Comissão nomeada pela direção do Instituto de Biociências e adicionalmente agregada com representantes do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP na cidade de Rio Claro foi constituída para enfrentar as consequências da Pandemia para a Universidade e também colaborar com ações emergenciais para a cidade de Rio Claro, com os seguintes objetivos:
a) Desenvolver campanhas de orientação à comunidade universitária com dados científicos e informações de fontes fidedignas;
b) Acompanhar a evolução da pandemia na cidade, estado, país e mundo;
c) Envidar esforços possíveis do IBRC, aproveitando a expertise dos professores, pesquisadores, pós-graduando, graduandos e servidores técnicos, no combate a COVID-19;
d) Articular ações com autoridades municipais/estaduais e em parcerias com outras unidades universitárias e IES;
e) Promover campanhas de auxílio aos grupos internos e externos de maior vulnerabilidade social.
O grupo sob coordenação do Prof. José Roberto Gnecco é composto por representantes dos 3 segmentos e se articula em grupos de trabalho, tendo iniciado suas atividades com uma reunião por meio de videoconferência em 6 de abril de 2020.
Docentes:
Prof. Dra. Bernadete Benetti (Departamento de Educação)
Prof. Dr. Carlos Alberto Anaruma (Departamento de Educação Física)
Prof. Dr. Édson Denis Leonel (Departamento de Física)
Prof. Dr. Eduardo Kokubun (Departamento de Educação Física)
Prof. Dr. Eugenio Maria de França Ramos (Departamento de Educação)
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão (Departamento de Educação)
Prof. Dr. José Roberto Gnecco (Departamento de Educação Física)
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto (Departamento de Geologia)
Servidores Técnicos:
Bibiana Monson de Souza (CEIS)
Emygdio de Paula Neto (Departamento de Biodiversidade)
Márcia Correa Bueno Degasperi (Biblioteca)
Representante da Terceirizada:
Sérgio Mendes Martins
Discentes:
César Duleba Paulo (Curso de Ciências Biológicas)
Daniel Benace (Centro Acadêmico de Biologia)
Gabriela Dezotti (Centro Acadêmico de Biologia)
Membro Externo:
Prof. Dr. José Luiz Riani Costa (Médico e ex-docente do IBRC)
EMFR
Em reunião realizada em 17/04/2020 pesquisadores do Campus iniciam os trabalhos para colocar nossa expertise a serviço da comunidade. Num primeiro momento o grupo subsidiará a produção de uma matéria sobre as previsões da pandemia e outra sobre o impacto para a saúde e sociedade. Uma ferramenta para acompanhamento da pandemia na região está em elaboração.
Participaram da reunião: Eduardo Kokubun (Depto. Educação Física IB), Auro Aparecido Mendes (Depto. Geografia e Planejamento Ambiental IGCE), Milton Cezar Ribeiro (Depto. Biodiversidade -IB), Rodrigo Braga Moruzzi (Depto.Geografia e Planejamento Ambiental – IGCE) e Maurício Humberto Vancine (Doutorando em Zoologia – IB) .
O grupo exceutivo Anti COVID-19 da UNESP tem promovido encontros com autoridades municipais da cidade de Rio Claro e outros entes municipais no sentido de articular as ações de combate ao COVID-19. São pautas das reuniões a produção de insumos básicos e a mobilização da capacidade produtiva da cidade e da própria UNESP, além de detalhes para realização de exames localmente, recolhimento de doações e apoio a vulneráveis.
No dia 20 de abril de 2020, a reunião ocorreu por meio do sistema de videoconferência, no período da tarde da segunda-feira, com 20 participantes.
RESUMO
Prof. Edson Denis Leonel relata as iniciativas da Comissão Supervisora do Campus de Rio Claro, referente ao apoio aos estudantes considerados de vulnerabilidade socioeconômica durante a quarentena. Menciona o apoio financeiro para os que decidiram ficar em Rio Claro e àqueles que resolveram retornar a suas cidades natais (com passagem de ônibus). Há também iniciativas quanto à infra-estrutura na moradia estudantil (álcool gel, máscaras laváveis etc.), alimentação e auxílio financeiro, bem como o acompanhamento semanal. Para relato completo clique aqui
EMFR
_____________________________________
Original divulgado no WhatsApp
Prezados,
Conforme conversamos hoje na reunião, os cuidados que temos tomado para com os alunos de vulnerabilidade estudantil, são:
1. Foi contratada uma empresa de assistência social para realizar a análise das solicitações de auxílio de permanência estudantil para os alunos do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) e Instituto de Biociências (IB). A análise foi divida em duas partes sendo a primeira dedicada aos alunos de vulnerabilidade sócio-econômica que são veteranos e a segunda parte, análise semelhante para os alunos ingressantes. O processo foi otimizado, em face ao covid-19 e das medidas protetivas para que os alunos pudessem realizar as entrevistas com a assistente social de forma virtual. A lista dos estudantes veteranos contemplados foi divulgada e a entrega e assinatura dos termos de outorga está sendo feita de forma virtual. A reunião da comissão local de permanência estudantil se reunirá na quinta feira, dia 16/04 para análise dos estudantes ingressantes.
2. Quando foi decretado pandemia no mundo e o governador do estado de São Paulo suspendeu as atividades não primordiais no Estado, os alunos da moradia foram imediatamente convidados a participar de reunião com a vice diretoria do IGCE e foram informados sobre as medidas protetivas, de higine e de distanciamento.
3. Foi oferecido aos alunos residentes oficiais da moradia estudantil pagamento de passagem terrestre para seus retornos às suas casas. Vários aceitaram o pagamento, receberam o recurso e retornaram às suas famílias. Os estudantes que não puderam viajar por motivos diversos que incluem aumento de risco em suas casas dentre outros, ficaram na moradia estudantil. A estes alunos foi pago subsídio alimentação adicional para que tivessem maiores condições de se alimentar e suprir suas necessidades básicas.
4. Foi oferecido à cada casa da moradia estudantil pote de álcool gel.
5. Foi instalado dispenser com álcool gel em cada residência.
6. Foi oferecido um kit com 4 máscaras de pano laváveis aos alunos moradores da moradia estudantil.
7. Visitas na moradia estudantil toda semana pela assistente social para acompanhar a saúde física e emocional dos alunos de vulnerabilidade sócio-econômica que moram na moradia estudantil.
8. Ao todo são 66 contemplações de auxílio sócio-econômico no valor de 350 reais para alunos do IGCE e 55 para o IB. 40 contemplações de auxílio aluguel no valor de 250 reais para o IGCE e 33 para o IB. Cada aluno contemplado anteriormente recebe ainda 120 reais de auxílio alimentação.
9. São oferecidas 96 vagas de moradia estudantil aos alunos com vulnerabilidade sócio-econômica. Cada aluno que recebe apenas essa modalidade de auxílio recebe ainda 120 reais de auxílio alimentação.
Atenciosamente,
Edson Denis Leonel
14/04/2020
RESUMO
Um grupo de representantes da UNESP, composto por docentes, funcionários e alunos, receberá treinamento e capacitação para atuar junto ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) da cidade, visando principalmente auxiliar na realização dos exames diagnósticos do vírus SARS- CoV-2. Nesta parceria inédita, a UNESP fornecerá o apoio através de pessoal e, adicionalmente, serão cedidos ao IAL dois aparelhos de PCR em tempo real, os “RT-PCR”. Estes aparelhos representam o que há de mais moderno e eficiente, neste tipo de exame diagnóstico. Todos as atividades laboratoriais ocorrerão no IAL. Com essa parceria, Rio Claro em breve será um importante centro de diagnósticos em nossa região.
EPN
_______________________________
No dia 15/04 ocorreu uma reunião coordenada pelo Prof. Henrique Ferreira, onde estiveram presentes docentes, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação, que se voluntariaram a auxiliar o Instituto Adolfo Lutz (IAL) de Rio Claro. Esses voluntários atenderam à uma solicitação de auxílio, feita diretamente pela coordenadora Nelly Ignes Zanão Chang Gallo, do IAL de Rio Claro ao Diretor do IB.
Nesta reunião ficou firmado o compromisso entre os presentes, de auxiliar o IAL em diferentes atividades que sejam necessárias dentro daquele Instituto. Dessa maneira, a UNESP irá fornecer SOMENTE VOLUNTÁRIOS E EQUIPAMENTOS para que as atividades do IAL possam ser reforçadas e otimizadas. Nenhuma prática laboratorial, como coleta de amostras ou realização de exames ocorrerá nos laboratórios da UNESP.
Dentro dessa parceria, até então inédita entre UNESP e IAL em Rio Claro, serão cedidos dois aparelhos de PCR em tempo real, os “RT-PCR”. Estes aparelhos são capazes de realizar os protocolos de identificação do vírus de forma mais rápida, representando assim o que há de mais moderno e eficaz nesse tipo de diagnóstico.
Em contrapartida, o IAL irá capacitar estes voluntários, bem como fornecer condições de segurança e operacionalidade para que todos sigam protegidos, e atendam todas às regulamentações e práticas sanitárias atualmente exigidas.
Importante salientar que essa parceria visa, principalmente, capacitar o grupo de voluntários para que eles possam auxiliar realizando os exames de diagnóstico do vírus SARS-CoV-2. Desta forma Rio Claro poderá atuar como importante polo de diagnósticos dentro de nossa região.
Ocorrerá uma nova reunião, dia 17/04, onde o grupo de voluntários irá receber orientações iniciais da coordenadoria do IAL, e também serão determinadas as diferentes frentes de trabalho.
Gnecco concedeu entrevista à Radio Jovem Pan em Rio Claro no dia 20/04/2020 sobre a Pandemia e as ações da UNESP, particularmente o apoio os exames junto ao Instituto Adolfo Lutz, produção de álcool e máscaras. Relata os Grupos de Trabalho do Crupo Executivo. A entrevista começa aos 22 minutos https://www.facebook.com/jcrioclaro/videos/169344630947715/
Durante a quarenta a UNESP Campus de Rio Claro estará recolhendo
(a) alimentos não perecíveis,
(b) produtos de higiene e limpeza e
(c) agasalhos,
para serem doados às pessoas necessitadas de nossa cidade.
O pouco que cada um de nós puder contribuir representa apoio à Saúde e à Vida.
Doe o que puder.
Contamine-se com a Solidariedade.
#UnespRCpelaVIDA
Artista Monica Salmaso promove duetos musicais utilizando aplicativos de videoconferência e produzindo apresentações interessantes, disponíveis no FaceBook e no Youtube. A artista desenvolveu uma performance visual em que os artistas parecem estar lado a lado, criando um pequeno palco nas Redes Sociais.
#fiqueemcasa
@_Ô_DE_CASAS
Link para a Playlist
Prof. Aragão sugeriu informações para uso, confecção e higienização de máscaras de tecido:
clique aqui para visualizar o que site do Ministério da Saúde orienta
Márcia descobriu duas orientações técnicas
https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger
http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+M%C3%A1scaras.pdf/bf430184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7