Em horário comercial, ouvidoria: 3526-7145 ou pela internet http://ouvidoria.rioclaro.sp.gov.br/
Fora do horário comercial, Guarda Municipal pelo telefone 153
Polícia Municipal: 190
No gráfico acima, a curva verde foi colada do pior momento da pandemia em Rio Claro em junho deste ano. Desde 22/11/2020 a curva azul de novos casos vem reproduzindo o que aconteceu no primeiro semestre. Com o sistema de saúde pressionado, o município, apesar de se encontra na zona laranja, foi obrigado a fechar o comércio não essencial. Com o aumento de socialização que pode acontecer entre o Natal e Revellion, marcado pelo retângulo amarelo, os casos podem crescer, impactando nas internações e óbitos.
Hoje 22/12 já foram registrados 61 novos casos, com média de 41 casos na última semana. Se os números de junho se repetirem até o final de 2020, poderemos ter em média 77 leitos ocupados por dia (61 hoje) e amargar 9 óbitos em 7 dias.
O Reino Unido começou a imunizar sua população duas semanas atrás com a vacina da Pfizer/Biontech, iniciando pelos idosos e profissionais da saúde. Essa vacina junto com a da Moderna passaram a ser aplicadas nos Estados Unidos há uma semana. Canadá, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Israel também iniciaram suas ações de aplicação de vacinas à população. A Europa antecipou o início da vacinação para o domingo, 27 de dezembro. China e Rússia informaram que iniciaram a aplicação das vacinas desenvolvidas nesses países - Sinovac e Sinopharm na China e Sputnik V na Rússia. As imagens de Benjamin Netanyahu e Joe Biden sendo vacinados são emblemáticas e usadas como auxiliares para divulgar a importância e a segurança da vacinação (https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/12/22/vacina-contra-a-covid-19-veja-paises-que-ja-comecaram-a-imunizacao.ghtml).
A CoronaVac produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo em parceria com a Sinovac chinesa ainda não foi certificada pela Anvisa, mas o governo paulista lançou plano de vacinação com data inicial em 25 de janeiro. O registro provisório para uso emergencial era programado para semana passada, mas os responsáveis disseram que faltavam poucos dados para o registro definitivo. Aguardariam a conclusão dos estudos para nesta semana proceder à solicitação, o que deve acontecer nesta quarta-feira, dia 23 de dezembro.
Uma nova linhagem (também chamada de cepa) do coronavírus foi identificada no Reino Unido com poder de contágio até 70% maior do que as linhagens até aqui estudadas. Isso significa um cuidado maior ainda para evitar contato e proximidade entre pessoas. As autoridades de saúde dizem que as vacinas em estudo e aplicação dão conta de proteger o indivíduo também contra essa variante, que é muito comum acontecer em se tratando de vírus. No entanto, novas medidas de restrição de circulação de pessoas provenientes do Reino Unido estão sendo adotadas (https://g1.globo.com/bemestar/vacina/).
Estima-se que já tenham sido vacinados 2,5 milhões de pessoas ao redor do mundo, com menos de uma dúzia de relatos de reações alérgicas. Para alcançar a imunidade de grupo, é necessário que ao menos metade da população se vacine. Os números atuais dão conta de que nem um milésimo desse patamar foi alcançado, mas iniciamos o processo, demos o primeiro passo. E isso é muito importante.
"Coloquei álcool em gel na lancheira
e na pasta, tem em gel e líquido", relata Bruna (*)
sobre a preparação de Lú, uma estudante de 5 anos,
na preparação para retomar
suas atividades escolares presenciais.
As restrições do isolamento social decorrentes da Pandemia da COVID-19 modificaram várias práticas sociais, dentre elas a atividade escolar.
A rotina de idas e vindas ao espaço escolar, tão banal no dia-a-dia até março de 2020, sofreu profunda alteração e implicou em relevante alteração na vida das famílias, que passaram a tentar abrigar as atividades de estudo em suas casas.
Não foi suficiente, principalmente para os estudantes mais jovens, no início da escolaridade.
A partir de novembro, ante a uma janela de melhora no quadro da Pandemia, famílias passaram a enfrentar o dilema da volta às aulas presenciais.
BAC entrevistou uma família que reside em Recife (PE) que em início de dezembro procurava se organizar para retomar as atividades presenciais na escola, mesmo com as restrições sanitárias.
A escola de Lu ofereceu aos pais a oportunidade de retomar as atividades presenciais no final de novembro de 2020. Bruna e Rafael têm duas filhas, uma - Luciana - em idade pré-escolar e aceitaram responder nossos questionamentos.
[BAC] Como Lú (Luciana) lidou com a falta da escola durante os recentes dias de isolamento social?
[Bruna] Ela estava louca para voltar! Sentia falta da escola, dos amigos e estava ficando agitada e impaciente em casa, com frequência.
[BAC] Como Lú lida com os cuidados da Pandemia?
[Bruna] Lú usa máscara direitinho, passa o álcool e lava as mãos com frequência.
[BAC] E a decisão de retorno a aulas presenciais?
[Bruna] A decisão pelo retorno dela foi um dilema. Fomos avaliando os pontos até resolver. Além disso, a escola mostrou-se estar preparada para o retorno, entregou um protocolo com as normas de higiene, limpeza e funcionamento para um retorno seguro e realizou reuniões online para tirar dúvidas. São 3 dias presenciais e 2 online, o número de crianças é reduzido e eles se organizaram na sala para fazer um distanciamento.
[BAC] Como é a preparação de Lu para ir à escola?
[Bruna] Ela vai de máscara, leva 3 máscaras, existem as trocas de tempos em tempos e o lanche vai de casa, é todo descartável e orientamos não compartilhar, assim como o material escolar. Coloquei álcool em gel na lancheira e na pasta, tem em gel e líquido. Quando chega em casa, vai direto para o banho, escova os dentes e limpa o nariz com soro.
[BAC] Qual o horizonte dessa volta?
[Bruna] Vamos orientando sempre, tentando minimizar os riscos! E assim sobrevivendo.
Vislumbramos com esse relato o grande desafio que se coloca diante das famílias e das instituições escolares como consequência da Pandemia em 2020.
Grandes desafios (e responsabilidades) para construir uma nova rotina.
(*) Todos os nomes foram alterados para preservar as identidades da entrevistada e de sua família.
800 documentos em #acessoaberto sobre a COVID-19 disponíveis no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz!!!
Confira em: https://bit.ly/2UXB2E1
Página: https://www.arca.fiocruz.br/
A mais emocionante retrospectiva musical sobre o ano de 2020 que você vai assistir!
O Concerto Esperança, da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, trará muita emoção através da música. Participação especial da pianista Juliana D'Agostini, do tenor Jean William, artistas de tecido acrobático e coral adulto e infantil.
Vai ser mágico e beneficente. Você vai poder fazer suas doações através do QR Code e quatro instituições serão beneficiadas com elas:
- Rede de Combate ao Câncer Carmen Prudente
- GAAC
- INSA
- Abrigo São Vicente
Participe, doe e vamos juntos receber 2021 com muita Esperança!
https://www.facebook.com/events/199532011814130/
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro
Prefeito eleito de São Vicente, SP, anuncia mais 7 secretários de governo
Nomes que atuarão à frente das pastas de Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, Educação, Habitação, Meio Ambiente, Obras Particulares e Transportes foram anunciados nesta segunda-feira.Outro nome confirmado é o da professora Ana Paulo Pita, que ficará à frente da Secretaria de Educação. Servidora pública, graduada em Pedagogia, Matemática e Física, ela possui especialização em Gestão Escolar, com foco nas relações mais humanizadas, e doutorado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Rio Claro.Projeção sugere explosão de casos de Covid-19 em Rio Claro, aponta Unesp
O aumento no número de casos e de internações persiste há 4 semanas. O número de reprodução Rt indica que o número de caos continua a aumentar, porém, com menor velocidade.
Os indicadores da pandemia em Rio Claro são compatíveis com a fase laranja do Plano São Paulo.
Com base em informações fornecidas pelas Secretarias de Saúde do Município de Rio Claro e do Estado de São Paulo, são apresentados gráficos de tendências e evolução da pandemia, desde a confirmação do primeiro caso.
Na fase verde, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 69, dezembro 2020. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-69-23122020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Igor Salomão Monteiro
Roberto Goitein
Maria Christina Amoroso
Auro Aparecido Mendes
José Eduardo F. Ramos
Jamil Viana Pereira
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina