Na primeira etapa,no laboratório de anatômia, da aula a professora Dani nos apresentou um slide com a introdução do estudo da antômia humana,em que vimos os eixos corporais,bem como a divisão axial-apendicular do corpo humano e os ossos do crânio,pé e mão.Em seguida,no laboratório morfofuncional,as professoras Danis nos separaram em grupos de 5 pessoas e nos apresentou perguntas em relação a segurança laboratorial.Em seguida,as respostas foram apresentadas para toda a turma.As perguntas e suas respectivas respostas foram:
O que é biossegurança?
É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador e\ou paciente, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e operacional.
Como podemos classificar os riscos existentes em um laboratório?
Risco Físico (verde): queimaduras, choque, chapa quente, radiação, calor, frio e tudo que envolve energia.
Risco Químico (vermelho): um gás, líquido, pó, ácidos, reagentes químicos.
RISCO Biológico (marrom): materiais perfurocortantes contaminados com material biológico (bactérias, fungos, vírus, protozoários, amostras biológicas).
RISCO Ergonômico (amarelo): postura, comportamento, estresse, jornadas excessivas de trabalho, má iluminação, ventilação.
RISCO ACIDENTAL (azul): falta de manutenção, falta de local de descarte adequado, vidro e bancos quebrados, piso molhado.
Cite 3 EPIs e 3 EPCs utilizados no laboratório.
EPIs: luva, jaleco, óculos
EPCs: placa de sinalização, lava-olhos, capela de exaustão
Cite 3 condutas inadequadas no espaço laboratorial.
1- beber, comer, fumar
2- não usar EPIs
3- realizar procedimentos sem supervisão
Como deve ser o descarte do material no laboratório?
Feito nos lixos infectantes, perfurocortantes, comum e químico.
O que fazer em casos de acidentes em laboratórios?
Acidentes envolvendo agentes Químicos Gasosos ou substâncias voláteis:
deve-se retirar o indivíduo afetado do local para respirar ar puro. Obter o máximo de informações sobre a substância inalada e solicitar a rápida transferência para um centro de saúde, de modo que o individuo receba o tratamento adequado.
Acidentes envolvendo agentes químicos líquidos:
primeiramente comunicar ao supervisor o ocorrido, lavar imediatamente no lava-olhos ou com a substancia adequada, e posteriormente, se houver danos, levar o individuo a um centro de saúde, informando o material responsável pela lesão.
Acidentes envolvendo agentes biológicos perfurocortantes:
levar o individuo a um centro de saúde, informando o ocorrido para que ele possa realizar exames, e se necessário receber o tratamento adequado.