Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro
Depois de três meses do encerramento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que cativou a atenção dos brasileiros, especialistas fazem balanços sobre quais foram os efetivos desdobramentos do seu relatório final. De imediato sabemos que, durante as audiências, foi revelado um esquema pelo menos suspeito de venda de vacinas que só não foi levado a cabo pela própria dinâmica das denúncias. Ponto para a CPI.
Há muitos crimes a serem investigados com os 80 pedidos de indiciamento, e, após o devido processo legal, seus autores deverão ser julgados e condenados, se for o caso. A Procuradoria Geral da República (PGR) levou uma ou outra denúncia à frente, com duas distintas análises. De um lado, é apenas para mostrar que o órgão é independente, uma vez que a principal parte das acusações recai sobre o Presidente da República e representantes do Governo Federal. Por outro lado, os mais otimistas afirmam ser um bom começo de ações já na esfera jurídica, não mais parlamentar. O tempo será curto para conclusões, sendo ano eleitoral.
Lembremos também da defesa da ciência feita durante as oitivas e a condenação de práticas anti-éticas, tais como o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 e as ações contra o necessário distanciamento social, uso de máscaras e vacinação.
Os calhamaços impressos foram entregues, conforme a natureza do crime e condição do incidiado, à PGR, à Câmara dos Deputados, à Polícia Federal, ao Superior Tribunal de Justiça, ao Ministério Público Federal, ao Tribunal de Contas da União, a ministérios públicos estaduais, à Defensoria Pública da União (DPU) e ao Tribunal Penal Internacional (TPI). Houve um toque nada sutil de utilização política e eleitoral daqueles atos, mas isso é inerente à ação parlamentar, ainda mais às vésperas de um emblemático ano eleitoral que é este em que estamos.
O processo legal é intrincado por natureza e tem seus trâmites ainda mais tortuosos quando a ação é explicitamente política. Os Senadores criaram o Observatório da Covid-19 para acompanhar os desdobramentos da CPI. No retorno das atividades legislativas deste ano, os parlamentares afirmam que ele será ativo.
Nesta semana Augusto Aras, Procurador Geral, encaminhou solicitação de indiciamento do relator Renan Calheiros e do presidente da CPI Omar Aziz, por supostamente terem se utilizado de informações confidencias durante os trabalhos da comissão e dado a eles indevida publicidade - o conhecido vazamento de dados. Atendeu pedido de Carlos Bolsonaro, um dos indiciados na CPI.
Na internet, fazendo a busca por "desdobramento da CPI da covid" resultam em mais de 40 mil páginas que, na verdade, após correr pela lista e fazer uma atualização, são reduzidas para 393. Isso deve ser feito porque o algoritmo do Google é muito redundante, repetindo páginas ou entradas com informações idênticas, apenas com endereço distinto. Ali retornam desde as dúvidas de parlamentares quanto ao desfecho da CPI, decepção de alguns porque os resultados não foram imediatos e diretos, e avaliação de especialistas, tanto na forma textual como em vídeos, para explicar os passos que a apresentação do relatório seguirá.
Massanori Takaki
Unesp
O Campus da UNESP de Rio Claro foi instalado em 1977 com a inauguração do prédio central do IB pelo presidente Ernesto B. Geisel, em pleno regime militar.
A área ocupada pelo IB, um contínuo da FEENA e com plantio inicial de eucaliptos, foi arborizada com mudas que foram doadas pelo Instituto Florestal e hoje temos uma rica diversidade de espécies, nativas e exóticas, graças ao empenho dos diferentes membros da comunidade acadêmica do Campus.
Vale lembrar a atuação importante do Prof. Dr. Flávio Henrique Caetano, docente aposentado do antigo Departamento de Biologia, que foi paisagista da Comissão Supervisora do Campus, por muitos anos.
Os relatos históricos de todo o processo de arborização do Campus foram feitos pelo Prof. Dr. Amilton Ferreira, Prof. Dr. Flávio Henrique Caetano e Profa. Dra. Célia Massa Beltrati.
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Neste ano de 2022, comemora-se o Centenário da Semana de Arte Moderna agora em fevereiro e o Bicentenário da Independência em setembro.
A Unesp instituiu um selo comemorativo para as duas datas para ser utilizado em seus documentos oficiais neste ano. Veja texto completo aqui.
O acervo da Rede de Bibliotecas da Unesp possui documentos sobre a Semana de Arte Moderna e pode ser consultado aqui. Os documentos disponíveis on-line* podem ser acessados pelo link ou pelo QRCODE ao lado.
Com relação à comemoração mais próxima, agora em fevereiro, o Estado de São Paulo promove uma programação para relembrar a Semana de Arte Moderna com atividades presenciais e remotas que pode ser conferida aqui.
O Observatório AC&DC apresenta e valoriza espaços de divulgação científica
O Centro Integrado de Ciência e Cultura (CICC) foi criado em 1998 e teve sua reinauguração em 2008, o centro contem um espaço com um planetário, um observatório e espaços interativos de Ciência e Cultura.
Seu planetário contém uma cúpula hemisférica de 11 metros de diâmetro numa sala circular contendo um total de 96 lugares com poltronas reclináveis nesse espaço está localizado um projetor que tem a capacidade de projetar 6 mil estrelas, além das linhas náuticas e figuras mitológicas, planetas e nebulosas e mostrar o céu de qualquer ponto da superfície do planeta Terra. Além de seu planetário o centro tem a sua disposição um observatório contendo 6 telescópios capazes de observar as crateras e montanhas lunares, manchas existentes na superfície solar, eclipses, tempestades de areia e os polos congelados de Marte, nebulosas, aglomerados estelares entre outras coisas diversas. E não para por ai, ele ainda conta com alguns espaços específicos aonde podemos desenvolver algumas atividades cientificas e culturais abrangendo diversas áreas de física, química, matemática, biologia, computação e linguagens.
O objetivo do centro é criar condições para um ensino e aprendizado através de uma visão integradora e transdisciplinar das ciências, além de estimular a difusão de conhecimento por meio de praticas inovadoras de ensino e aprendizagem.
Thayarak Haddad
O Planetário Professor Acácio Riberi, situado no bairro de Itaquera em São Paulo, foi inaugurado em 2005 e leva este nome em homenagem ao astrônomo amador que perdera sua visão aos 28 anos de idade. Após esse evento, Acácio Riberi passou a frequentar as aulas da Escola Municipal de Astrofísica no Parque Ibirapuera, onde posteriormente se tornou professor e passou a ministrar diversos cursos. Sua paixão, dedicação e reconhecimento levaram a ser homenageado no maior planetário brasileiro. Conhecido como Planetário do Carmo, o local abrange uma coleção de fósseis, minerais, telescópios, exposições itinerantes, painéis explicativos e, em 2021, após 19 meses fechado devido à pandemia, voltou lentamente a realizar diversas atividades como sessões, oficinas, exposições e em breve voltará a realizar atendimentos para maior quantidade de público como as famosas observações noturnas e solares.
Mariana Milani
Créditos imagens:
Google Maps.
Créditos Imagens:
Mariana Milani. (15/01/2022)
Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e inicialmente, sediado no Campo de Sant'Ana, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico do país. O Museu é uma instituição autônoma, integrante do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério da Educação que completou 200 anos em 2018.
Yuri Tiengo
De seu acervo destacam-se, em exposição, a coleção egípcia, considerada a maior da América Latina e que começou a ser adquirida pelo Imperador Dom Pedro I. Da Imperatriz Teresa Cristina, podemos contemplar a coleção de arte e artefatos greco-romanos, peças recuperadas, principalmente, nas escavações realizadas em Herculano e Pompéia. As coleções de Paleontologia incluem o Maxakalissaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais. O mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizada de “Luzia”, pode ser apreciado na coleção de Antropologia Biológica. Nas coleções de Etnologia temos expostos objetos que mostram a riqueza da cultura indígena, cultura afro-brasileira e culturas do pacífico. E na Zoologia destaca-se a coleção Conchas, Corais, Borboletas, que compreende mostras dos Departamentos de Invertebrados e Entomologia.
Ao entrar no Museu Antares de Ciência e Tecnologia, nos deparamos com uma réplica do Meteorito de Bendegó, o qual foi encontrado em 1784, por Bernardino da Motta Botelho, próximo à cidade de Monte Santo, Bahia.
Lá podemos acompanhar palestras temáticas e atividades orientadas no planetário, nos laboratórios de física, química e biologia, nas exposições científicas e itinerantes e nos telescópios. Além disso, intenta contribuir para melhoria, ampliação e valorização do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas e privadas da Bahia.
Por fim, esse projeto de ensino, pesquisa e extensão universitária em desenvolvimento no Observatório Astronômico Antares da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), inclui a construção de um parque aeroespacial e de uma série de experimentos temáticos e interativos de ciências.
Mais informações: http://www.antares.uefs.br/
Angelica Barracco
O Espaço Ciência Viva é o primeiro museu participativo do Rio de Janeiro, fundado em 1982 por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum. Seu espaço se dá em um galpão de 1600 m² localizado na praça Saens Peña, na cidade do Rio de Janeiro, logo na entrada tem uma placa que convida a todos a interagirem com a Ciência, com mãos, mentes e corações – integrando o fazer, o pensar e o emocionar-se – três dimensões essenciais para a aprendizagem.
Todas as atividades desenvolvidas, parte-se do princípio de que a compreensão da natureza é um anseio do ser humano, tal como as artes e os jogos, e que a ciência é uma atividade criativa acessível a todos. O espaço mantém exposição permanente, com cerca de 50 módulos interativos em física, matemática, percepção, biologia, sexualidade, astronomia e música. Além das visitas orientadas à exposição, realiza oficinas de capacitação para professores, saraus de ciência e arte e eventos ou exposições temáticas em suas instalações, em outras instituições e em locais de grande acesso de público.
Também participa da mostra anual de filmes científicos Ver Ciência; além de se envolver em atividades do Clube de Astronomia, exposições de arte, grupo de teatro e outras.
Ricardo Costa Dobrowisch
Créditos imagens: reprodução da página web do Espaço Ciência Viva
Cidades brasileiras (e no mundo) passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares.
Alguns países que exigem vacinação para entrada aceitam esse certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Ou, se você for morador do Estado de São Paulo, pelo aplicativo do Poupa Tempo Digital.
Foto: unesp.br
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Para garantir a retomada das atividades presenciais de forma segura, ações estão sendo estabelecidas, como o encaminhamento dos comprovantes de vacinação dos funcionários técnico-administrativos e docentes e o preenchimento do inquérito de sintomas diário para os que irão cumprir as atividades de forma presencial dentro do Plano de Retomada das Atividades Presenciais da Unesp.
O acompanhamento dos indicadores selecionados pela Reitoria para direcionar o início e o avanço dessa nova fase, além da atenção a todas as medidas sanitárias amplamente divulgadas estão presentes também.
O preenchimento do inquérito de sintomas é parte importante de todo o processo. Colabore!!
Nesse sentido, podemos garantir o bem estar de todos.
Confira abaixo notícias
Estudo da Unesp mensurou a quantidade de espécies e seus atributos, bem como a dinâmica do carbono em duas áreas distintas do Cerrado: uma submetida a queimadas regulares e outra que ficou 16 anos sem queimar
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #gramíneas #fogo #savanas #AlessandraFidelis #ScienceofTheTotalEnvironment #Fapesp #cerrado #diversidadefuncional #biodiversidade #carbono
Como a Atividade Física Pode te Auxiliar no Tratamento Contra a Síndrome de Burnout.
Benefícios da atividade física no tratamento contra a Burnout:
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #atividadefísica #síndromedeBurnout #InternationalStressManagementAssociation #ISMA #trabalho #exercíciosfísicos #sedentarismo #Alzheimer #GuillianoEsperança #saúdemental #educaçãofísica
Chuva no final de semana em Rio Claro provoca interdição da Estrada Velha de Brotas
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #CEAPLA #CarloBurigo #chuva #rioCorumbataí #estradavelhadeBrotas
Janeiro de 2022 ultrapassou média histórica de chuvas para o primeiro mês do ano em Rio Claro
https://www.youtube.com/watch?v=I2lVVMTjXCo
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #CEAPLA #CarloBurigo #chuva
Contribuição de @clorofreela
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
É como se toda a nossa cidade [Rio Claro] mais as cidades de Santa Gertrudes, de Cordeirópolis, de Ipeúna, de Corumbataí, de Iracemápolis, de Charqueada, de Analândia, de Águas de São Pedro, de Itirapina, de São Pedro, de Brotas, de Torrinha, de Santa Maria da Serra, de Dourado, de Ribeirão Bonito, de Conchal, e de Engenheiro Coelho, de Trabiju, de Boa Esperança do Sul, de Ribeirão Bonito e de Artur Nogueira desaparecessem do mapa.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 25/11/2021)
Não apenas cidades desapareceram: avós, pais, irmãos, filhos e amigos que se foram.
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
No sábado, dia 07 de outubro de 2021,
superamos a marca de 600.000 brasileiros
que perderam a vida em casos reconhecidos da COVID-19
desde o início do ano de 2020.
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.
Para participar clique aqui
ou acesse pelo endereço
Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.
Tomar todas as doses de vacina
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
Ajudar os mais necessitados
Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Veja dados completos da evolução da pandemia em Rio Claro no Painel Covid-19
UNESP em Rio Claro
Unesp forma profissionais de alto nível, desenvolve pesquisas científicas essenciais, interage com a comunidade por meio de suas atividades de extensão e, ainda, injeta R$ 125 milhões ao ano na economia de Rio Claro
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#UseMascara
#EviteAglomeracoes
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 155, fevereiro 2022. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-155-05022022. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Adilson Roberto Gonçalves
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Massanori Takaki
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Massanori Takaki
Suzi Berbet
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Adilson Roberto Gonçalves
Osmar Malaspina
Samuel Cardoso Ferreira
Renato Hoffmann