Na aula de hoje realizamos a síntese definitiva da SP da aula passada e fizemos a síntese provisória do tema da semana.
Problemas:
1. Gilda não fez o pré-natal por falta de informação
2. Evasão escolar da Gilda
3. O bebe de Gilda nasceu com 36 semanas, peso: 1990g.
4. Gilda está nervosa e com dúvidas por seu neném não estar no quarto com ela
5. O neném da Gilda apresenta dificuldades de adaptação na vida extrauterina
6. Gilda teve alta e o seu neném ficou internado
7. Gilda foi acompanhada apenas pela mãe e ficou chateada pela ausência do pai do neném
8. O neném de Telma está na fototerapia, pois nasceu amarelinho
9. O neném de Telma perdeu peso desde o nascimento
10. Fausto, o neném da Telma, usou um colírio e tomou uma injeção de vitamina K ao nascer
11. Telma estava ansiosa e queria fazer o teste do pezinho, pois sua outra filha nasceu com anemia falciforme
12. Telma não conseguiu repetir a informação que havia sido dada a ela na hora do parto.
Hipóteses:
1. A falta de um pré-natal na gestação é um problema, pois é essencial na prevenção e detecção de doenças, além de gerar informações indispensáveis para a mãe. Assim, colaborando para uma gestação possivelmente mais saudável.
2. A evasão escolar pode ser um problema pois está ligada a questões sociais, como a falta de oportunidade e tempo para adolescentes de baixa renda que precisam ajudar em casa. Portanto, futuramente acarretará em um possível desemprego e problemas na criação do filho, já que pode faltar algum suporte sócio-econômico.
3. Gilda teve um parto prematuro, com isso seu neném nasceu com baixo peso, têm dificuldades de adaptação extra uterina e teve que ficar internado.
4. O fato da Gilda ficar nervosa e com dúvidas mostra que houve uma falta de apoio e acolhimento da equipe responsável.
5. O pai do neném da Gilda foi ausente, assim houve falta de um apoio psicológico, o que pode gerar uma sobrecarga emocional, em relação a aceitação da maternidade,e também física.
6. O neném da Telma está com icterícia e por isso precisou de fototerapia, de um colírio e injeção de vitamina K. Além disso, teve uma perda de peso.
7. Telma, devido ao fato da sua outra filha ter nascido com anemia falciforme, está preocupada de ser uma doença hereditária e quer fazer o teste do pezinho.
8. Telma não soube explicar a informação passada para ela no parto por uma falta de boa comunicação da equipe
Questões de Aprendizagem:
1. Quais os benefícios de um acompanhamento pré natal? (relação da ausência do pré natal com nenéns prematuros)
Os benefícios proporcionam um acompanhamento materno-fetal detalhado,gerando a prevenção,diangósticos e tratamento de doenças infeciosas que podem interferir na gestação,que podem prejudicar direta ou indiretamente o feto,sendo,por exemplo:toxoplasmose,ITU,DM(DMG),hipotireoidismo,doenças cardiovasculares(hipertenção arterial,pré eclapmsia) e trombofilia.Além disso,o acompanhamento nutricional deve ser feito,junto com a vacinação e orientar sobre a amamentação.O acompanhamento do crescimento e morfologia fetal deve ser feito,por meio do ultrassom,além da orientação psicológica da gestante.O bem estar fetal deve ser sempre acompanhado na gestaçaão,e,também,deve ser feito o rastreio de doenças sindrómicas(genéticas).A não realização do pré natal pode causar a passagem despercebida das doenças citadas acima,podendo gerar comorbidades,responsáveis por gerar TPP,morte fetal intrauterina,mortalidade materna,depressão pós parto,comprometimento do potencial de desenvolvimento do rn(comorbidades),toxoplasmose congênita,sífilis congênita,síndrome alcóolica fetal,situações que geram um aumento da morbimortalidade neonatal.
2. O que é o APGAR? O que ele indica? Quais são os níveis de normalidade?
APGAR é uma escala que mede,numericamente,a saúde do recém nascido nos primeiros minutos de vida extra uterina e indica se ele precisa de alguma assistência médica imediata.É realizado no primeiro minuto de vida e após 5 minutos,avaliando o estado geral do bebê.Na escala APGAR,são avaliado 5 parâmetros,que representa grupos de características do RN.
Aparência:Avalia a cor da pele(A)
0=Cianose (coloração azulada) ou palidez
1=Cianose nas extremidades ou acrocianose (coloração arroxada)
2=Sem cianose,Corpo e extremidades rosados
0 = Sem batimento cardíaco;
1 = Inferior a 100 batimentos por minuto;
2 = Superior a 100 batimentos por minuto.
Gesticulação:Irritabilidade Reflexa (caretas)(G)
0=Sem resposta a estímulo
1=Careta ou estimulação agressiva
2=Choro vigoroso, tosse ou espirro
Atividade:Tônus muscular (A)
0=Flacidez (nenhuma ou pouca atividade)
1=Alguns movimentos das extremidades (braços e pernas)
2=Muita atividade: braços e pernas flexionados, que resistem à extensão
Respiração:Esforço respiratório(R)
0=Ausente
1=Fraco/lento, irregular
2=Forte, choro vigoroso
Interpretação dos resultados
0 a 3 – Asfixia grave
4 a 6 – Asfixia moderada
7 a 10 – Boa vitalidade, boa adaptação
O resultado do primeiro minuto geralmente está relacionado com o pH do cordão umbilical e traduz asfixia intraparto.Já o Apgar do quinto minuto se relaciona com eventuais sequelas neurológicas.Além disso, escore menor que 7 é indicativo de asfixia perinatal,o escore deixou de ser usado como parâmetro de reanimação neonatal e passou a ser usado para avaliar a resposta do RN às manobras realizadas.
3. Qual a definição de recém nascido prematuro? Quais as suas características?
Um recém nascido prematuro é aquele nascido com menos de 37 semanas,Dento dos prematuros,existem as divisões dos prematuro extremos(abaixo de 28 semanas) e que apresentam maiores riscos de saúde,prematuro intermediário(entre 28 e 34 semanas) e o prematuro tardio(entre 34 e 37 semanas).As principais características do recém nascido prematuro são,em todos,o baixo peso e um tamanho reduzido.Além disso,o subdesenvolvimento de diversos órgãos estão presentes,como o subdesenvolvimento cerebral,do aparelho digestivo,hepático,do sistema renal,pulmonar e imunológico.Também pode ocorrer subdesenvolvimento nos olhos,dificuldade de regulação dos níveis séricos de glicose,dificuldade na termoregulação e problemas cardiácos(cardiopatia congênita).
4. Quais as causas e consequências de um parto prematuro?
As principais causas do parto prematuro são:
Podem ser maternas ou fetais
-causa idiopática
-ITU
-Inconpetência istmico cervical
-Bolsa rota(idiopático)
-Multiparidade
-Polidrâmnio
-Doenças hipertensivas maternas,que geram a interrupção da gravidez precocemente,para o bem estar materno e fetal,sendo que a interrupção é preciso pois a pré eclâmpsia é resolvida com o nascimento,apenas
-Diabetes gestacional(DMG),se descompensada,pode gerar um TPP,feto macrossômico, e interrupção precoce da gravidez
Consequências:
-Imaturidade do sistema respiratório fetal,que pode levar a hipoxemia grave,gerando danos ao sistema nervoso central,podendo levar a paralisia cerebral e morte do RN.O corticoide é usado para amadurecer o pulmão fetal,em caso de pré maturidade,feito na mãe antes do parto,visando um melhor estado pulmonar do RN.
5. Qual perda de peso do recém nascido é considerada fisiológica? E por quais motivos ela pode ocorrer ?
A perda de peso fisiológica ao nascer pode variar de 5 a 10%, podendo chegar a 15% em RN prematuros, sendo inversamente proporcional a idade gestacional.A recuperação do peso ocorre em média no período de 10 a 14 dias, podendo chegar até 21 dias em RN prematuros. A perda fisiológica de peso ocorre pois o colostro,primeiro leite materno,que dura até os 7 primeiros dias de amamentação,possui uma composição diferente do leite materno produzido no restante do aleitamento.Ele é rico em imunoglobulinas maternas,proteínas e sais minerais,sendo pobre em gorduras(baixo valor energético),sendo de grande importância para a função imune do rescém nascido nos primeiros meses de vida.Devido ao baixo teor energético,o peso corporal é reduzido,mas é recuperado e passa a crescer,em até 14 dias(RN TERMO),pois o leite materno passa a ter mais concentração de gorduras,elevando as calorías do alimento.
6. O que é icterícia? Quais as causas, consequências, diagnóstico e tratamento?
A icterícia é um sinal,responsável por sinalizar que alguma patologia pode estar presente no corpo,se caraterizando pelo aumento sanguíneo da bilirrubina,expresso em sinais e sintomas,como um aspecto amarelado das mucosas,pele e olhos.A icterícia pode ser classificada como hemolítica,obstrutíva,neonatal e hepática,além de existir a classificação de bilirrubina conjudada e não conjugada.Cada tipo de hiperbilirrubinemia tem suas causas,enquanto as consequências de um excesso da bilirrubina pode ser dividio em neonatos e adultos.Nos recém nascidos,o excesso do composto pode causar intoxicação no sistema nervoso,gerando sequelas.COMPLETAR:ADULTOS.O diagnóstico é feito por hemograma.O tratamento da icterícia neonatal consiste na fototerapia(grande parte dos casos é fisiológico),enquanto nos adultos,o tratamento se dá de acordo com a causa da hiberbilirrubinemia.A partir disso,com a causa evidênciada,o tratamento consiste em tratar a causa(hemolítica,obstrutíva ou hepática).
7. A injeção de vitamina K e o colírio usados em um recém nascido na sala de parto são usados em quais situações?
A injeção intramuscular(no quadriceps) é aplicada de forma rotineira,em todos os RNs,com o objetivo de prevenir a doença hemorrágica do RN,que pode causar sangramento das mucosas,do TGI,hematomas e até mesmo intracraniana,visto que a vitamina K é um co-fator necessário para a ativação de um ativador da síntese dos fatores II, VII, IX e X,que atuam na coagulação.A deficiência de vitamina K inibe a coagulação e predispõe os pacientes a sangramento. Recém-nascidos tem risco aumentado de deficiência de vitamina K pelas seguintes razões: RNs têm níveis muito baixos de vitamina K armazenados em seus corpos ao nascimento (apenas pequenas quantidades de vitamina K atravessam a placenta); RNs têm uma microbiota intestinal imatura – as bactérias benéficas que produzem vitamina K, como Bacteróides, ainda não colonizaram os intestinos do recém-nascido; e o leite materno contem pouca vitamina K.O colírio de Nitrato de Prata(1% de concentração)é uasdo para evitar a contaminação ocular do recém nascido com bactérias que podem estar presentes no canal vaginal ou nas secreções maternas do parto,exercendo um efeito profilático.Na cesariana também é necessário usar o colírio.
8. O que são doenças hereditárias? A anemia falciforme se encaixa nesse quadro?
Doenças hereditárias são aquelas em que uma alteração genética causa alteração em alguma característica da pessoa,ou um conjunto de caraterísticas(síndrome),responsável por gerar alteração do funcionamento do organismo,podendo causar algum prejuízo à homeostase.Por ter causa genética,a alteração cromossômica estará presente no material genético das próximas gerações,de modo que,tais indivíduos,poderão ter ou não a doença hereditária(fenótipo),mas carregaram a alteração em seu genoma(genótipo),resultando em uma herança da doença.A anemia falciforme se encaixa nessa definição,pois é causada por uma mutação genética.
9. O que é o teste do pezinho? Quais doenças ele rastreia?
O Teste do Pezinho é um exame rápido de coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar a distúrbios,ao longo da vida do indivíduo.É possível diagnosticar até 50 doenças. Muitas delas não apresentam sintomas ao nascimento,para que a prevenção dessas patologias seja possível,o exame deve ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.Algumas doenças diagnosticadas no teste são:
Fenilcetonúria
Hipotireoidismo congênito
Deficiência de biotinidase
Fibrose cística
Anemia falciforme
O teste do pezinho básico é obrigatório para crianças nascidas no Brasil. No entanto, ele não detecta todas as doenças e, por isso, existem versões ampliadas, oferecidas somente pela rede privada.