Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Iniciativa criada por organizações ligadas à divulgação científica e ao combate à desinformação.
Objetivo: promover a conscientização sobrea a importância da vacinação contra a Covid-19 e outras doenças preveníveis por vacinas.
Baixe as artes para usar em vídeos e nas redes sociais!
Use efeitos no seu Instagram e Facebook!
Use filtro no perfil do Facebook e Twitter!
Podcasts sobre vacinas e ciência aqui.
Também disponível conteúdo para leituras, vídeos e áudios de livre compartilhamento.
Eduardo Kokubun
UNESP
Rio Claro anunciou seu plano de vacinação contra o novo coronavírus. Toda estrutura disponível, apoiada nos ombros da experiência em imunização do município, do estado e do país, será lançada para conter a destruição provocada pelo vírus. Essa fortaleza, prometem, será capaz de aplicar 1.600 doses de vacina por dia. É um número e tanto. O alcance voo será ditada pela velocidade de alimentar o Santo Graal: sem doses disponíveis de vacina, não passará de um voo de galinha. Ou nem isso, como aconteceu com as vacinas que não saíram do chão da Índia.
Em 2020 olhamos para a Ásia e depois Europa nos perguntando quando aquelas cenas de filmes catástrofe chegariam aqui. Prendemos a respiração quando o primeiro caso foi confirmado no Brasil. Muitos em pânico, se trancaram em suas casas, fazendo das telas de computador e TV, as suas janelas. Com a pandemia já batendo em nossas canelas, aguardamos repetir por aqui, o terror que passaram nossos conterrâneos na Itália, Equador e no Amazonas.
Aos poucos, o vírus cedeu e relaxamos. Porém, atônitos, o mundo aprendeu que reduzir o número de casos não é o mesmo que acabar com a pandemia. Ela voltou revigorada no final do ano e com a mesma fúria que atacou e continua a atacar a Europa. Manaus de janeiro de 2021 é uma “reprise”, com maior requinte de crueldade, do que a pandemia foi no ano passado. Por lá, a pandemia fora tão violenta que, por alguns meses, acreditamos que o pior não se repetiria, como o raio que não cai duas vezes no mesmo lugar. A imunidade rebanho que acreditava-se ter sido alcançada não se confirmou e o raio caiu no mesmo lugar.
Até agora, o distanciamento, isolamento, lockdowns eram as únicas defesas contra o vírus, que por enquanto, leva vantagem. O vai e vem das medidas de distanciamento está dando com os burros n'agua. É uma meia verdade, pois sem ele, seria pior. É meia verdade também porque poderia ser melhor. É uma medida defensiva, implementada pela ameaça do vírus oponente. É passiva pois sobre o vírus, não temos controle: é ele quem manda. O vírus, por enquanto, está dando um olé.
A vacina é a ferramenta para virar o jogo, uma oportunidade para tomar o controle e partir para o contra-ataque. Mas como no futebol, atacar não é mandar todo mundo para a frente do gol adversário. É preciso ter estratégia, um esquema tático bem planejado e bem executado. Nosso jogo contra o corona está com a equipe organizada no campo com o atacante que nos faltava.
Porém, não podemos esquecer da defesa, muito mal até agora, por deixar o vírus passar mais de 7 mil vezes e fazer mais de 170 gols. Precisamos fortalecer as medidas de proteção, agora proferida pela autoridade que autorizou as vacinas: ainda não existe tratamento comprovadamente eficaz contra o covid-19. Mesmo com a vacinação em andamento, uso de máscaras, distanciamento, higienização de mãos precisam ser mantidas.
Domingo, 17/01, foi de 2 x 0. Vamos continuar assim, afinal, 1 x 7 nunca mais.
Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN - Unesp
A vacina Coronavac foi testada nas etapas clínicas em grupos de voluntários formados principalmente por profissionais da saúde, com alto risco de contaminação, e, por isso, resultou uma eficácia global menor do que outras congêneres, pois a carga viral a que os voluntários estavam submetidos é maior do que a média da maioria da população. Na comunicação final do Instituto Butantã tal destaque foi deixado de lado, criando uma falsa ideia de que a vacina seria inferior, o que não é.
Com o início da vacinação em todo o país, alguns aspectos tornaram-se mais visíveis. A Anvisa assumiu a responsabilidade da decisão sobre a segurança e adequação das vacinas e fez reunião pública, vista em rede nacional. O receio de que o órgão estivesse submetido a interesses escusos caiu por terra.
Foi ressaltada a importância do investimento em ciência básica e aplicada, cada vez mais dificultada em função de restrições orçamentárias e tentativas de interferência na autonomia de instituições públicas. Observamos também a importância de formulação de políticas diplomáticas para que as conversações com outros países prosperem, o que não aconteceu em relação à Índia, por exemplo.
Por fim, ter o rótulo de especialista em logística não resolveu a falta de insumos para fabricar as vacinas, o não fornecimento de seringas e agulhas e, após a aprovação das vacinas e liberação da cota do Butantã para o resto do país, a desorganização no horário de voos para levar os imunizantes para outros estados.
Eugenio Ramos
UNESP
Memês refletem a esperança na vacinação como forma de superação da Pandemia da COVID-19
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
O Núcleo de Pesquisa em Vacinas (NPV) da USP e a SBI apoiaram esta linda paródia escrita pelo coordenador do NPV, prof. Daniel Bargieri e gravada pela professora da UNIFESP, Rosana Puccia e som de David Pasqua.
contribuição: Profa. Dra. Bernadete Benetti
Diálogos Unesp RC entrevista hoje, 12/1/2021, o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. O vídeo estará disponível a partir das 19 h no canal dos Diálogos no Youtube.
Confira abaixo notícias
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Cidade soma 7.105 registros de pessoas infectadas com 174 mortes desde o início da pandemia.
Por EPTV1
16/01/2021 12h16 Atualizado há 2 dias
https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2021/01/16/unesp-de-rio-claro-estima-que-cidade-atinja-imunidade-de-rebanho-em-7-meses.ghtml
Publicado porAdriel Arvolea 15 de janeiro de 2021
https://www.jornalcidade.net/rc/temporal-danos-eletricos-podem-ser-ressarcidos/170568/
6 min
Exibição em 16 jan 2021
https://globoplay.globo.com/v/9183868/
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na quinta-feira, dia 7 de janeiro de 2021, superamos a marca de 200.000 brasileiros que perderam a vida em casos da COVID-19 desde o início do ano de 2020, segundo estatísticas oficiais.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 75, janeiro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-75-19012021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina