b) Explique como se organizam os templos e a função deles para os fieis.

2) Sobre a Catedral de Notre Dame explique:

a) Quando foi iniciada:

b)Estilo predominante:

c) Que fato ocorreu no ano de 2019 :