Israel anuncia novo lockdown de três semanas em função de explosão de novos casos registrada nos últimos dias, ultrapassando 400 casos por milhão de habitantes. A medida está sendo questionada, com resistência da população, e demonstra as falhas do governo daquele país ao não ser capaz de lidar com a pandemia.
O gráfico do site Our World in Data mostra a evolução do número de casos por milhão de habitantes e foram selecionados alguns países. Em países europeus, como a Espanha, uma segunda onda é claramente caracterizada. Após o pico em final de março, o número de casos diários caiu para valores próximos a zero e que voltam a subir em julho. Ou seja, há um pico e um vale evidentes.
Israel passa por uma segunda onda, mas não uma terceira, pois o aumento de casos é uma sequência da segunda onda, com um pequeno decréscimo em agosto. O Brasil, por sua vez, não apresenta uma indicação clara de que a primeira onda tenha terminado. A evolução dos casos mostra um comportamento mais próximo a um platô, como discutimos no BAC 41.
A intensidade da segunda onda é preocupante. Israel toma novamente a medida drástica do fechamento total dos estabelecimentos e encerramento das atividades. A Espanha tem hoje mais casos diários do que teve na primeira onda e os números continuam subindo. No Brasil o número de casos baixou um pouco para o nível de 130 casos novos por milhão de habitantes, mas ainda na forma de um platô e longe de voltar à situação antes da pandemia.
Os números da pandemia no Brasil e em Rio Claro mostram desaceleração no aparecimento de novos casos de Covid-19 e das mortes dela decorrentes. Mostra que as medidas de contenção do vírus estão funcionando. Porém, desacelerar a doença não é a mesma coisa que eliminar a pandemia. No início de maio, Rio Claro registrava em média, 5 casos por dia. Na semana que se encerrou no domingo 13/09 a média foi de 28 casos, quase 6 vezes maior. Isso significa que a cidade (e o país) ainda está doente. Todos precisamos tomar os cuidados para a cidade melhorar da doença e também evitar que venha uma segunda onda mais feroz do que a primeira. Na Espanha já há 25 % mais casos novos na segunda onda do que o máximo na primeira. Na França e em Israel já são 100% e 600% a mais.
A Covid-19 é nova e nada se sabia sobre a doença quando eclodiu. Hoje sabe-se que além do componente biológico, é uma doença onde o comportamento das pessoas afeta a forma como ela evolui.
Ao contrário do que se imaginava no início da pandemia, a Covid-19 não é transmitida somente pelas gotículas expelidas por uma pessoa doente que atinge diretamente outras pessoas e superfícies (chamados de fôrmites). Esse tipo de transmissão pode ser diminuído com a higienização de superfícies e das mãos, que evitaria o vírus atingir o rosto de uma pessoa. O uso de máscara evitaria uma pessoa expelir essas gotículas e também de uma outra receber diretamente a carga de vírus.
Os aerossóis estão sendo cada vez mais reconhecidos como um meio relevante de transmissão do Sars-Cov-2. Eles são gotas minúsculas de partículas, muito mais leves do que as gotículas, e, por esse motivo, permanecem suspensos no ar por muito tempo. São expelidos pela respiração, pela fala, percorreriam trajetos maiores do que as gotículas, poderiam recircular em ambientes mais fechados e assim infectar uma pessoa que respirasse esse ar. A quantidade de aerossóis aumenta ao falar em voz alta, cantar, gritar, ao espirrar ou tossir.
A chance de ser infectada depende da quantidade de partículas suspensas no ar e também do tempo de exposição a esse ambiente. Quanto mais pessoas num mesmo local, maior a quantidade de partículas. O perigo aumento quando o ambiente é pouco ventilado. O tempo que uma pessoa permanece em ambiente com partículas multiplica o risco de infecção pela Covid-19.
Outros fatores que aumentam o perigo: a proximidade com outras pessoas em distância menor do que 2 metros, possibilidade de manter medidas de prevenção como usar máscara.
A Associação Médica do Texas publicou um gráfico com o risco de contágio pelo Covid-19 em atividades cotidianas. Veja o gráfico reproduzido pela BBC Brasil e aprenda a identificar aquelas com maiores menores riscos de propagação da doença.
Veja a matéria no site da BBC https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54014416
A Anvisa autorizou a retomada dos testes da vacina da empresa AstraZeneca no Brasil a partir de segunda-feira, 14/9. Os testes haviam sido interrompidos após a constatação de que um dos voluntários desenvolveu reação neurológica à vacina. A interrupção do teste é procedimento padrão e corriqueiro e sua continuação segue os protocolos de segurança. A matéria completa pode ser lida aqui.
Com a pandemia do novo corona vírus, os estudos tiveram períodos de suspensão e retomada e os calendários dos cursos sofreram alteração.
Da mesma forma, o calendário para o vestibular das universidades estaduais paulistas também sofreu alteração.
Para divulgar o replanejamento do vestibular para 2021 e orientar os alunos vestibulandos, a Pró-reitoria de Graduação da Unesp está promovendo vídeos semanais com explicações sobre o próximo vestibular.
Também é possível agendar lives para ajudar os vestibulandos com informações sobre as provas e também das carreiras oferecidas pela Universidade.
Os vídeos são produzidos pela graduanda Beatriz Dean Rizzo, estudante de Ciências Biológicas do câmpus do Litoral Paulista, localizado na cidade de São Vicente, na Baixada Santista. Em 2019, Beatriz Rizzo foi selecionada para participar do Programa Líderes Emergentes nas Américas (Elap), por meio do qual fez um intercâmbio na Universidade de Saskatchewan (UofS), no Canadá. Depois disso, tornou-se divulgadora científica.
Primeiro vídeo foi no dia 11 de setembro no canal oficial da Unesp, com a participação dos professoress Gladis Massini-Cagliari, pró-reitora de graduação da Unesp, e Guaracy Tadeu Rocha, da Vunesp. Veja aqui.
"A Ecofalante é uma ONG que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produzimos filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. Damos consultorias a projetos nessas áreas. Fazemos formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais. Produzimos seminários e workshops sobre cinema, educação e sustentabilidade. Realizamos também o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais: a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental."
A Ecofalante promove de forma virtual a 9. Mostra Ecofalante de Cinema com 98 filmes e 8 debates totalmente on-line e gratuitos.
Veja programação completa aqui.
Ficar em casa e sair somente em caso de absoluta necessidade é ainda a principal recomendação para o controle da pandemia.
Se necessário, devem ser tomadas todas medidas para evitar a transmissão:
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
É necessário ainda que se evitem a presença de muitas pessoas num mesmo ambiente e que a permanência tenha a menor duração possível.
Iniciamos neste boletim uma seção "Vamos pensar", procurando mais do que uma conclusão imediata mas dar vazão a nossas incertezas e especulações
Painel com dados detalhados da evolução da Covid-19 em Rio Claro. Com base em informações fornecidas pelas Secretarias de Saúde do Município de Rio Claro e do Estado de São Paulo, são apresentados gráficos de tendências e evolução da pandemia, desde a confirmação do primeiro caso. O acesso está no banner do BAC, na forma de um ícone "Situação da covid-19 Rio Claro" .
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 44, setembro 2020. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-44-15092020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Igor Salomão Monteiro
Roberto Goitein
Maria Christina Amoroso
Auro Aparecido Mendes
José Eduardo F. Ramos
Jamil Viana Pereira
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina