Na aula,inicialmente,fizemos a nova síntese sobre o tema da semana passada,respondendo e discutindo sobre as questões de aprendizagem.Em seguida,o tema da situação problema da semana foi introduzido,sendo que o assunto abordava uma gestação sem acompanhamento médico até o segundo mês,um parto precoce e um sopro cardíaco no bebê.Elaboramos e discutimos problemas,hipóteses e questões de aprendizagem.
Problemas:
Falta do pré natal e falta de informação e prioridade sobre o pré natal
Não identificou precocemente alterações no desenvolvimento do feto
Nascimento prematuro
Sofrimento fetal
Complicações no parto e no pós parto
Hipóteses:
A ausência de pré natal por falta de tempo pode ter deixado passar despercebido o diagnóstico de possíveis doenças do feto,o que pode justificar o sofrimento fetal e o parto prematuro
Questões de aprendizagem:
Caracterização e desenvolvimento dos sistemas do período fetal e os anexos fetais
Durante o desenvolvimento fetal,os órgãos e o conjunto deles,os sistemas,são desenvolvidos a partir do segundo trimestre da gestação e consolidados até o fim da gravidez.Os anexos fetais são os seguintes:
Bolsa amniótica:
Uma cavidade de líquido que circula o embrião e tem como função a proteção do feto e armazenamento de excretas.Popularmente conhecida em situações em que a bolsa rompeu e o parto deve ser realizado.No parto,ao realizar o corte uterino,o líquido é expelido,sendo que em certos casos ele pode ser mais volumoso,quando o feto está com sofrimento fetal,ele pode ter sua coloração alterada.Em casos de insuficiência placentária crônica,ele pode ter menos volume.
Saco vitelínico:
Nos humanos, esse anexo possui pouca importância, pois a manutenção nutricional do embrião é feita pela placenta,de modo que essa estrutura tem o seu desenvolvimento parado,se encontrando reduzido na placenta . No entanto,em alguns animais tal estrutura possui função nutricional importante.
Alantóide:
Nos humanos não possui função importante,visto que a placenta é responsável pela captação e eliminação das excretas fetais.
Córion:
É a camada de tecidos da placenta provenientes do feto.Portanto,o córion constitui a placenta,sendo a conexão materno-fetal.tendo funções importantes para o feto,como nutrição,liberação de excretas e troca de gases respiratórios.
O que é pre natal,suas etapas,sua importância e os instrumentos utilizados para sua realização.
O pré natal é o acompanhamento clínico feito por um médico obstetra,em que a gestante vai no consultório mensalmente até o último mês,em que os encontros são semanais.Em casos de pré natal de baixo risco,o pré natal pode ser feito pela enfermeira ou pelo médico da família,nos centros de saúde,sendo que,apenas no último trimestre obstetra atua.A importância de um pré natal é acompanhar o desenvolvimento do bebe e da mãe,tanto nos casos de baixa complexidade,como nos de alta,visando a identificação de alterações fetais ou maternas,que podem existir.Se possível,o médico irá intervir com medicações maternas,suplementações vitamícas,vacinas para a mãe(antitetánica,antiH1N1).Em casos extremos,cirúrgias fetais podem ser necessárias para existir uma maior chance de desenvolvimento adequado fetal(cirúrgia de meningomielocele,hidrocefalia acentuada,valvúla de uretra posterior).Os instrumentos utilizados são o ultrassom, as medidas antropométricos(aparelho de pressão,balança,fita métrica,anamnese), e exames laboratorial.O pré natal é dividido em trimestres.Nos casos de pré natal de alto risco,pode ser necessário ter consulta com outros profissionais,como nutricionista ,pscicóloga,endocrinologista,cardiologista.
Quais são as principais alterações patológicas no sistema cardiovascular no período fetal?É possível identifica-las durante o pré natal?
No período de pré natal é possível identifica-las.As principais alterações são hipertensão arterial específica da gravidez(pré eclâmpsia) e suas complicações,como convulsões,partos pré maturo,hemorragia,descolamento de placenta.
Qual é a definição de nascimento pré maturo e suas principais causas
O parto prematuro ocorre quando a gestação possui menos de 37 semanas.As principais causas são doenças hipertensivas da gravidez,infecção urinária,inconpetência istmo cervical,ruptura da bolsa amniótica e casos idiopáticos(sem causa definida).
Qual é a definição de sofrimento fetal e suas principais causas
Sofrimento fetal é a falta de nutrientes e gases respiratórios(oxigênio) para o feto.Pode acontecer de uma forma crônica(desnutrição materno-fetal,fetos com cromossomospatias) ou aguda(hemorragias maternos fetais,como o descolamento prematuro da placenta.
Correlacionar o uso de corticoesteróides no trabalho de parto prematuro com sofrimento fetal
O corticóide no trabalho de parto prematuro pode ajudar reduzindo a dificuldade respiratória após o parto,a partir do amadurecimento pulmonar fetal.
Caracterização da gestação a termo,pré termo.pós termo e suas complicações
A termo:
Nascimento entre 37 e 42 semanas de gestação.Complicações reduzidas,ocorrendo apenas no trabalho de parto,como sofrimento fetal agudo.
Pré termo:
Nascimento antes das 37 semanas de gestação.As complicações podem ter causas mais amplas,sendo que o principal problema é o pulmão prematuro,que pode causar complicações respiratórias após o nascimento.
Pós termo:
Nascimento após 42 semanas.A principal complicação é a insuficiência placentária ,redução do líquido amniótico,causando a falta de fornecimento de nutrientes e oxigênio.