A aula do período da manha iniciou com a tutoria ministrada pelo professor Flávio ,em que foi abordado como tema uma situação problema acerca do coronavírus,sendo,posteriormente feito,por nos alunos,uma série de perguntas e enumerações de problemas.A partir do exposto em sala,elaboramos os seguintes tópicos:
problemas:
doença desconhecida
transmissão rápida
ainda sem tratamento
alta capacidade de mutação
pode ser confundida com outras doenças por conta de seus sintomas
falta de informação e questão cultural
métodos de prevenção ainda desconhecidos
emergência mundial de saúde
falta de preparo dos países na recepção de imigrantes
hipóteses:
ingestão de comidas exóticas
vírus já existia,agora esta presente em humanos
especificidade
estilo de vida e a relação com a imunidade baixa
evolução e mutação do vírus
doenças com sintomas parecidos
métodos de prevenção equivocados
questões de aprendizagem:
caracterização de endemia,epidemia,pandemia e surto?
Endemia:No estudo epidemiológico,a endêmica ocorre quando uma doença atinge a população de uma região geográfica específica. Um exemplo dessa situação é esse exemplo: a varicela é endêmica no Reino Unido, mas a malária não,enquanto essa é endêmica no norte do Brasil.
Pandemia:A pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se alastra por todo o mundo,infeccionando populações de todo o globo.
Surto: O Surto é uma denominação usada na medicina para relatar quantidades acima da normalidade de pessoas com doenças contagiosas.
preparação dos países em situação de suspeitos chegando no local?
Os países devem preparar uma área de quarentena para aqueles que chegam no seu território com suspeitas da doença,bem como realizar uma série de exames para confirmação do quadro clínico, e tratamento dos sintomas.
por que os idosos são mais suscetíveis a doença?
Os idosos são mais vulneráveis a doença pois possuem um sistema imunológico mais fraco,sendo,portanto,mais fácil para o vírus se estabelecer em seus corpos.
Doenças oportunistas ou o vírus causa a morte?
Os casos em que ocorrem morte,essa é causada por insuficiência renal ou síndrome respiratória.Dessa forma,o vírus causa diretamente o mau funcionamento desses órgãos,não sendo doenças oportunistas.
Diagnósticos diferenciais?
Segundo o site da Wikipedia, diagnóstico diferencial é um método sistemático usado para identificar doenças. Tal processo é feito, essencialmente, por processo de eliminação.No contexto do coronavírus,a partir do diagnóstico diferencial,é possível descastar a doença,visto que seus sintomas podem ser confundidos com outras infecções respiratórias,como a própria gripe.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagn%C3%B3stico_diferencialConhecimento das mutações do coronavírus?
Recentemente,a comunidade científica codificou o genoma do coronavírus e encontrou diferenças no material genético,sendo evidente,a partir do fato,que mutações estão ocorrendo no coronavírus.
Fonte:https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/04/o-novo-coronavirus-ja-apresenta-mutacoes-geneticas.ghtmlDiferenciação do corona e outros tipos de vírus?
É possível diferencias o coronavírus dos demais vírus,já que seu genoma já é conhecido.Além disso,o vírus possui um formato de coroa,responsável por originar seu nome,que também pode ser um parâmetro de diferenciação.
como diferenciar de outras infecções ?
Os sintomas do coronavírus são muito parecidos com os de outras doenças,como a gripe.Para diferencia-las,exames de vários tipos de gripe são realizados,e,caso o resultado seja negativo e o paciente tenha estado em áreas de risco,o diagnóstico é feito.
profilaxia?
A prevenção pode ser feita de várias formas,em que as principais são:
medidas de higiene pessoal,como álcool em gel e lavar as mãos
evitar aglomerações
uso de máscaras