Problemas:
Adinailson e adriano apresentaram fadiga, perda de memória, irritabilidade e alterações de humor, diminuição da libido, anorexia leve, mialgia generalizada, pirose, parestesias e paresia e, presença de linhas escuras nas gengivas. Seus exames laboratoriais demonstraram anemia (hemoglobina de 9g/dL), hiperbilirrubinemia (bilirrubina total de 2,5mg/dL), às custas de bilirrubina indireta e elevação discreta de aminotransferases (2-3 vezes acima do limite superior da normalidade).
Trabalhavam em uma fábrica de reciclagem de baterias automotivas há 10 anos, sem uso adequado de equipamentos de proteção individual, levando à hipótese de intoxicação por chumbo e cádmio.
O resultado da pesquisa de pontilhado basofílico em hemácias, através de esfregaço sanguíneo periférico, foi positivo em ambos os pacientes.
A dosagem de chumbo sérico encontrava-se em níveis aumentados (53mcg/dL e 78mcg/dL), configurando quadro de intoxicação crônica por chumbo (saturnismo).
A empresa não possuía CIPA e não respeitava as normas de logística reversa de resíduos.
A necessidade de afastamento assustou os pacientes.
Os pacientes ficaram preocupados com o fato de toda a sobra de material ser jogada num pequeno córrego que passava perto da fábrica.
Devido as manifestações neurológicas agravadas foram encaminhados para acompanhamento com neurologista que diagnosticou neuropatia periférica por intoxicação crônica.
Hipóteses:
A exposição prolongada ao chumbo e cádmio somado ao fato da empresa não oferecer materiais de proteção individual, resultou em intoxicação crônica por metais pesados dos 2 pacientes que apresentaram os sintomas citados. (1,2,3,4,5)
O chumbo inibe a ação da eritropoietina, diminuindo a produção de hemácias e causando anemia. (1)
O chumbo compete com o cálcio, alterando o potencial de ação da célula, causando a neuropatia periférica. (1,2)
A intoxicação pelo chumbo leva a hemólise, que aumenta os níveis de bilirrubina indireta, causando hiperbilirrubinemia. (1)
A hemólise leva a hipóxia cerebral, causando assim, a confusão mental. (8)
A falta de fiscalização da vigilância ambiental, sanitária e saúde e segurança do trabalhador permitiu o funcionamento da fábrica em situação irregular e precária, contaminando os trabalhadores e a comunidade como um todo. (6,7)
Questões de aprendizagem:
Como diferenciar uma intoxicação aguda de uma intoxicação crônica?
Uma intoxicação crônica é aquela em que as manifestações clínicas e suas consequências ocorrem após um longo período de exposição à substância tóxica.Enquanto isso,a intoxicação aguda apresenta manifestações clínicas e consequências de forma imediata,sendo necessário a intervenção médica nos momentos que seguem ao contato com a substância.
O que é uma intoxicação subcrônica?
A intoxicação subcrônica é aquela em que uma substância irá gerar o efeito tóxico no organismo em um período de tempo intermediário,de modo que ele não será agudo(imediato),mas apresentará seus sintomas dentro de poucos dias,diferentemente da crônica,que demora meses para apresentar manifestações clínicas.
Quais são os metais pesados que causam intoxicação no ser humano?
Chumbo,mercúrio,arsênio,bário,alumínio,entre outos.
Intoxicação por chumbo:
Fisiopatologia.
Falando sobre a fármacocinética,adultos tem uma absrção de 15%,enquanto as crianças absorvem 50%.Ao entrar em contato com o TGI e trato respiratório(TR),as duas vias de entrada,ele chega até o sangue,onde 99% ficará ligado à hemácia e 1% dissolvido no plasma.Do sangue,o chumbo parte para a medúla óssea,NSC e rins.A sua excreção é principalmente renal,uma parte pelas fezes(TGI) e uma parte do chumbo absorvido é depositado nos ossos,permanecendo lá por muito tempo.O chumbo inibe a formação do grupo heme pois compete com o ferro,de modo que ocorrerá menor produção de hemácias,além de também se ligar a elas,no lugar do O2,gerando anemia microcítica e hipocrômica.De forma geral,o chumbo compete e interfere no metabolismo do Cálcio,gerando diversas consequências.o chumbo causa cólica abdominal difusa,conhecida como cólica saturnina.Pode ocorrer dano renal no túbulo proximal e fibrose intersticial,podendo gerar insuficiência renal e gota.Ele reduz a ação da bomba de Na e K e da Ach,No sistema nervoso,em crianças,o central é mais acometido,gerando perdas sensoriais e cognitivas,enquanto nos adultos,ocorre a neuropatia periférica desmielinizante,principalmente nos nervos motores,sendo que os músculos afetados,primeiramente,são os mais distais,como os extensores do punho e dedos,gerando uma forma típica,o punho caído(envolve o nervo radial).Nos ossos,local em que o chumbo pode permanecer por anos,ele interfere na remodelação da cartilagem e nas trabéculas ósseas epifisárias.Por fim,ele interfere no metabolismo da vitamina D e compete com o Ca,gerando retardo da consolidação de fraturas devido ao atraso da minerazliação,de forma que,a partir do somatório de todos os efeitos do chumbo nos ossos,ele gera uma baixa estatura em crianças.
Manifestações Clínicas.
Pelo fato da intoxicação por chumbo ser uma doença crônica,seus sintomas não,em grande aprte,agudos e podem ser irreversíveis.As manifestações clínicas são proporcionais à quantidade de chumbo em contato com a pessoa
As manifestações clínicas são:
-Perda de memória ,irritabilidade alterações de humor ,diminuição da libido ,anorexia leve.Sendo essas,um conjunto de sinais e sintomas relacionados com a ação do chumbo no SNC.
-Fadiga,mialgia generalizada ,Pirose (queimação ou azia) ,Parestesias (sensação de dormência) e paresia (redução da força)
-Presença de linhas escuras na gengiva
-Anemia microcítica e hipocrômica e pontilhado basofilíco nas hemácias
-Hiperbilirrubinemia às custas da bd(bilirrubina indireta) e aumento das aminotransferases
-Baixa estatura e baixo peso em crianças
-Dificuldade de consolidação de fraturar ósseas
-Hepatite
-Gota Saturnínica,proteinúria,glicosúria,levando à nefropatia e hipertensão
-Alteração de PA,por interação do Chumbo com o sistema cardiovascular
As manifestações clínicas da intoxicação do chumbo são amplas,sendo grande parte inespecíficas e presentes em muitas doenças.As específicas ajudam no diagnóstico,sendo que a dosagem do chumbo contribui para a Hipótese Diagnóstica(HD),diante da clínica e história social(ocupacional).
Diagnóstico.
O diagnóstico é feito a partir da dosagem sérica do chumbo.Valores acima de 30 são considerados intoxicação.Valores abaixo de 30 ja podem indicar uma intoxicação subclínica,com sintomas neurocognitivos muito leves.Acima de 100 geram aumento do PIC,coma e convulsão,sendo nescessário CTI.
Tratamento e conduta.
O tratamento da intoxicação por chumbo é baseado na administração de medicamentos quelantes,que irão promover a quelação.A partir disso,o chumbo irá se ligar ao composto e formará um complexo.Esse complexo não será tóxico e será eliminado pelo organismo por meio da urina e fezes(TGI e rim).
Quais as formas de intoxicação por chumbo e outros metais pesados?
As formas de intoxicação são por meio do trato respiratório,digestívo e pelo contato da pele(tópioco).