O vírus da covid-19 se dissemina por conexões. Espalhou pelo mundo e chegou no Brasil pelos voos internacionais. Veja no segundo mapa como se espalhou por meio de voos domésticos. Conforme mostra o Observatório Covid-19 BR, os aeroportos com mais conexões estão nos estados que apresentaram os casos mais precocemente.
Das principais capitais brasileiras se disseminou pelas rodovias para núcleos no interior. As cidades mais populosas e mais próximas às rodovias apresentam maior risco de disseminação na doença. O estudo do Estado de São Paulo vem norteando as medidas de isolamento.
Em cada cidade, cada bairro, cada localidade se dissemina nos locais de trabalho, nas escolas, nos comércios, nas igrejas, nas festas e nas famílias. Por conexões. Quanto mais gente num mesmo lugar, quanto mais gente próxima da outra, mais se dissemina. Há relato na Coreia do Sul que uma única pessoa teria contagiado outras 5.000,.
O único remédio, enquanto a vacina ou a cura não chega é cortar a conexão. As duas últimas semanas foram ruins para o Brasil e para o Estado de São Paulo. Os índices de isolamento vem caindo bastante paralelamente ao aumento no número de casos e de óbitos. Este cenário tem levado autoridades do Estado, a considerarem o endurecimento das medidas de isolamento ao invés de flexibilização nas próximas semanas.Ter no Estado de São Paulo, número de mortos beirando o país inteiro da China, não pode ser o novo normal.
O momento é de manter as conexões, por enquanto, virtuais. Para preservar a minha, a sua e a nossa saúde.
Mobilização de expertise e infra-estrutura permitiram ceder equipamentos de laboratórios de pesquisa, serviços de manutenção e a formação de pessoal (docentes, servidores e estudantes) para dobrar a capacidade de fornecer exames diagnósticos (de 45 para 92 exames diários) que atenderão demandas de Rio Claro e região.
Nas palavras do Prof. Henrique Ferreira, "Ter know-how e conhecimento para enfrentar o novo coronavírus de forma estratégica é o que tem feito a diferença no enfrentamento global à COVID-19. Sem ciência, sem pesquisadores e docentes que estão em constante aprimoramento no desenvolvimento de novas teorias e técnicas, sem a formação de novos profissionais altamente qualificados e sem o apoio das agências de fomento FAPESP, CNPq e CAPES, não teríamos o mínimo de preparo para lutar contra a pandemia. E somente com a união de todos é que venceremos esse inimigo invisível e comum”
ver reportagem em https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35716/unesp-se-une-ao-adolfo-lutz-em-rio-claro-para-ampliar-testagem]
Mesmo com o isolamento na pandemia, muitas atividades continuam a acontecer na Universidade. Além das atividades essenciais, outras de pesquisa, extensão e ensino continuam acontecendo.
Nunca a UNESP se valeu tanto dos recursos virtuais. Quem utiliza o domínio @unesp.br tem acesso a recursos online do Office-Microsoft e do do Google Suite. Muitos de nós nos adaptamos a realizar reuniões virtuais, pelo Hangouts Meet, para tratar de assuntos administrativos com outros colegas e acadêmicos.
Contaremos nas edições futuras deste Boletim a história dessas pessoas que não deixaram a vida na Universidade parar na pandemia.
Também gostaríamos de ouvir como cada docente, discente, servidor está fazendo agora na pandemia. Em breve, estaremos distribuindo questionários online para entender como a comunidade está lidando com seus trabalhos nesse período de isolamento e das perspectivas futuras diante do COVID-19.
O Brasil vinha se preparando para, em 2020, enfrentar o aumento de casos de dengue e gripe que ocorre normalmente no final do verão.
Com a atenção voltada para pandemia da Covid-19, dengue e gripe deixaram o noticiário, mas essas doenças continuam por aí. Isso tem sido a preocupação de várias autoridades de saúde, conforme reportagem da Folha de São Paulo.
Nunca é demais lembrar dos cuidados para evitar a propagação do mosquito da dengue. Em 30/04/2020 tínhamos 607 casos confirmados aqui em Rio Claro.Contra a gripe é muito importante atender à campanha de vacinação, cujos detalhes em Rio Claro podem ser vistos no site da Fundação Municipal de Saúde.
A Unesp proporciona educação superior de alta qualidade a jovens de várias regiões do país. Parte dos alunos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade recebem apoio financeiro da universidade, sem o qual não conseguiriam subsistir, sem prejudicar seus estudos.
No dia 04/05/2020 a comissão local de permanência estudantil - CLPE, se reuniu virtualmente para discutir a atribuição dos auxílios de permanência estudantil. O processo foi divido em duas partes: (1) auxílios aos estudantes veteranos - já realizada e divulgada anteriormente, e; (2) auxílios aos estudantes ingressantes (realizada na presente data). Os auxílios atribuídos foram para IGCE e IB respectivamente:
66 (IGCE) e 55 (IB) auxílios sócio-econômico e
40 (IGCE) e 33 (IB) auxílios aluguéis.
Mais um valor referente ao subsídio alimentação.
Conseguimos publicar a lista dos novos alunos contemplados com moradia estudantil. Foram contemplados 37 IB e 59 IGCE, total 96. A assistente social acompanhou o processo e utilizou critérios de vulnerabilidade sócio econômico para fazer a classificação (que foi realizada na semana passada com participação de docentes, servidores e alunos + assistente social).Agradeço à participação dos membros da CLPE e à assistente social Adriana pelo excelente trabalho que tem desenvolvido e mantendo o bem estar social dos nossos estudantes com vulnerabilidade social.Estamos tendo progresso com o cuidado e atenção aos alunos de vulnerabilidade sócio econômico.
[com informes do Prof. Edson Denis Leonel]
Trata-se de um filme de ficção científica. Esse filme aborda a chegada de naves alienígenas e do "rebuliço" que causam a todas as nações do planeta
O interessante, contudo, é que foge dos padrões por que filmes com tais temas, apesar de parecerem ricos em imaginação, são apenas ricos em tecnologia de imagens (Guerras nas estrelas etc.). Esse filme trata de uma tradutora de idiomas tentando interpretar e se comunicar com os tais seres. Mesmo tratando-se de ficção, é mais interessante quando ela parece mais verossímil. Nos "tradicionais" os alienígenas, por mais estranhos que pareçam, não passam de primatas esquisitos, quando possibilidades de evolução em outros sistemas poderiam levar a caminhos totalmente distintos e não a mamíferos primatas desengonçados. A trama trata de ver como entender possíveis linguagens entre culturas provavelmente totalmente distintas. Ficção pode ter um que de inteligência, o que parece ser o caso desse filme. Menos fantasia, mas muito mais imaginação.
Está interessado no Filme? Gostou da sugestão?
Confira mais detalhes a seguir
Este filme têm indiretamente, possibilidades também de natureza biológica. Mas isso requer espaço muito maior que uma nota crítica em um boletim. O fato, específico do filme, é que os seres mal aparecem porque permanecem dentro da nave em uma atmosfera que lhes é compatível. Isso ajuda a tornar a ficção mais verossímil. Ainda mais, por falta de uma forma mais adequada dos terráqueos se referirem a eles, eles os denominam "heptápodes". O fato somente chamaria à atenção um biólogo ou estudante da área. Eles lembram, a uma certa distância, algo que lembraria polvos. Por que chamaria à atenção? Porque nas formas terrestres existe uma predominância de seres com simetria bilateral, como é o caso da nossa espécie e da maioria das demais. Na Terra há apenas duas formas de seres (do Reino Animal). Os de simetria bilateral (dois lados simétricos - o direito e o esquerdo) e os de simetria radial (exemplo: estrelas do mar etc.). Bem, os tais "seres" apresentam-se com sete lados possíveis. Mesmo com muito menos computação gráfica, a criatividade em termos de imaginação mostra-se muito mais. Além disso, a tentativa de se comunicar com sons e formas de escrever, sugere uma possibilidade muito maior. Por exemplo, ao colocar em questões formuladas aos ditos seres, fica -se pensando, no decorrer da história: colocar além dos sinais do alfabeto, pontos de interrogação, pensa-se - como os seres vão compreender que por esse sinal a "conversa" envolve uma pergunta? Além de tudo, eles têm seus próprios sinais. Como compreender seu significado?
Como ficção, o filme ganha de longe de tudo feito até então.
(Desculpe pela extensão do texto, mas é vício da profissão.)
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 09, abr. 2020. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/antigos/bac-09-07052020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]