Rio Claro, 03 de março de 2021.
A Comissão Executiva Anticovid da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Rio Claro vem a público manifestar grande preocupação com a extrema gravidade da pandemia do novo coronavírus no município, a exemplo do que ocorre no estado de São Paulo e no Brasil.
A pandemia em Rio Claro, após um breve período de retração entre 09/02/2021 e 23/02/2021, apresenta forte aceleração. Em apenas 8 dias, o número médio de novos casos por dia saltou de 19 para 64.
O número de reprodução da epidemia (Rt), que representa a gravidade da transmissão do vírus passou de 0,51 em 13/02, para 2,07 em 02/03. Isso significa que em 13/02 cada 100 pessoas infectadas transmitia o vírus para outras 51, enquanto em 02/03 a transmissão de cada 100 pessoas ocorre para outras 207, mostrando que a infecção está em amplo crescimento. O Rt é considerado um indicador da eficácia de medidas de prevenção para a transmissão do vírus. No caso do Sars-Cov2, considera-se que, sem qualquer medida de proteção, o Rt será de 2,3 a 2,7. Portanto, nas condições atuais, pode-se inferir que as medidas preventivas como distanciamento social, higienização e uso de máscaras são praticamente inexistentes, ou muito pouco eficazes.
No dia 02/03/2021, existiam 547 casos ativos no município. Considerando-se o Rt de 2,07, a expectativa é que esses casos tenham ou ainda transmitam o coronavírus para outras 2,07 x 547 = 1.132 pessoas, caso nenhuma medida mais restritiva seja tomada.
Em Rio Claro, aproximadamente 20% dos casos ativos encontram-se hospitalizados. Dessa forma, se forem infectadas 1.132 pessoas, pode-se antever que o número de hospitalizados alcance 1.132 x 20 % = 226 internações. A curva de internações, que vem crescendo continuamente desde meados de outubro, mostra a plausibilidade dessa suposição.
Mantida a letalidade de 2,4% em Rio Claro, dos 547 casos ativos e 1.132 casos secundários, pode-se antecipar 40 novos óbitos em apenas duas gerações de contágio, que já está em curso.
Não se pode deixar de considerar a possibilidade de, à semelhança de Araraquara e Araras, a nova cepa P.1, de maior transmissibilidade e com carga viral 10 vezes maior em adultos mais jovens, esteja circulando pelo município. É possível que viagens e aglomerações realizadas por residentes do município durante o Carnaval tenham contribuído parcialmente para o aumento de novos casos.
Finalmente, cabe ressaltar que, não obstante a progressão do DRS Piracicaba para a fase amarela que ocorreu em 26/02/2021, os indicadores de toda região deterioraram rapidamente. Se a reclassificação fosse realizada em 02/03/2021, o DRS Piracicaba não reuniria condições para a progressão. Se a primeira versão do Plano São Paulo estivesse em vigor, Rio Claro seria classificada na fase vermelha.
Os dados apontados acima indicam que as medidas de mitigação da pandemia no município estão pouco eficazes. Disso decorre o rápido aumento no número de casos e de internações, que com a aceleração abrupta em curtíssimo prazo sinaliza um colapso já em curso do nosso já sobrecarregado sistema de saúde municipal.
Não resta ao município outra opção senão, no curto prazo, tomar medidas enérgicas e imediatas para minimizar as perdas das vidas que decorrerão do descontrole da pandemia. Vale lembrar que a adoção de medidas da fase vermelha no auge da primeira onda em Rio Claro reduziu o número médio de internados de 90 para 75 em duas semanas.
A médio e longo prazo, os instrumentos amplamente reconhecidos e validados de controle da pandemia e proteção da saúde, educação, economia e cultura precisam ser implementados e aperfeiçoados. Considerando que as medidas de prevenção não estão funcionando no município, é necessário realizar:
1) A revisão e atualização das normas de contenção da transmissão
2) Ampla divulgação dessas normas
3) Assegurar o cumprimento das normas com campanhas educativas e efetiva fiscalização.
Na quinta-feira, dia 7 de janeiro de 2021, superamos a marca de 200.000 brasileiros que perderam a vida em casos da COVID-19 desde o início do ano de 2020, segundo estatísticas oficiais.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Eduardo Kokubun
Adilson Roberto Gonçalves
Unesp
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 88, março 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-88-03032021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina