A ventilação não invasiva (VNI) é o suporte ventilatório aplicado a pacientes sem o uso de prótese endotraqueal. Ela evita potenciais complicações da ventilação mecânica invasiva. Além disso, ajuda a oferecer uma terapia econômica com menor permanência na UTI e maior chance de sobrevida. A VNI é usada para pacientes com insuficiência respiratória aguda e crônica e para dar suporte ao desmame.
A VNI traz muitos benefícios aos pacientes
Menos complicações: A VNI reduz o número de complicações em 62% e de falhas em 50%.
Menor permanência na UTI: A VNI diminui a permanência na UTI e reduz a estadia no hospital em 3 dias em média.
Maior qualidade de vida: A VNI aumenta a qualidade de vida dos pacientes.
Melhor chance de sobrevida: Uma meta-análise sugeriu que a VNI melhorou a sobrevida nos cuidados intensivos e que é mais benéfica quando aplicada precocemente em vez de terapia de resgate.
Risco de infecção reduzido: O uso da VNI está associado a um risco menor de infecções hospitalares. Há estudos que demonstram que um maior número de complicações infecciosas, diante da presença de tudo endotraqueal
1. O que é insuficiência respiratória aguda?
A insuficiência respiratória aguda (RpA) é uma síndrome definida pela incapacidade do organismo em realizar as trocas gasosas de forma adequada, de instalação aguda, decorrente da disfunção em um ou mais componentes do sistema respiratório (parede torácica - pleura e diafragma, vias aéreas, alvéolos, circulação pulmonar, sistema nervoso central e periférico).
2. Identificação da insuficiência respiratória aguda na sala de emergência
Monitorização
3. Tratamento de edema agudo pulmonar
Diuréticos