Na aula a professora Aline nos apresentou um mapa mundi que contabiliza os casos de coronavírus em todo o mundo,bem como o numero de mortes por países.Alem disso,continuamos a discussão sobre o Sistema Único de Saúde(SUS),em que nos passamos a entender melhor sobre o funcionamento do órgão público.Por fim,conversamos sobre alguns tópicos relacionados a saúde publica e ao corona vírus,que podem ser sintetizados na forma das seguintes perguntas:
Qual é a diferença entra Surto,pandemia,epidemia e endemia?
Segundo as definições,os termos acima diferem em relação a abrangência territorial da doença e suas consequências para a sociedade.
Endemia:No estudo epidemiológico,a endêmica ocorre quando uma doença atinge a população de uma região geográfica específica. Um exemplo dessa situação é esse exemplo: a varicela é endêmica no Reino Unido, mas a malária não,enquanto essa é endêmica no norte do Brasil.
Pandemia:A pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se alastra por todo o mundo,infeccionando populações de todo o globo.
Surto: O Surto é uma denominação usada na medicina para relatar quantidades acima da normalidade de pessoas com doenças contagiosas.
O que é o Regulamento Sanitário Internacional ?
Também conhecido pela sigle RSI,esse tratado é um instrumento jurídico internacional. Seu objetivo é ajudar a comunidade internacional a prevenir e responder a graves riscos de saúde pública com o potencial de atravessar fronteiras e ameaçar pessoas em todo o globo.
-O que é uma Emergência em Saúde Pública de Interesse Internacional?
Uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional é definida no Regulamento Sanitário Internacional como "um evento extraordinário que constitui um risco determinado à saúde pública de outros Estados por meio da potencial disseminação internacional de doenças e exige uma resposta internacional coordenada". Essa definição resulta em uma conjuntura:
-grave, repentina, inesperada;
-possui consequências para a saúde pública além da fronteira nacional do Estado afetado
-O que é Mapeamento territorial?
O espaço geográfico é constituído da acumulação de situações históricas, ambientais, sociais que resultam em condições particulares para a produção de saúde e doenças. Conhecer tal meio é essencial para que as Equipes de Saúde realizem seu mapeamento, com o objetivo de identificar as condições de vida, as necessidades de saúde e os riscos dos indivíduos .
O que é busca ativa?
Qual é o papel do Estado na saúde e suas políticas pública para o SUS?
O Estado garante,pela constituição,acesso a saúde de qualidade para todos os brasileiros.Com isso,o Estado do Brasil,possui como política de saúde pública o Sistema Único de Saúde,modelo em que todos os indivíduos possuem em seus bairros,unidades básicas de saúde,responsáveis por acolher e fazer o primeiro contato com os pacientes,realizando um acompanhamento ao longo do tempo com eles,bem como pode ocorrer,se necessário o encaminhamento para unidades hospitalares públicas,para tratamentos complexos ou intervenções cirúrgicas.
O que é Vigilância Epidemiológica ?
A Vigilância Epidemiológica é definida como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.
O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida.
E ainda, constitui-se importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas afins.
Qual é a diferença entre letalidade e mortalidade?
Mortalidade - Variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo de tempo.
Letalidade - Entende-se como o maior ou menor poder que uma doença tem de provocar a morte das pessoas.Obtém-se a letalidade calculando-se a relação entre o número de óbitos resultantes de determinada causa e o número de pessoas que foram realmente acometidas pela doença, com o resultado expresso em percentual.
fonte:http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/Conceitos.htmA aula foi muito boa e retratou uma situação atual de interesse mundial,que é o coronavírus.