Na aula de hoje começamos a quarta oficina,tendo como tema o mapeamento territorial.Abordamos conceitos que tinhamos abordado e sobre nossas vivências em saúde nas nossas cidades,além Belo Horizonte.Por fim,criamos,em conjunto com a professora Aline,esse documento no word:
Território: espaço delimitado geograficamente que serve para estabelecer limites entre municípios, estados, etc. Essa articulação é feita pelo Estado com o objetivo de melhorar a vida da população baseado em medidas de prevenção e promoção da saúde.
É importante fazer o mapeamento, pois ele facilita a vigilância em saúde a fim de promover medidas como promoção e proteção social.
Territorialização: permite entender as características demográficas, socioeconômicas, epidemiológicas e culturais que constituem a população descrita, com o objetivo de identificar as reais necessidades de saúde da população que vive naquele território.
Políticas Públicas: estão entrelaçadas na delimitação dos territórios.
Agente de saúde: consegue fazer vinculação com até 750 pessoas;
Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF): consegue atender até 4.000 pessoas.
Observação: A Estratégia Saúde da Família é considerada a principal estratégia de saúde do Brasil. Começou como um programa em 1994 e conseguiu aprimorar uma série de indicadores de saúde no país.
Compõe uma equipe de ESF:
1 médico (de preferência com especialização de saúde da saúde, isto é, um médico da família);
1 enfermeiro;
Agentes comunitários;
Técnico de enfermagem;
Pode ter também o cirurgião dentista e o técnico de saúde bucal.
Além da ESF, foi criando em 2008 os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) – são constituídos por equipes multiprofissionais que vão de alguma forma trabalhar de maneira articulada com as ESF, levando um olhar mais integral para o tratamento e ações de promoção e prevenção de saúde naquela região.
Pode fazer parte do NASF mais de 30 categorias de profissionais distintas.
Exemplos:
Fisioterapeutas;
Psicólogos;
Nutricionistas;
Terapeutas;
Etc.
Princípios Organizativos do SUS que auxiliam na territorialização (são importantes para que os Princípios Doutrinários sejam exercidos):
Regionalização;
Hierarquização;
Descentralização.
E então, traçamos algumas questões de aprendizagem:
Questões de Aprendizagem:
1. Identificar e mapear o local, com o objetivo de entender quais são suas necessidades de saúde.
2. Entender qual a diferença de regional x região.
3. Entender como são organizadas as regionais.