Eduardo Kokubun
Unesp
A professora, não vacinada, apresentou congestão nasal e cansaço e pensou estar com alergia. Foi trabalhar normalmente. Durante a aula para seus 24 alunos do ensino fundamental, retirou a máscara para ler em voz alta. Todas as carteiras tinham o distanciamento de 1,80 m, a sala de aula estava com janelas e portas abertas, com sistema de filtragem do ar. O uso de máscaras era obrigatório pelos professores, funcionários e alunos naquela escola. Vinte dias depois, 26 pessoas tinham sido infectadas pela variante Delta, confirmadas por testes RT-PCR ou teste de antígeno e também por sequenciamento genético.
O surto relatado pelos Centros de Controle de Doenças (Centers of Disease Control - CDC) dos EUA ocorreu em maio deste ano numa escola de educação fundamental do condado de Marin de 259 mil habitantes na Califórnia. Na época, a vacinação contra a Covid-19 alcançava somente adultos, e estava com 71% da população vacinada com pelo menos uma dose e 61% com dose completa. A variante Delta representava apenas pouco mais de 2% no estado.
Marin é um condado com população um pouco maior do que Rio Claro, porém distribuída por uma área geográfica 4 vezes maior. Na época do surto, registrava 1/4 dos casos, tinha proporção de vacinados similar, porém maior de pessoas com vacinação completa em relação a Rio Claro em final de agosto.
O Departamento de Saúde Pública do Estado de Califórnia analisou amostras de 231 pessoas, entre alunos, professores, funcionários e parentes da escola. O rastreamento mostrou que um dos alunos expostos ao vírus da professora passou a noite na casa de um aluno de outra classe. Esse outro aluno infectou outros dois alunos e um irmão/irmã. No final do rastreamento, em 20 dias, 12 dentre os 24 alunos da classe da professora foram infectados, 6 alunos de outra classe, 5 irmãos dos alunos e 3 pais. Na classe original, todos os alunos sentados na fileira mais próxima da professora foram infectados. A chance de infeção foi menor nas fileiras mais afastadas, mas nem alunos da fileira mais distante escaparam.
Esse episódio ilustra como as várias camadas de proteção precisam ser rigorosamente seguidas. O surto ocorreu num momento de baixa transmissão e óbitos, com cobertura vacinal elevada. O uso de máscara era obrigatório a todos na escola, a sala de aula estava adequadamente ventilada, carteiras com distanciamento de 1,8 m conforme normas adotadas no condado, quase o dobro de 1 m prevista no estado de São Paulo. Porém, a retirada da máscara pela professora removeu uma das camadas de proteção. A maior transmissibilidade da variante Delta potencializou a transmissão infectando crianças, que também foram capazes de transmitir o vírus a outras crianças e adultos.
O surto reforça a necessidade de vacinar as pessoas que mantém contato direto com alunos não elegíveis para a vacinação, sobretudo quando variantes mais transmissíveis estão em circulação. Além disso, qualquer sintoma gripal no atual contexto da pandemia deve ser tratado como suspeita de Covid-19 com o isolamento imediato da pessoa.
Rio Claro ainda apresenta indicadores da pandemia desfavoráveis em relação ao momento em que o episódio ocorreu em Marin. Nesse contexto, as medidas não farmacológicas de proteção, como distanciamento físico, evitar aglomerações e ambientes mal ventilados, higiene e principalmente uso de máscaras continuam essenciais. Não podem ser negligenciadas em nenhum momento.
Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro
A Folha de S. Paulo quis saber de seus leitores a percepção sobre a valorização da paraolimpíada em relação à olimpíada. A pergunta feita foi essa:
“Por que o Brasil vai bem nas paralimpíadas [sic] mas isso tem pouco destaque?” (link aqui)
O jornal não informa quantos responderam à enquete. Foram publicadas somente cinco respostas na edição de 29 de agosto de 2021, na seção Painel do Leitor, página A3 do impresso. Desses comentários selecionados, um dizia sobre nossas próprias barreiras para enxergar a superação das limitações desses atletas, citando o ministro da Educação e suas falas recentes quanto a pessoas com deficiências atrapalharem o processo educacional. Outra leitora argumentou que o movimento paraolímpico é recente e que, por isso, ainda não atraiu o devido investimento e patrocínio. No entanto, cabe informar que os Jogos Paraolímpicos começaram em 1960, em Roma, ou seja, há 61 anos. Uma indignação sobre essa menor valorização compôs outro registro e a quarta manifestação afirmava que, na opinião da autora, os brasileiros estão acostumados a criar heróis, enquanto os atletas seriam deuses.
A quinta manifestação – a única de um homem – de minha autoria, sofreu uma mudança de uma palavra, além de cortes significativos no texto enviado, o que mudou o sentido da opinião. Reproduzo na íntegra o material enviado:
O menor reconhecimento aos atletas paraolímpicos, creio eu, é devido à vergonha da capacidade alheia, ou seja, como é que alguém amputado, com deficiências, consegue tal desempenho e eu reclamando da dor no joelho, de usar óculos, e de outras pequenezas? Com os atletas olímpicos, tal barreira não existe porque a comparação muda de patamar, sendo exemplos para os quais justificamos serem inatingíveis em função do alto desempenho em corpos melhores que os nossos.
As frases finais em itálico foram omitidas e o termo olímpicos, destacado em negrito, foi substituído por paralímpicos pelos editores. O trecho inicial “vergonha da capacidade alheia” foi substituído por “vergonha da nossa incapacidade”. Na intenção de simplificar, o editor alterou o significado do comentário.
Ainda que a opinião publicada não reproduza exatamente o pensamento do leitor, o recorte feito é significativo quanto ao desconhecimento que ainda se tem sobre esportes de alto rendimento praticado por pessoas com deficiências e sua importância no enredo social, cultural e econômico do país.
O Museu do Ipiranga, com previsão de reinauguração em 2022, ganhou nova página com os detalhes e vídeos do projeto de restauração e modernização e contagem regressiva para reabertura.
Na página podemos ter acesso ao cronograma da obra, visita virtual, agendamento para visita durante a obra, eventos entre outros.
Página: http://museudoipiranga2022.org.br/
Link da visita virtual aqui.
Link da foto: http://museudoipiranga2022.org.br/novo-museu/
II Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas da Unesp com o tema "Biblioteca Humana" convida você a compartilhar seu talento na escrita e/ou interpretação de contos autorais em formato de vídeo, áudio ou texto.
Para nós da Rede de Bibliotecas a sua efetiva participação e colaboração é, além de uma honra, um presente nesses tempos em que nos encontramos distantes fisicamente.
Quem pode participar: Qualquer pessoa que tenha contos de autoria própria
Inscrição: bit.ly/biblio_conto2021
Prazo: 10/09/2021
VÍDEO:
- duração de no máximo 15 minutos
- gravar na posição horizontal
TEXTO
- formato doc, docx. ou odt
Dúvidas envie para e-mail: semanabibliotecas.unesp@gmail.com
Desde já agradecemos sua contribuição e para mais informações estamos à disposição.
Contamos com a sua participação!
#bibliotecasunesp #unesp #semanadabiblioteca #bibliotecas
II Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas da Unesp com o tema "Biblioteca Humana" convida os artistas da nossa rede UNESP a nos agraciar com seus talentos (música, dança, teatro, poesias, artesanatos etc) através de gravação, texto ou imagem.
Para nós da Rede de Bibliotecas a sua efetiva participação e colaboração é, além de uma honra, um presente nesses tempos em que nos encontramos distantes fisicamente.
Quem pode participar: Membros da Comunidade Unespiana (tenha ou teve algum vínculo com a UNESP)
Inscrição: bit.ly/biblio_cultural2021
Prazo: 10/09/2021
FORMATO:
VÍDEO
- duração de no máximo 30 minutos
- gravar na posição horizontal
TEXTO
- formato doc, docx. ou odt
- preferencialmente autoral
IMAGEM
- formato jpeg, jpg, png, gif
Dúvidas envie para e-mail: semanabibliotecas.unesp@gmail.com
Desde já agradecemos sua contribuição e para mais informações estamos à disposição.
Contamos com a sua participação!
#bibliotecasunesp #unesp #semanadabiblioteca #bibliotecas
Alexandre Perinotto
UNESP
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 217.190.410 contaminados e 4.511.602 mortos no mundo. No Brasil são 20.752.281 contaminados e 579.574 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.
O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 5,26 bilhões. No Brasil são 191.003.705 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
DOSES ADIADAS
O Instituto Butantan não vai concluir a entrega de 54 milhões de doses da CoronaVac para o Ministério da Saúde até esta terça-feira, como estava previsto. A quantidade se refere ao total de doses do segundo contrato com o governo federal. A previsão era finalizar a entrega um mês antes do prazo, que vence em setembro. Segundo Dimas Covas, diretor do instituto, a reprogramação aconteceu por dois fatores: a manifestação da Saúde de excluir a CoronaVac para a 3ª dose e os contratos que o Butantan tem com outros estados e países. Covas ressaltou que a quantia restante será entregue "o mais rápido possível, mas dentro dessa nova realidade" devido ao fato do ministério "descaracterizar e descredenciar a vacina".
VACINAS EM SETEMBRO
De acordo com o cronograma de entregas de vacinas do Ministério da Saúde, são esperadas para o mês de setembro 62,2 milhões de doses. A quantia é cerca de 9% menor do que a cota prevista para o mês de agosto, que conta com 68,7 milhões de imunizantes. A conta da pasta considera 12 milhões de doses da vacina de Oxford-AstraZeneca, fornecidas pela Fiocruz; 6,1 milhões de doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, e 44,5 milhões de doses da Pfizer-BioNTech, enviadas pela própria farmacêutica. Essa será a maior entrega de vacinas da Pfizer realizada até o momento. Para o próximo trimestre estão previstas mais 226,7 milhões de unidades.
RESTRIÇÕES A VIAGENS
A União Europeia recomendou aos países do bloco a suspensão de viagens não essenciais de residentes dos Estados Unidos e de outros cinco países: Kosovo, Israel, Montenegro, Líbano e Macedônia do Norte. Agora, viajantes dessas nações precisam realizar quarentena e apresentar teste negativo para Covid-19, caso não estejam vacinados. Desde junho, turistas que saem dos EUA podiam entrar na União Europeia sem restrições, mas o aumento de casos devido à variante delta no país, especialmente entre os não imunizados, fez o conselho europeu voltar atrás. Agora, cabe a cada nação da UE decidir sobre a recomendação do bloco.
ESTRATÉGIA NO JAPÃO
Para acelerar o ritmo da vacinação contra a Covid-19, o Japão estuda a possibilidade de misturar doses da vacina Oxford-AstraZeneca contra a Covid-19 com as fabricadas por outras empresas, como a Pfizer-BioNTech e Moderna. Os japoneses acreditam que essa poderia ser uma solução para agilizar a campanha de imunização já que encurtaria os intervalos entre a primeira e a segunda injeção. Atualmente, o Japão luta contra sua pior onda de contaminações por causa da variante delta. Em relação à imunização, o país, que havia iniciado a campanha de forma lenta, atingiu 44,9% da população totalmente protegida.
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 10/08/2021)
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Ventania faz nuvem de poeira ser perceptível em RC; Cetesb classifica qualidade do ar ‘ruim’
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#Floresta EstadualEdmundo Navarro de Andrade#CETESB#CarloBurigo#Ceapla#umidadedoar#ventania#doençasrespoiratórias#poluição#incêndioFoto de tubarão captada por doutoranda da Unesp recebe prêmio do CNPq
Imagem que mostrou feto de tubarão-azul no útero conquistou 3º lugar no Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte deste ano
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#tubarão#CNPq#fotografia#AlineNayaraPoscai#zoologia#OttoGadigUniversidades brasileiras que integram rankings internacionais de qualidade
Veja quais são as três universidades públicas brasileiras que se encontram no ranking de melhores do mundo e prestam um trabalho essencial para a sociedade
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#universidadepública#graduação#trabalhoacadêmico#USP#Unicamp#UFRJ#UFMG#Unifesp#rankingMicroalgas tomam conta do rio Tietê e matam centenas de peixes
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#rioTietê#Araçatuba#microalgas#pescadores#VicenteLaguardiasBenacett#AdrianadeCastroSilva#ecologia#CetesbCâmeras da Unesp flagram lobo-guará circulando pela unidade
https://www.jornalcidade.net/rc/cameras-da-unesp-flagram-lobo-guara-circulando-pela-unidade/188565/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#lobo-guará#JoséAlexandrePerinotto#cerradoRio Claro faz levantamento para implantação de porto seco
https://cidadeazulnoticias.com.br/rio-claro-faz-levantamento-para-implantacao-de-porto-seco/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#prefeitura#DepartamentodeGeografiaePlanejamentoAmbiental#SecretariadeGoverno,DesenvolvimentoEconômicoePlanejamento#AuroAparecidoMendes#portosecoRio Claro faz levantamento para implantação de porto seco
http://j1diario.com.br/rio-claro-faz-levantamento-para-implantacao-de-porto-seco/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#prefeitura#DepartamentodeGeografiaePlanejamentoAmbiental#SecretariadeGoverno,DesenvolvimentoEconômicoePlanejamento#AuroAparecidoMendes#portosecoRio Claro faz convênio para investir na economia solidária
https://cidadeazulnoticias.com.br/rio-claro-faz-convenio-para-investir-na-economia-solidaria/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#prefeitura#economiasolidária#AuroAparecidoMendes#Cooperviva#AssociaçãodeCatadoresNovotempo#VilmaSprícigo#SecretariadoDesenvolvimentoSocial#NúcleodeEconomiaSolidáriaRio Claro faz convênio com a Unesp para captar recursos e estimular a economia solidária
Objetivo é melhorar condições financeiras de pequenos produtores, instituições e cooperativas
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#prefeitura#economiasolidária#PraçadoArtesão#Cooperviva#DepartamentodeGeografiaePlanejamentoAmbiental#NúcleodeEconomiaSolidáriaRio Claro faz convênio com a Unesp para captar recursos e estimular a economia solidária
https://www.antenalove.com.br/noticia.asp?id=53418
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#prefeitura#economiasolidária#PraçadoArtesão#Cooperviva#DepartamentodeGeografiaePlanejamentoAmbiental#NúcleodeEconomiaSolidáriaBibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.
Para participar clique aqui
ou acesse pelo endereço
Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.
Em plena fase vermelha no Estado e sobrecarga de hospitais em todo país,
disse uma aluna:
Quer sair: Quero.
Pode sair: Posso.
Vamos sair: Nem pensar.
Sábias palavras.
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Variante Delta é mais transmissível do que as ancestrais, provocou aumento de casos mesmo em países com vacinação avançada. Vacinação completa protege contra o desenvolvimento de formas mais graves, porém não impede completamente o contágio. Mesmo com sintomas mais leves, infectados com a Delta transmitem o vírus tanto quanto as pessoas não vacinadas.
fonte:
http://www.genomahcov.fiocruz.br/dashboard/
O Brasil passou da triste marca de 570 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nunca é demais lembrar as recomendações de saúde pública. Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
São Paulo e Rio de Janeiro e outras cidades passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares. Alguns países que exigem vacinação para entrada aceitam esse certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 disponível no canal dos Diálogos Unesp RC no Youtube.
#unesppelavida
Vídeo novo da campanha Unesp pelas vacinas.
Mensagem da Unesp na campanha pelas vacinas aqui.
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 132, setembro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-132-01092021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Suzi Berbet
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina