PROBLEMAS
1. A Adriana não fez uso da vacina contra HPV porque disseram que dói.
2. Último exame citopatológico do colo uterino foi normal e realizado há 3 anos.
3. A enfermeira informou que no exame “havia um pequeno problema no material colhido na lamina, mas que não era nada grave”, a partir do exame preventivo.
4. Resultado da citologia mostrou “células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US)”.
5. A partir da biópsia houve a necesidade de um procedimento cirúrgico porque foi encontrado uma “área acetobranca no colo do útero”, pelo exame de colposcopia.
6. A paciente ficou assustada e recorreu ao google para saber sobre a cirurgia.
7. Adriana acha que o Adson pode ser o culpado de tudo.
HIPOTESES
1. A Adriana pode não ter tomado a vacina por falta de informação dos benefícios dela; por ela ter um parceiro fixo e acreditar que, assim, não poderia contrair o HPV; pelo medo da dor; por não saber o que é o HPV.
2. Como a biópsia acusou a necessidade de procedimento cirúrgico, é sugerido uma malignidade, assim a Adriana pode estar com câncer de colo de útero.
3. O câncer pode ter surgido a partir da infecção do vírus do HPV.
4. A enfermeira foi precipitada ao dizer que não era nada grave para a Adriana, pois a paciente poderia negligenciar o tratamento.
5. A Adriana se encontrou assustada ao ir pesquisar no Google devido a falta de acolhimento orientação por parte da médica do ambulatório.
6. Adriana acredita que Adson poderia ter relações sexuais com outras pessoas e acabou passando para ela.
QUESTÕES DE APRENDIZAGEM
1. Descreva o ciclo celular.
O ciclo celular é um conjunto de estados em que a célula pode se encontrar,tendo como objetivo a divisão celular.As fases do ciclo celular são:
G0:Sinalização para a divisão celular
G1:Crescimento celular antes da síntese de DNA
S:Síntese de DNA
G2:Crescimento celular após a síntese de DNA
M:Mitose
2. Diferencie tumor, neoplasia e câncer.
Tumor significa o crescimento de algum órgão ou tecido,causado por proliferação celular ou pelo edema,causado pela inflamação.Neoplasia significa a proliferação celular anormal, formação de um tecido anormal,pois ocorrerá a perda ou redução da diferenciação celular,sendo ela,uma neoplasia benígna ou malígna.Quando não ocorre perda da diferenciação celular,a neoplasia é benigna.Câncer é toda neoplasia malígna,sendo que tal denominação quer dizer que o novo tecido pode invadir(infiltração) estruturas adjacentes,espalhar para regiões distantes,causando as metástases,e tem grande relevância clínica,causando disfunções funcionais nos locais afetados,gerando,por fim,a falência daquele órgão.
lesão precursora:aquela que gera o cancer invasivo
neoplasia in situ:ainda nao invadiu a lamina propria
neoplasia invasora:infiltra os tecidos ao redor
HPV
1. Qual a fisiopatologia da infecção pelo vírus do HPV?
O vírus do HPV,em contato com o organismo,entra em contato com as células,gera mutações e replicação da célula com DNA viral,gerando clones e disseminação viral,ocorrendo,a partir disso,a infecção pelo HPV,de forma que todas as complicações neoplásicas estarão seujeitas a ocorrerem.
2. quais as formas de transmissão do hpv? os mecanismos de contaminação? e a diferença na mulher e no homem (incluir sintomas)?
A transmissão do HPV se dá por contato direto de mucosas infectadas(genitais e orais),sendo o contato sexual o mais frequente(contato da boca com a genitália ou mão),além de também acontecer transmissão no parto.O papiloma vírus humano afeta principalmente as células epteliais,acometendo as mucosas e pele,no geral.O vírus HPV de alto risco entra em contato com as células do organismo,gerando mutações no seu DNA,replicando vírus e causando metaplasia,seja no homem ou na mulher,causando um quadro neoplásico que pode evoluir para um câncer.Os sintomas são condilomas gentiais,coceiras,sendo que os sintomas subclínicos(não visíveis a olho nú) são os importantes para diagnóstico,sendo eles o preventivo e o resultado do histopatológico,colposcopia e USG transvaginal.Pessoas infectadas com os tipos brandos de HPV podem elimina los em 18 meses sem manifestações clínicas e sintomas.
3. Qual o período de incubação das pessoas infectadas?
O período de incubação pode levar de 2 a 8 meses,podendo chegar a até 20 anos.
4. Qual é o prognóstico do tumor de colo do útero causado pelo HPV?
O câncer de colo de útero é o quarto tumor mais recorrente nas mulheres,sendo o primeiro em relação à causas ginecologicas,sendo que ele manifesta sintomas por volta dos 40 a 50 anos de idade.A taxa de sobrevida(tempo a partir do momento de diagnóstico da doença até 5 anos)de pacientes acometidas pelo tumor de colo de útero são:
Localizado:A doença está restrita ao local de origem(colo do útero):
92%
Infiltrado:O tumor se infiltrou para estruturas próximas,linfonodos e vasos sanguíneos:
56%
À distância:Existem metástases:
17%
CANCER DE COLO DE ÚTERO
1. Qual a fisiopatologia do câncer de colo de útero?
O câncer de colo de útero é causado principalmente pelo HPV,em que as células neoplásicas são formadas a partir da interação viral,principalmente,na área de transição do colo do útero(JEC).Determinados tipos de HPVs possuem mais risco de gerar malignidade,enquanto outros benignidade.Sendo assim,o vírus irá infectar a célula,interagir com o seu DNA,causar mutação e ocorrerá a multiplicação celular.A partir disso,terá a disseminação de células neoplásicas,clones da célula que sofreu mutação.Em seguida,em um primeiro momento,o colo do útero terá uma lesão intraeptelial escamosa de baixo grau,que pode progredir para uma lesão intraeptelial escamosa de alto grau,indo para um carcinoma de colo de útero invasivo,finalizando em metástases.Existem alguns fatores de risco que levam a evolução da neoplasia,sendo eles a questão imune do organismo,o quadro hormonal,predisposição genética a falha dos genes antitumorais e tabagismo.A infecção pelo HPV de baixo risco gera o condiloma,uma forma benigna da neoplasia do colo de útero,sendo apresentados como nódulos genitais(verugas).
2. Quais são as indicações e objetivo do CAF?
Procedimento cirurgico ambulatorial com sedação
Um bisturi em alça de alta frequencia que retira as lesoes pre malignas identificadas por biopsia,colposcopia citologia.indicação é o diagnostico e tratamento das doenças pre neoplasicas do colo do utero incidencia de tu de colo do utero avancado diminuiu,deve ser removido com margens livres e sem futuras complicacoes,apenas dificuldade de trabalho de parto por conta do colo do utero ser reduzido
RELAÇÃO
1. Qual é a relação entre o câncer de colo de útero e da infecção do HPV?
A infecção pelo HPV(papilomavírus humano),é a grande causadora do câncer de colo de utero.O HPV possui vários subtipos,sendo classificados entre alto e baixo grau de risco.Aqueles com baixo grau evoluem com condiloma,forma benígna do HPV,que resula em verrugas genitais.Os HPVs de alto risco podem evoluir para uma neoplasia malígna.Sendo assim,o DNA viral vai se fundir com o DNA das células,causando diversas mutações,causando,assim, divisão celular anormal,a neoplasia.A partir disso,ocorre as lesões intraeptelial cervical(LIE),também conhecida como NIC(Neoplasia intracervical).A LIE é dividida entre a de baixo grau(LIEBG) e de alto grau(LIEAG),sendo que uma neoplasia começa como uma LIEBG,podendo evoluir para um LIEAG,regredir ou persistir.Em seguida,existe a LIEAG,sendo que ambos os estágios são lesões precursoras do carcinoma de colo do útero.Após a LIEAG,ocorre o carcinoma invasivo de colo de útero,que possui como estágio final,a metástase do tumor.Portanto,a infecção pelo HPV é o causador dos cânceres de colo de útero.
2. Quais são as alterações histopatológicas do colo do útero com HPV e como é um colo do utero normal?
O colo do útero é dividido entre endocervice e ectocervice,regiões que representam a área externa do colo,em contato com a vagina(ecto) e a parte interna do colo,local em que começa a cavidade uterina,iniciando no óstio cervical(endo).Existe uma área de transição chamada de JEC(Junção escamo-colunar),em que o eptélio escamoso(ecto) se junta ao eptiélio colunar(endo),em que ocorrerá a troca de tecido.Essa área representa,aproximadamente,o ósito cervical.A JEC é a área do colo uterino em que ocorre a metaplasia,processo fisiológico do colo uterino,que ocorre devido a produção de estrogênio na puberdade,e o muco vaginal,junto com a flora,substâncias que agridem o tecido da JEC,que,como resposta,se adapta,realizando divisões celulares em que se originam células distintas,em relaões as anteriores.É importante lembrar que o tecido cervial é influenciado e modificado pelo ciclo hormonal feminino,um fator que deve ser levado em consideração ao analisar um colo,pois a morfologia tecidual será diferente nas fases proliferativa e secretoraSendo assim,a morfologia e histologia do colo do útero saudável é bem caracteristica,enquanto um colo do útero portador do HPV,a histologia do tecido,bem como suas camadas,são alteradas,sendo classificadas de acordo com o grau da lesão e disfunção do tecido.
As classificações podem ser a partir da NIC(mais antiga) ou LIE(atual)
A NIC quer dizer neoplasia intrepetileal celular,classificada em I,II e III.
-NIC I:
Hiperplasia basal
-NIC II:
Aumento da proliferação celular,mitose e baixa diferenciação
-NIC III:
Carcinoma in situ.
Em seguida ocorre a invasão da membrana basal e a situação é classificada carcinoma de células escamosas
A LIE quer dizer lesão intraeptelial escamosa,classificada entre alto grau e baixo grau:LIEAG e LIEBG
-LIEBG:
Lesão associada à lesão produzida pelo HPV,podendo regredir ou avançar para LIEAG.A LIEBG não é considerada uma lesão pré malígna.
-LIEAG:
Aumento da proliferação celular,replicação viral disseminada,sendo considerada uma lesão pré cancerigena,pode regredir,persistir ou evoluir para carcinoma de colo de útero,tendo como estágio final a metástase.
Ainda existe a seguinte classificação:Lesão de grau indeterminado
As células neoplásicas tem o seu núcleo aumentado e citoplasma diminuido(redução do glicogênio)
EXAMES
1. Descreva: exame citopatológico do colo uterino, colposcopia,exame preventivo e biópsia.
Preventivo:
Um exame ginecológico de rotina que se baseia na raspagem do colo do útero,com o objetivo de analisar a ecto e endocervice,para analisar como estáo as células do colo do útero,visando diagnósticar,acompanhar e tratar possíveias alterções da região.
O preventivo deve ser feito dos 25 aos 64 anos,sendo feito anualmente,caso não tenha nenhuma alteração em dois exames consecutivos,a periodicidade é de 3 anos.Caso tenha alguma alteração,deve ser realizado outro preventivo semestralmente,até que dois exames negativos sejam feitos,voltando a ser de 3 em 3 anos.As mulheres de 64 anos podem parar de fazer o preventivo depois de dois exames normais consecutivos,em 5 anos
Colposcopia:
A colposcopia é um exame ginecológico de visualização do colo do útero,com visão aumentada por lentes,que tem como objetivo diagnósticar,acompanhar e rastrear doenças do colo do útero como neoplasias,inflamações,dor pélvica e sangramento.O exame utiliza ácido acético na vagina e colo para melhor visualização de possíveis alterações,além de também poder usar o iodo.A partir disso,caso seja encontrado alguma alteração,ela poderá ser melhor visualizada e uma biópsia pode ser feita.
Exame citopatológico:
O exame citopatológico é um exame que se baseia na visualização de uma lâmina de tecido com microscópico que tem como objetivo analisar o tecido,buscando possíveis alterações,indicativas de determinada doença,para,dessa forma,diagnósticar,acompanhar e prevenir possíveis patologias.
Biópsia:
A biópsia retira um pedaço do colo do útero para que o tecido seja analisado pelo citopatológico,para diagnosticar,acompanahar e determinar o estadiamento do caso.
2. O que significa “células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US)” e “área acetobranca no colo do útero”.
Células escamosas atípicas de significado indeterminado é uma lesão de grau indeterminado.Nessa situação,quem realiza o exame identifica alterações celulares compatíveis com lesões,mas,entretanto,não pode afirmar e classificar o tipo de lesão encontrada,sendo necessária a observação em um segundo momento.Na colposcopia,após a aplicação do ácido ascético 5%,caso ocorra a coloração de uma região cervical com a cor acetobranca,é um sinal sugestivo de presença do HPV.Além disso,também pode ser um sinal de cervicite,sendo necessário realizar biopsia para determinar o que está acontecendo no colo.
3. Quais são os exames preventivos para o câncer de colo de útero
Os exames preventivos do câncer de colo de útero são o USG transvaginal,preventivo,colposcopia,RM e TC.