Na aula de hoje realizamos a abertura da útlima oficina,que aborda a segurança do paciente.Esse tema é de grande importância,pois o paciente está em um ambiente de saúde para recuperar ou prevenir determinadas condições de saúde,de modo que o malefício de sua saúde causado pela sua permanência devem ser evitados e minimizados
QA’s
1) Política de segurança do paciente :
A Política Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma iniciativa que visa promover a segurança dos pacientes nos serviços de saúde. Ela estabelece diretrizes e estratégias para a prevenção e redução de riscos relacionados à assistência à saúde. A PNSP busca integrar ações de promoção da segurança do paciente em todos os níveis de atenção à saúde, desde a atenção básica até os serviços de alta complexidade.
2) Conceitos/termos relacionados a segurança do paciente: quase erro, evento adverso :
Quase erro: Se baseia em situações onde ocorre um erro, mas não atinge o paciente devido a alguma intervenção ou circunstância que impede que o dano ocorra.
Evento adverso: É um incidente não intencional quegera dano ao paciente, durante o cuidado de saúde, e está não relacionado à condição natural da doença do paciente.
3) Metas da OMS :
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece metas globais para a segurança do paciente. Alguns objetivos comuns incluem reduzir a incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde, melhorar a segurança na administração de medicamentos, promover a comunicação eficaz entre os profissionais de saúde e os pacientes, e prevenir cirurgias em locais incorretos(Membros principalamente)
4) Iatrogenia, como evitar esses erros? :
A iatrogenia se refere aos danos causados ao paciente como resultado direto de intervenções médicas, sejam elas diagnósticas, terapêuticas ou preventivas. Para evitar erros e iatrogenia, é preciso investir em treinamento contínuo para profissionais de saúde, implementar sistemas de informação eficientes, padronizar processos, e ter uma comunicação aberta sobre eventos adversos para que melhorias sejam realizadas.
5) Diferença de erro e iatrogenia:
Erro: É uma ação incorreta, falha ou equívoco durante o cuidado ao paciente. Um erro pode ou não resultar em dano ao paciente.
Iatrogenia: É uma consequência negativa de uma intervenção médica, na qual o dano é diretamente causado pelo do profissional de saúde, ocorrendo até mesmo quando todos os procedimentos foram realizados corretamente.
Guei meu estudo com o seguinte material enviado pela professora Daniela