Na aula,inicialmente,fizemos a nova síntese sobre o tema da semana passada,respondendo e discutindo sobre as questões de aprendizagem,finalizando o complexo temático 2,sobre concepção e formação do ser humano.Em seguida,o tema do complexo temático 3 foi introduzido,sendo que o assunto da situação problema da semana abordou um jovem acima do peso que não realiza exercícios físicos e possui uma alimentação rica em carboidratos. Elaboramos e discutimos problemas,hipóteses e questões de aprendizagem.
Problemas:
Falta de atividade física
Má alimentação da família
Falta de disposição
Não estar disposto à mudanças na rotina alimentar
Sobrecarga de trabalho/relação com o quadro emocional
Grau de obesidade 2 pelo IMC
Falha na comunicação entre médico e paciente
Hipóteses:
A sobrecarga do trabalho e da rotina diária como um todo propicia a má alimentação e a falta de atividade física
A qualidade dos alimentos não tem uma relação direta com o custo/valor deles o que contrapõe com as escolhas feitas pela família do Arthur.
O desconhecimento das vantagens de uma boa alimentação gera a permanência dos maus hábitos alimentares
Consumo alto de carboidratos faz com que o organismo de Arthur não consiga metabolizar tudo e vire tecido adiposo
Alto consumo calórico com baixo gasto diário de energia (por meio de exercícios físicos, por exemplo) gera armazenamento energético em forma de gordura.
Questões de Aprendizagem:
O que é obesidade? Como proceder para a avaliação clinica de um paciente obeso? (considerar criticas ao IMC)
Trata-se do excesso de gordura corporal em quantidade que determine prejuízos à saúde. A OMS define o diagnóstico IMC, que é calculado utilizando a altura e o peso do indivíduo (IMC = peso (kg) / altura (m)2).
A taxa de obesidade ocorre quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados como sobrepeso, e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.Sobretudo,o IMC não deve ser o único aspecto a ser considerado,visto que um fisiculturista possui IMC alto e não possui excesso de gordura.
No SUS, existem programas de atenção à obesidade? Se sim, como eles são conduzidos? (também no enfoque de educação em saúde – alimentação saudável)
O Artigo resume as políticas públicas do Brasil
Obesidade e políticas públicas: concepções e estratégias adotadas pelo governo brasileiro;https://www.scielosp.org/article/csp/2017.v33n7/e00006016/
O que é metabolismo (anabolismo e catabolismo)?
O Metabolismo é o conjunto de reações químicas existentes no corpo humano responsáveis pela manutenção do organismo.Dentro disso,podemos separar as reações em anabolismo e catobolismo.A partir disso,as reações da anabolismo são aquelas em que ocorrem a síntese de alguma molécula,resultando na formação de tecidos,como o tecido muscular,conhecido como anabolismo muscular,além do anabolismo de lipídeos,a partir da absorção de energia e na conversão de moléculas complexas em simples.Em contra partida,o catabolismo são o conjunto de reações em que ocorre a liberação de energia,sobretudo de ATP,e a conversão de moléculas complexas em simples.Exemplos de tais reações são a oxidação de gordura e o catabolismo das fibras musculares.
Pela metabolização dos elementos da nutrição, descrever o processo de obtenção de energia. Nesse aspecto, quando acontece o excesso de acúmulo de gordura?
Cada indivíduo possui um número de calórias necessário para sobreviver,sem acumular nem perder gordura,sendo tal conceito chamado Taxa Metabólica Basal,a quantidade de calória necessárias para um indivíduo sobreviver por um dia em repouso total.Nessa perspectiva,realizamos atividades do dia a dia e atividades físicas geram um aumento no gasto calórico,de forma que é considerado a taxa calórica de manutenção,ou seja,a quantidade de calórias necessárias para uma pessoa viver sem ganhar ou perder gordura ou massa magra.Com isso,a obtenção primária de energia se dá através dos carboidratos,depois pela gordura e,por fim,pela proteína.Nessa situação,irei considerar o carboidrato como fonte de energia do corpo.Sendo assim,em casos de superavit calórico,ou seja,quando uma pessoa consome mais calórias do que gasta,o excedente calórico,vindo dos 3 macronutrientes,irá ser convertido pelo corpo como reserva de gordura.No caso do carboidrato,a quantidade ingerida irá ser digerida e seguirá para a via metabólica hepática em que envolve o ciclo de Krebs,ocorrendo a formação de ATP(Energia) através do piruvato,um composto que pode ser gerado a partir tanto da glicose(carboidrato),aminoácido(proteína) e gordura(ácidos graxos).Até uma certa quantidade calórica(energética),ocorre a metabolização por meio do ciclo de krebs.Também ocorre a síntede de glicogênio hepático.No entanto,em um certo ponto tais meuis são bloqueado e o substrato energético seguirá a via metabólica lipogênica,no fígado,de modo que ocorrerá a síntese de ácidos graxos,que se ligarão,posteriormente ao glicerol,formando o triglicerídeos e serão estocados nas células adipócitas.