Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e outras passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares e eventos.
Alguns países têm anunciado exigência semelhante para entrada em suas fronteiras também aceitam esse mesmo certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Eduardo Kokubun Unesp
A professora, não vacinada, apresentou congestão nasal e cansaço e pensou estar com alergia. Foi trabalhar normalmente. Durante a aula para seus 24 alunos do ensino fundamental, retirou a máscara para ler em voz alta. Todas as carteiras tinham o distanciamento de 1,80 m, a sala de aula estava com janelas e portas abertas, com sistema de filtragem do ar. O uso de máscaras era obrigatório pelos professores, funcionários e alunos naquela escola. Vinte dias depois, 26 pessoas tinham sido infectadas pela variante Delta, confirmadas por testes RT-PCR ou teste de antígeno e também por sequenciamento genético.
O surto relatado pelos Centros de Controle de Doenças (Centers of Disease Control - CDC) dos EUA ocorreu em maio deste ano numa escola de educação fundamental do condado de Marin de 259 mil habitantes na Califórnia. Na época, a vacinação contra a Covid-19 alcançava somente adultos, e estava com 71% da população vacinada com pelo menos uma dose e 61% com dose completa. A variante Delta representava apenas pouco mais de 2% no estado.
Marin é um condado com população um pouco maior do que Rio Claro, porém distribuída por uma área geográfica 4 vezes maior. Na época do surto, registrava 1/4 dos casos, tinha proporção de vacinados similar, porém maior de pessoas com vacinação completa em relação a Rio Claro em final de agosto.
O Departamento de Saúde Pública do Estado de Califórnio analisou amostras de 231 pessoas, entre alunos, professores, funcionários e parentes da escola. O rastreamento mostrou que um dos alunos expostos ao vírus da professora passou a noite na casa de um aluno de outra classe. Esse outro aluno infectou outros dois alunos e um irmão/irmã. No final do rastreamento, em 20 dias, 12 dentre os 24 alunos da classe da professora foram infectados, 6 alunos de outra classe, 5 irmãos dos alunos e 3 pais. Na classe original, todos os alunos sentados na fileira mais próxima da professora foram infectados. A chance de infeção foi menor nas fileiras mais afastadas, mas nem alunos da fileira mais distante escaparam.
Esse episódio ilustra como as várias camadas de proteção precisam ser rigorosamente seguidas. O surto ocorreu num momento de baixa transmissão e óbitos, com cobertura vacinal elevada. O uso de máscara era obrigatório a todos na escola, a sala de aula estava adequadamente ventilada, carteiras com distanciamento de 1,8 m conforme normas adotadas no condado, quase o dobro de 1 m prevista no estado de São Paulo. Porém, a retirada da máscara pela professora removeu uma das camadas de proteção. A maior transmissibilidade da variante Delta potencializou a transmissão infectando crianças, que também foram capazes de transmitir o vírus a outras crianças e adultos.
O surto reforça a necessidade de vacinar as pessoas que mantém contato direto com alunos não elegíveis para a vacinação, sobretudo quando variantes mais transmissíveis estão em circulação. Além disso, qualquer sintoma gripal no atual contexto da pandemia deve ser tratado como suspeita de Covid-19 com o isolamento imediato da pessoa.
Rio Claro ainda apresenta indicadores da pandemia desfavoráveis em relação ao momento em que o episódio ocorreu em Marin. Nesse contexto, as medidas não farmacológicas de proteção, como distanciamento físico, evitar aglomerações e ambientes mal ventilados, higiene e principalmente uso de máscaras continuam essenciais. Não podem ser negligenciadas em nenhum momento.
Veja o relatório em: Lam-Hine T, McCurdy SA, Santora L, et al. Outbreak Associated with SARS-CoV-2 B.1.617.2 (Delta) Variant in an Elementary School — Marin County, California, May–June 2021. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. ePub: 27 August 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.mm7035e2external
Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro
A Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado Federal para apurar ações e omissões de governos e governantes na condução da pandemia no Brasil está se aproximando de seu encerramento. Houve grande avanço na investigação de contratos suspeitos, tráfico de influência no Ministério da Saúde e outros órgãos governamentais, posições negacionistas criminosas de autoridades e foi dado um espaço para que cientistas pudessem esclarecer a população sobre epidemiologia, vacinação, higienização e a dinâmica de doenças e sua prevenção.
Dois nomes de destaque foram a bióloga Natalia Pasternak e o infectologista Pedro Hallal, os quais, de forma muito clara e objetiva, mostraram o trabalho que já vêm realizando de divulgação científica. Ambos estiveram recentemente no webinário sobre "o lugar do Brasil no mundo pós-pandemia", promovido pela revista CartaCapital, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=NPe3kqXAi5I.
Este Boletim Anti-Covid acompanhou de perto as audiências e oitivas da CPI, fazendo resumos das reuniões, também com análise crítica de discursos, uso de termos e palavras, impactos científicos positivos e negativos e dando ênfase nas medidas de distanciamento social, imunização, higienização e uso de máscaras de proteção. A diminuição da presença dessa atividade parlamentar nas postagens não foi pela diminuição do interesse e da importância, mas, sim, porque as questões científicas - objeto principal do BAC - foram substituídas pelas de natureza contratual, política e econômica.
Como se vê nos depoimentos recentes dos doutores Hallal e Pasternak, o cientista deve ter como atividade rotineira a divulgação da ciência que ele faz, que ele presencia e da qual entende, para levar à população esclarecimentos em face de tanto obscurantismo a que se é bombardeado. Não é uma questão de missão ou vocação. Esperamos que tais atividades passem a ser mais corriqueiras no âmbito da Universidade.
II Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas da Unesp com o tema "Biblioteca Humana" convida você a compartilhar seu talento na escrita e/ou interpretação de contos autorais em formato de vídeo, áudio ou texto.
Para nós da Rede de Bibliotecas a sua efetiva participação e colaboração é, além de uma honra, um presente nesses tempos em que nos encontramos distantes fisicamente.
Quem pode participar: Qualquer pessoa que tenha contos de autoria própria
Inscrição: bit.ly/biblio_conto2021
Prazo: 10/09/2021
VÍDEO:
- duração de no máximo 15 minutos
- gravar na posição horizontal
TEXTO
- formato doc, docx. ou odt
Dúvidas envie para e-mail: semanabibliotecas.unesp@gmail.com
Desde já agradecemos sua contribuição e para mais informações estamos à disposição.
Contamos com a sua participação!
#bibliotecasunesp #unesp #semanadabiblioteca #bibliotecas
II Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas da Unesp com o tema "Biblioteca Humana" convida os artistas da nossa rede UNESP a nos agraciar com seus talentos (música, dança, teatro, poesias, artesanatos etc) através de gravação, texto ou imagem.
Para nós da Rede de Bibliotecas a sua efetiva participação e colaboração é, além de uma honra, um presente nesses tempos em que nos encontramos distantes fisicamente.
Quem pode participar: Membros da Comunidade Unespiana (tenha ou teve algum vínculo com a UNESP)
Inscrição: bit.ly/biblio_cultural2021
Prazo: 10/09/2021
FORMATO:
VÍDEO
- duração de no máximo 30 minutos
- gravar na posição horizontal
TEXTO
- formato doc, docx. ou odt
- preferencialmente autoral
IMAGEM
- formato jpeg, jpg, png, gif
Dúvidas envie para e-mail: semanabibliotecas.unesp@gmail.com
Desde já agradecemos sua contribuição e para mais informações estamos à disposição.
Contamos com a sua participação!
#bibliotecasunesp #unesp #semanadabiblioteca #bibliotecas
Alexandre Perinotto
UNESP
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 214.718.823 contaminados e 4.476.525 mortos no mundo. No Brasil são 20.676.561 contaminados e 577.565 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.
O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 5,11 bilhões. No Brasil são 185.855.483 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
ELE VEIO PARA FICAR
Depois de um ano e meio de pandemia, os cientistas sustentam que o coronavírus se tornará endêmico – causando a doença de forma consistente e sem ser erradicado definitivamente. “Vamos ter de conviver com ele”, afirma o geneticista Salmo Raskin. Mas, dificilmente o microrganismo provocará o prejuízo avassalador e o drama amargados atualmente. Deverá ser mais como o vírus da gripe. Ele continua entre nós, mas existem as vacinas atualizadas anualmente para protegerem contra a cepa em circulação.
RISCO DE INFLAMAÇÃO
Um estudo realizado em Israel constatou que a Covid-19 traz um risco de inflamação cardíaca maior do que a vacina da Pfizer. A miocardite é um dos efeitos colaterais raríssimos relacionados ao imunizante. Conforme mostrou a pesquisa, ficar sem se vacinar ainda é um risco maior. A conclusão se baseou na análise de registros médicos de cerca de duas milhões pessoas. O resultado vem em um momento importante em que há grandes esforços para aumentar o número de pessoas imunizadas em todo o mundo.
DIFERENÇA ENTRE OS SEXOS
Os homens podem ser os maiores transmissores do coronavírus. É o que sugere um estudo do Instituto de Biologia da USP que analisou casais brasileiros não vacinados. Na maior parte dos casos, os homens foram os primeiros ou únicos a se infectar. A pesquisa ainda precisa passar por revisão da comunidade científica. Um estudo anterior já havia apontado que a carga viral na saliva dos homens é em média dez vezes maior do que na das mulheres.
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
A menos de um mês do centenário do aniversário de Paulo Freire, próximo 19 de setembro, vários eventos estão sendo realizados em homenagem ao patrono da educação.
Desde janeiro, a Biblioteca do câmpus de Rio Claro publica no dia 19 uma homenagem ao educador em suas redes sociais.
No próximo mês, será divulgada uma exposição virtual dos livros do acervo de Paulo Freire.
Agradecemos à equipe da Biblioteca, em especial à bibliotecária Angela Ferraz e à nossa egressa Fabiana Ventura por todo esse trabalho.
Para ver as postagens, clique aqui.
Live no dia 20/09/2021 às 19 h marcará comemoração do centenário de nascimento do Educador Paulo Freire, com mesa redonda de educadores.
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 10/08/2021)
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.
Para participar clique aqui
ou acesse pelo endereço
Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.
Em plena fase vermelha no Estado e sobrecarga de hospitais em todo país,
disse uma aluna:
Quer sair: Quero.
Pode sair: Posso.
Vamos sair: Nem pensar.
Sábias palavras.
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Variante Delta é mais transmissível do que as ancestrais, provocou aumento de casos mesmo em países com vacinação avançada. Vacinação completa protege contra o desenvolvimento de formas mais graves, porém não impede completamente o contágio. Mesmo com sintomas mais leves, infectados com a Delta transmitem o vírus tanto quanto as pessoas não vacinadas.
fonte:
http://www.genomahcov.fiocruz.br/dashboard/
O Brasil passou da triste marca de 570 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nunca é demais lembrar as recomendações de saúde pública. Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 disponível no canal dos Diálogos Unesp RC no Youtube.
#unesppelavida
Vídeo novo da campanha Unesp pelas vacinas.
Mensagem da Unesp na campanha pelas vacinas aqui.
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 131, agosto 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-131-27082021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Suzi Berbet
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina