Equipe Editorial
BAC Unesp
O Aeroporto de Viracopos (Campinas) recebe em média 16 mil passageiros diários (Quase o número de casos diários de covid no Brasil).
No voo Gol 1907 (que se chocou com o avião embraer) morreram 154 pessoas.
Pois bem, atualmente:
Todo dia "infectam-se" um Viracopos.
Todo dia "caem" 3 a 4 aviões voos 1907 (que partiram de lá).
Mas
nenhum espanto,
nenhuma comoção
daquelas pessoas que,
desleixadamente,
deixam suas máscaras bambas no rosto.
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 10/08/2021)
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Igor Salomão Monteiro,
UNESP
Quem tem fome tem pressa
A quem a miséria interessa?
Restos de pele e osso
Restou o pávido colosso
A boa carne bovina exportada
A carne do pobre pouco importa
Sua vida tão vilipendiada
Tantas vezes violentada
Tenho fome e sede de justiça
A fome é obscena, me atiça
Provoca dor a cena de injustiça
Provoca ação no estômago e n’alma
Famintos pela vida, em seus afãs
Assim cantavam os titãs
“A gente não quer só comida
A gente quer comida,
Diversão e arte”
Quer saída para qualquer parte
A saída exige sensibilidade
Compaixão e humanidade
Ser parte, consciente da coletividade
Ser arte, servir ao próximo, irmandade
03 de outubro de 2021.
Adaptado de foto original do Jornal Extra
Dra. Suzi Berbert
Infectologista - Vigilância em Saúde de Rio Claro
A pandemia é global e atinge a todos sem exceção. A Covid-19 provocou um abalo na saúde em seu conceito mais amplo: não afetou apenas fisicamente as pessoas, mas impactou também os aspectos mental e sociais. O estresse e sobrecarga decorrentes desse momento histórico são algumas das faces sombrias que nos assolam. Acredito que ninguém, das crianças aos mais velhos, deixou de sofrer o impacto emocional decorrente desse período tão difícil. Seja por conta de lidar diretamente com seus efeitos, como é o caso dos profissionais da saúde, o próprio doente e familiares, ou seja por sofrer indiretamente suas consequências.
Entre essas consequências, tivemos que lidar e encarar a desestruturação da sociedade humana: o obscurantismo prevalecendo sobre a ciência, o individual sobre o coletivo, a desigualdade e histórico de descaso com as políticas públicas de saúde.
O estresse é traiçoeiro. Começa sutil, mas vai crescendo e embrenhando-se na alma. Arranjamos meios desublimá-lo e até negá-lo, mas aos poucos ele vai sugando nossa energia e tirando o que temos de mais precioso: a esperança! Olhamos ao redor e, além de dar conta da nossa própria vida afetada, sentimos a sensação de impotência ao ver que nossos esforços parecem apenas amenizar o caos.
Resta-nos o mistério de entender que o sofrimento pode nos humanizar, nos tornar sensíveis aos problemas antes não vistos, e mais solidários à dor do outro. Pode ser um combustível potente para mudanças!
Agora, vislumbrando o controle da pandemia e o gradual abandono do distanciamento social, é possível aumentar a dose de um dos melhores remédios contra o estresse: a convivência terapêutica de uns com os outros, fazendo-nos nos perceber acompanhados nessa caminhada, amparados e fortalecidos por pessoas, algumas das quais, se não fosse a pandemia, não teríamos o privilégio de conhecer.
Assim tem sido minha experiência com o pessoal da BAC - UNESP: parceria e amizade! Um refrigério para qualquer estresse! Eis que ressurge a esperança!
Eduardo Kokubun
Unesp Rio Claro
Rio Claro já tem quase 60% de sua população completamente vacinada contra a Covid-19. Com variantes importantes aparecendo a cada 4 meses, vacinar a população rapidamente, principalmente a parcela mais vulnerável, sem abandonar outras medidas de proteção é fundamental para conter a pandemia.
A cobertura vacinal entre os idosos com 60 anos de idade ou mais alcançou espetaculares 94,4%. Mais impressionante é que apenas 1,6% dessa população deixou de tomar a segunda dose da vacina no braço.
Porém, a adesão à dose adicional ainda deixa a desejar. Ela está sendo oferecido a todos que pertencem aos grupos mais vulneráveis ou mais expostos, que tenham completado o esquema vacinal há mais de 6 meses. Quase 6,8 mil idosos com 60 anos ou mais já tem o direito de ganhar esse reforço oferecido pelo SUS. Sem nenhum custo. Porém, somente 3.229 pessoas exerceram esse direito.
A imunidade, tanto aquela adquirida com a doença, como pela vacina diminuem com o tempo. Em agosto, assistimos muitos casos de pessoas idosas que, mesmo vacinadas, ficaram doentes com a infeção pelo coronavírus. Alguns, infelizmente, sucumbiram à doença. Por essa razão, o Brasil vem aplicando a dose de reforço nos idosos, nas pessoas com supressão do sistema imunológico e a partir desta semana em profissionais de saúde.
A adesão à dose de reforço, além das medidas de proteção como o uso de máscaras, evitar locais mal ventilados e aglomerações são ainda os melhores meios para controle da pandemia.
Sobre a Exposição
Com a finalidade de reforçar a importância da ciência e da vacinação em nossas vidas, nasceu a Exposição Fotográfica "Vacina Salva Vidas".
Esta exposição demonstra em fotos uma expressão de autocuidado, de senso de coletividade e de amor ao próximo realizada pela comunidade da Unesp, por meio do ato da vacinação.
Agradecemos imensamente a participação de todos e, principalmente, por compreenderem a grande importância deste ato tão sensato e necessário no cenário atual.
Sobre acessibilidade: As fotografias possuem descrição para acessibilidade.
Para ver a exposição clique aqui.
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
https://agencia.fapesp.br/doutorando-da-unesp-e-finalista-do-nobel-da-educacao/37018/
#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#Unesp
#GreitonToledodeAzevedo
#GlobalTeacherPrize2021
#FundaçãoVarkey
#NobeldaEducação
#matemática
#educaçãobásica
#ensinofundamental
#Goiás
#igce
#Parkinson
#MarcusViniciusMaltempi
#FAPESP
#ensinomédio
#jogosdigitais
#InstitutoFederalGoiano
https://www.jornalcidade.net/rc/chuva-desta-quarta-feira-e-maior-que-todo-mes-de-setembro/191350/
#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#Unesp
#chuva
#CEAPLA
#Ipmet
#SãoPaulo
#Estado
https://www.jornalcidade.net/rc/apos-chuva-cetesb-indica-boa-qualidade-do-ar-em-rc/191265/
#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#Unesp
#chuva
#arlimpo
#Cetesb
#qualidadedoar
#CarlosBurigo
#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#Unesp
#vacinação
#Covid-19
#internações
#óbitos
#casos
#EduardoKokubun
#campanhadeimunização
#EstadosUnidos
#Portugal
https://cidadeazulnoticias.com.br/frustrando-as-previsoes-chuva-chega-atrasada-em-rio-claro/
#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#Unesp
#Estado
#SãoPaulo
#chuva
#Campinas
#Limeira
#Bauru
#PresidentePrudente
#RiodeJaneiro
#Baixadasantista
#CEAPLA
#CarlosBurigo
#granizo
https://www.jornalcidade.net/rc/ceapla-registra-ventos-de-46-km-h-em-rio-claro-nesta-tarde/191124/
#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#Unesp
#frentefria
#Estado
#SãoPaulo
#CEAPLA
#BelaVista
#InstitutoNacionaldeMeteorologia(Inmet)
#granizo
Novo espaço entrará em funcionamento no final de outubro.
#rioclaro
#unesprioclaro
#unesprc
#Unesp
#prefeitura
#RioClaro
#SaladeInovaçãoTecnológica
#SecretariaMunicipaldeGovernoDesenvolvimentoEconômicoePlanejamento
#instituiçõesdeensino epesquisa
#IEP
#instituiçõespúblicaseprivadas
#IPP
#CentroMunicipaldeInovaçãoTecnológica
#ConselhoMunicipaldeCiênciaTecnologiaeInovação
#CentroUniversitárioClaretiano
#Acirc
#CâmaraMunicipal
#Sebrae
#EtecProfArmandoBayeuxdaSilva
Alexandre Perinotto
UNESP
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 236.879.547 contaminados e 4.836.811 mortos no mundo. No Brasil são 21.532.558 contaminados e 599.810 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.
O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 6,44 bilhões. No Brasil são 248.335.015 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
MINISTÉRIO DA SAÚDE E CORONAVAC
A pasta da Saúde declarou à CPI da Pandemia que não vai utilizar a vacina do Instituto Butantan no plano nacional de imunização contra a Covid-19 para 2022. O ministério citou como justificativa o fato de o antígeno não ter a autorização definitiva da Anvisa e a "baixa efetividade entre idosos acima de 80 anos". "Discussões na Câmara Técnica não indicaram tal imunizante como dose de reforço ou adicional", diz a nota. No Brasil, apenas as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca têm o registro para uso definitivo.
CIDADES SEM MORTES
A secretaria estadual de Saúde de São Paulo informou que 70% das cidades paulistas não tiveram mortes por coronavírus na última semana – no total, são 467 municípios sem registro de óbitos no período. O número é resultado do avanço da vacinação contra a doença. São Paulo tem mais de 60% de seus habitantes completamente imunizados contra a Covid-19. "Temos que agradecer à população por aderir às vacinas e manter o uso de máscara", disse o secretário estadual Jean Gorinchteyn.
PASSAPORTE DA VACINA
A ampla maioria dos brasileiros aprova a exigência de algum tipo de certificação de imunização contra a Covid-19 para a circulação em espaços fechados e eventos. Levantamento exclusivo do instituto Paraná Pesquisas mostra que 69,8% dos entrevistados apoiam o chamado "passaporte da vacina", enquanto 27,2% disseram discordar – outros 3% declararam não saber ou não quiseram opinar. Certificados de vacinação já são exigidos para algumas atividades em 249 cidades do país, incluindo São Paulo e Rio.
REMÉDIO PARA GRIPE
A Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz (Fiocruz) vai participar de um estudo internacional com o objetivo de verificar se o medicamento Molnupiravir, usado originalmente contra a gripe, pode ser eficaz no tratamento do coronavírus. O remédio tem potencial de ação em diversos vírus RNA, como é o caso do SARS-CoV-2. A pesquisa durará seis meses e será feita com pacientes que apresentam sintomas da Covid-19 e tiveram contato nas últimas 72 horas com alguém que testou positivo para o vírus.
Contribuição de @clorofreela
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.
Para participar clique aqui
ou acesse pelo endereço
Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.
Em plena fase vermelha no Estado e sobrecarga de hospitais em todo país,
disse uma aluna:
Quer sair: Quero.
Pode sair: Posso.
Vamos sair: Nem pensar.
Sábias palavras.
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Variante Delta é mais transmissível do que as ancestrais, provocou aumento de casos mesmo em países com vacinação avançada. Vacinação completa protege contra o desenvolvimento de formas mais graves, porém não impede completamente o contágio. Mesmo com sintomas mais leves, infectados com a Delta transmitem o vírus tanto quanto as pessoas não vacinadas.
fonte:
http://www.genomahcov.fiocruz.br/dashboard/
O Brasil passou da triste marca de 570 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nunca é demais lembrar as recomendações de saúde pública. Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
São Paulo e Rio de Janeiro e outras cidades passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares. Alguns países que exigem vacinação para entrada aceitam esse certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 disponível no canal dos Diálogos Unesp RC no Youtube.
#unesppelavida
Vídeo novo da campanha Unesp pelas vacinas.
Mensagem da Unesp na campanha pelas vacinas aqui.
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 140, outubro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-140-08102021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Suzi Berbet
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina