ROBLEMAS
Alda se sente muito triste há mais de um ano, desde que sua filha e seus dois netos foram morar na Austrália.
Ao desembarcar no aeroporto, após longas horas de viagem, Alda sentiu uma intensa dor na perna esquerda a qual estava edemaciada e dolorosa. Pouco tempo depois ela começou com os sintomas de dispneia e dor no lado direito no peito, que se agravaram progressivamente.
Manifestações Clínicas: cianose acentuada, dispneia, pa: 140x80, pulsos arteriais 108 bpm e alteração no eletrocardiograma.
Teve uma piora no quadro: queda na saturação para 82% acompanhada de intubação orotraqueal e ventilação mecânica, com FiO2 em 50%.
HIPÓTESES
Alda ficou muito tempo sentada durante a viagem de avião, o que pode ter provocado estase venosa com consequente formação de trombo que causou edema e dor na perna esquerda (tromboembolismo venoso profundo). Posteriormente o trombo se soltou formando um êmbolo que parou no pulmão, causando os sintomas de dispneia e dor no lado direito no peito (tromboembolismo pulmonar). Devido ao quadro, os médicos realizaram a intubação de Dona Alda e a colocaram em ventilação mecânica e prescreveram as medicações adequadas para evitar recorrência do quadro.
QUESTÕES DE APRENDIZAGEM
Sobre a TVP, responda:
Etiologia
Fisiopatologia;
Sinais e sintomas;
Diagnóstico;
Diagnósticos diferenciais;
Tratamentos;
Fatores de risco (epidemiologia);
2) Sobre a TEP, responda:
Etiologia
Fisiopatologia;
Sinais e sintomas;
Diagnóstico;
Diagnósticos diferenciais;
Tratamentos;
Fatores de risco (epidemiologia);
3) Quais as indicações para uso do filtro da veia cava?
4) O que significa a alteração do eletro? Compare um eletro normal com o do caso e verificar as alterações no exame provocada pela TEP e TVP.
5) Existe algum algoritmo que determina o melhor tratamento e conduta no TVP (dimero D)
6) Quais as indicações e pra que serve a infusão venosa de heparina?