Adilson Roberto Gonçalves
Eugenio Ramos
Unesp
Completando a análise da enquete realizada com 274 membros da comunidade Unesp de Rio Claro sobre a pandemia, foram avaliadas as respostas sobre as interfaces utilizadas para a comunicação bem como as dificuldades e desafios encontrados e superados para a interlocução durante a pandemia. A primeira parte desta análise está no BAC 150 (link).
A quase totalidade dos respondentes usa o e-mail institucional da Unesp para receber informações sobre as questões da pandemia e da Covid-19 no âmbito universitário, ainda que metade também faça uso de contas pessoais. O uso das redes sociais WhatsApp e Telegram, bem como das plataformas virtuais Google Meet e Zoom, é a preferência de mais de 80% dos respondentes. Facebook, Instagram e Youtube são menos utilizados, não chegando a um terço dos que responderam o questionário.
Ainda que quase 2/3 das respostas sejam de alunos de graduação e de pós-graduação, representando, portanto, um público mais jovem (52% de todos os respondentes têm menos de 30 anos), apenas 35,8% dizem estar muito seguros no domínio de ferramentas de comunicação à distância. Uma porcentagem um pouco maior (36,5%) diz ter um bom domínio, valor que cai para 25,2% para os que entendem que o domínio é razoável. Apenas 2,6% assinalam terem pouco ou nenhum domínio de tais ferramentas. Ou seja, há pelo menos um quarto da comunidade acadêmica que precisa ser melhor treinada nas ferramentas de comunicação à distância uma vez que passará a ser rotina o ensino híbrido, mesmo após a pandemia.
A enquete revelou que a comunidade busca informações e novidades prioritariamente pelos sites jornalísticos na internet, que receberam 54% das respostas assinaladas como muito e/ou sempre utilizam, superando outras fontes, incluindo as redes sociais. No outro extremo, não chega a 12% os que se utilizam das mídias impressas (jornais e revistas) e do rádio. A televisão ainda é responsável pela informação para 28% dos respondentes. O podcast, que é uma plataforma em franca ascensão, ainda está sendo pouco utilizado pela comunidade, atingindo 16% das respostas como fonte muito e/ou sempre consultada. Tendo em vista as respostas entre várias mídias, observa-se que há larga distribuição entre elas, representando a diversidade na busca das informações confiáveis.
Houve uma partição quase equânime entre respondentes vinculados às duas unidades do câmpus Rio Claro (IB e IGCE), com pequena participação dos vinculados ao IPBEN e outras instituições.
Por fim, 88% dos que responderam atestam a boa qualidade deste BAC na divulgação das questões referentes à pandemia e apenas 5,5% dos respondentes não conhecem o Boletim.
Masssanori Takaki
Unesp
No dia 2 de novembro de 2009 gravamos a entrevista com o Auxiliar Acadêmico do antigo Departamento de Botânica, o biologista José Cecílio de Toledo, carinhosamente conhecido como Zi.
Zi iniciou sua carreira na antiga Faculdade de Filosofia, auxiliando no preparo das aulas práticas, bem como nas excursões didáticas e de pesquisa.
Posteriormente, com as contratações de mais servidores, atuou somente na área de fisiologia vegetal. O Zi foi sinônimo de boa vontade e de responsabilidade.
Tivemos a oportunidade de assinarmos juntos uma publicação científica em uma revista internacional (Seed Science and Technology, v. 19, p. 263-268, 1991).
A entrevista completa poderá ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=IdoFhH1ZgVU
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Click Museus é o um projeto desenvolvido pelo Coletivo "Akangatu", memória em Tupi Guarani e tem como objetivo aproximar os museus às pessoas, colocando esses espaços como opções de lazer e entretenimento e não apenas educacional.
Além de visitas on-line a musues, há opções de acessos a conteúdos de eventos, cursos, obras de artistas nacionais, planos de aulas, editais e muito mais.
Imperdível!!!
Página: https://clickmuseus.com.br/
Instagram:
https://www.instagram.com/clickmuseus/
Twitter: https://twitter.com/ClickMuseus
O Observatório AC&DC é uma publicação de futuros docentes, estudantes da disciplina Alfabetização e Divulgação Científica, da Licenciatura em Física da UNESP Campus de Rio Claro. Com essa publicação semanal pretende-se apresentar e valorizar espaços de divulgação científica, indicando algumas informações e características básicas.
Na edição 001 você encontrará indicações sobre os seguintes espaços:
Museu de História Natural Capão da Imbuía (PR), por Angelica Barracco
Planetário Professor Aristóteles Orsini (SP), por Maria Milani
Parque Viva a Ciência (SC), por Yuri Tiengo
Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero (SP), por Thayarak Haddad
Museu Anchieta de Ciências Naturais (RS), por Ricardo Costa Dobrowisch
Museu Anchieta (RS)
Museu da Imbuia (PR)
Planetário (SP)
Parque Viva Ciência (SC)
Museu de Anatomia (SP)
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Desde 16/11 a Biblioteca está aberta. Veja os períodos e forma de agendamento
período da manhã: das 8h às 12h - empréstimo com agendamento mediante preenchimento de formulário.
(formulário online: https://forms.gle/wvTiPjQJEW94MYkx6
vídeo com orientação do preenchimento do formulário: https://youtu.be/NYrNo0-rJlY)
período da tarde: 13h - 17h - espaço aberto para estudo e empréstimo de obras com limite de 30 usuários ao mesmo tempo no prédio.
Nossa Biblioteca estará sinalizada para ajudar no distanciamento físico e está bem ventilada.
Contamos com o apoio de sempre.
Alguma dúvida, entre em contato:
E-mail: straud.rc@unesp.br
Telefone (19) 3526-9667 (NOVO)
WhatsApp: (19) 3526-9666
A Biblioteca do câmpus reabre seu espaço para estudo a partir do dia 16/11 após um ano e oito meses atendendo exclusivamente de forma remota.
Estamos animados para encontrar novamente nossos usuários, porém não podemos esquecer todas as medidas de segurança que ainda estão vigentes: distanciamento físico, ventilação dos espaços, máscaras o tempo todo e uso do álcool gel.
A volta presencial de forma gradual também favorece uma volta mais segura, agora com a vacinação da Covid-19 avançada no município e no estado.
A direção do Instituto de Biociências, a qual a Biblioteca é administrativamente ligada, garantiu todas as medidas sanitárias necessárias para podermos voltar a trabalhar presencialmente e agora abrir nosso espaço, porém ainda com limites e controle.
Cidades brasileiras (e no mundo) passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares.
Alguns países que exigem vacinação para entrada aceitam esse certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Ou, se você for morador do Estado de São Paulo, pelo aplicativo do Poupa Tempo Digital.
Arte por Camilo Riani
Foto: unesp.br
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Para garantir a retomada das atividades presenciais de forma segura, ações estão sendo estabelecidas, como o encaminhamento dos comprovantes de vacinação dos funcionários técnico-administrativos e docentes e o preenchimento do inquérito de sintomas diário para os que irão cumprir as atividades de forma presencial dentro do Plano de Retomada das Atividades Presenciais da Unesp.
O acompanhamento dos indicadores selecionados pela Reitoria para direcionar o início e o avanço dessa nova fase, além da atenção a todas as medidas sanitárias amplamente divulgadas estão presentes também.
O preenchimento do inquérito de sintomas é parte importante de todo o processo. Colabore!!
Nesse sentido, podemos garantir o bem estar de todos.
Confira abaixo notícias
Professores da Unesp, USP e Unicamp apresentam manifestação em defesa dos direitos das crianças do acampamento Marielle Vive
Docente da Unesp em Rio Claro destaca certificação do Acampamento como polo produtor de alimentos segundo metodologia agroecológica e diz que permanência beneficia tanto crianças acampadas quanto população de Valinhos.
Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG promove simpósio em comemoração a seus 30 anos
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #Lapes #EEFFTO #UFMG #SimpósioComemorativoLapes30Anos #psicologiadoesporte #FranciscoEnriqueGarcíaUcha #AntônioFernandoBoletoRosado #JoaquimDosil #AfonsoAntônioMachado #FrancoNoce #VarleyTeoldodaCostaMárcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Acompanhe a programação natalina da cidade neste mês de dezembro.
10/12 - Kino-olho - Mostra de Lugares Cinema - 19h30 - gratuito - Centro Cultural Cinema
10/12 - Homenagem a Astor Piazzola: 100 anos de nascimento. 20h GINÁSTICO - Gratuito
11/12 - No fundo do mar - 19h - Centro Cultural Teatro - FESTIVAL DE DANÇA – ingresso
12/12 - No fundo do mar - 18h - Centro Cultural Teatro - FESTIVAL DE DANÇA - ingresso
15/12 - Branca de Neve - 19h - Centro Cultural Teatro - FESTIVAL DE DANÇA - ingresso
16/12 - Branca de Neve - 19h - Centro Cultural Teatro - FESTIVAL DE DANÇA - ingresso
19/12 - Espetáculo de encerramento 2021 A Bela e a Fera - 17h - antecipado - Centro Cultural Teatro - FESTIVAL DE DANÇA – ingresso
Página oficial de Rio Claro:
https://imprensa.rioclaro.sp.gov.br/
Siga Rio Claro no Instagram:
Prefeitura de Rio Claro:
https://www.instagram.com/prefeituraderioclarosp/
Secretaria de Cultura de Rio Claro:
Contribuição de @clorofreela
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
É como se toda a nossa cidade [Rio Claro] mais as cidades de Santa Gertrudes, de Cordeirópolis, de Ipeúna, de Corumbataí, de Iracemápolis, de Charqueada, de Analândia, de Águas de São Pedro, de Itirapina, de São Pedro, de Brotas, de Torrinha, de Santa Maria da Serra, de Dourado, de Ribeirão Bonito, de Conchal, e de Engenheiro Coelho, de Trabiju, de Boa Esperança do Sul, de Ribeirão Bonito e de Artur Nogueira desaparecessem do mapa.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 25/11/2021)
Não apenas cidades desapareceram: avós, pais, irmãos, filhos e amigos que se foram.
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
No sábado, dia 07 de outubro de 2021,
superamos a marca de 600.000 brasileiros
que perderam a vida em casos reconhecidos da COVID-19
desde o início do ano de 2020.
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.
Para participar clique aqui
ou acesse pelo endereço
Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.
Tomar todas as doses de vacina
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
Ajudar os mais necessitados
Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Veja dados completos da evolução da pandemia em Rio Claro no Painel Covid-19
UNESP em Rio Claro
Unesp forma profissionais de alto nível, desenvolve pesquisas científicas essenciais, interage com a comunidade por meio de suas atividades de extensão e, ainda, injeta R$ 125 milhões ao ano na economia de Rio Claro
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#UseMascara
#EviteAglomeracoes
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 151, dezembro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-151-10122021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Adilson Roberto Gonçalves
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Massanori Takaki
Suzi Berbet
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Adilson Roberto Gonçalves
Osmar Malaspina
Samuel Cardoso Ferreira
Renato Hoffmann