reproduzido de https://images.app.goo.gl/5kCk8qyvbkMNuMkr9
Adilson Roberto Gonçalves
Eduardo Kokubun
Eugenio Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
O filme A Escolha de Sofia, estrelado pela atriz americana Meryl Streep, que ganhou o Oscar pela interpretação, sempre é relembrado para ilustrar escolhas excludentes e em momentos difíceis. "As consequências de algumas decisões podem ser insuportáveis" é o subtítulo que está na capa do DVD ...
Na realidade ambientadas no filme (2a Guerra Mundial e as perseguições nazistas), Sofia com dois filhos precisa escolher qual deles viverá. É um dilema moral, onde nenhuma escolha é aceitável, cujo peso pela decisão a levará a amargura pelo resto da vida.
Escolhas ante nossa atual realidade da Pandemia da COVID-19 sugerem situações para escolhas não ficcionais como:
quem será vacinado, quando não há vacinas para todos?
quem na UTI poderá receber oxigênio?
e podem tragicamente nos inserir na realidade dramática de Sofia, realizando escolhas que podem nos marcar para o resto de nossas vidas.
A primeira escolha pareceu acertada de levar o imunizante para os profissionais da saúde, em especial aos que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Mesmo assim, a contabilizar as doses de vacina disponíveis e as dificuldades econômicas e diplomáticas para a liberação de material da Índia e da China para a produção de maior volume no Brasil, prevê-se que apenas metade desses profissionais poderiam ser vacinados. A restrição dentro da escolha.
Profissionais da saúde se habituam com escolhas difíceis quando a escassez se faz presente. Quem vai ocupar um leito, receber uma bolsa de sangue, ser anestesiado ou encaminhado para uma cirurgia. Dilemas constantes como sujeitos da ação, agora transformados também em pacientes.
O plano A é não precisar escolher. Diplomacia e estratégias funcionando para prover vacinas para todos. Utopia que é substituída pela distopia de ações que dificultam a produção, negociação, logística e a comunicação com a população sobre a importância do combate à pandemia.
As decisões sobre destino de recursos médicos deveriam ser dos próprios profissionais, mas quando se vê prefeitos e asseclas furando a fila da vacinação, a questão é muito mais delicada.
Sofia não seria exposta ao dilema moral se não houvesse o algoz.
Profissionais e gestores de saúde não teriam que fazer escolhas difíceis se houvesse insumos para imunizar e tratar a população. Melhor ainda se não houvesse doente.
A Covid-19 é uma doença evitável.
Não precisamos de diploma, ocupar cargo, disputar eleições, nenhuma habilidade especializada ou complexa para evitá-la:
higienizar as mãos,
usar máscaras,
manter distanciamento,
não aglomerar.
Simples assim, sem nenhum dilema moral.
Alguém pode escolher não adotar nenhuma dessas medidas simples. É um escolha com consequências: poderá contrair o vírus ou ainda transmitir para outra pessoa.
Nesse caso, poderá ter ressaca moral, aquela sensação de culpa que corrói a mente por dias e dias, por algo que fez ou deixou de fazer.
Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. O vídeo está disponível no canal dos Diálogos no Youtube.
De animação de torcida o Cheersleading passou a esporte. A pandemia trouxe um desafio para manter o time tetracampeão nacional unido com o isolamento
O Campus da Unesp de Rio Claro tem um time de Cheersleading desde 2008, ano que a modalidade foi introduzida oficialmente no Brasil. Integrada por 33 alunos do campus, tem em sua bagagem, quatro ouros em campeonatos nacionais (2013 e 2015 União Brasileira de Cheersleaders, e 2017 e 2018 Cheerfest).
Como em todo esporte, o time treina duas vezes por semana, duas horas por dia, nos intervalos ou após as aulas. O apoio institucional da Unesp e da Secretaria Municipal de Esportes não são suficientes para cobrir as necessidades financeiras. Os atletas buscam patrocínio, fazem rifa, promovem cursos para manter os treinamentos e viajar para competições. Dessa forma, levaram a marca da Unesp Rio Claro para onde se apresentam: Minas Gerais e Rio de Janeiro e claro, outras cidades d São Paulo.
As dificuldades aumentaram nessa pandemia e o time teve que se reinventar. Sem possibilidade de treinos presenciais, porque os integrantes voltaram para suas casas, a alternativa foi utilizar recursos online. A solidão do isolamento é o maior desafio, como relata Rafaela Caruso Mazzolani, estudante do 4º ano de Bacharelado em Educação Física e Presidente do time.
Rafaela Caruso Mazzolani –
Presidente da Gestão 2020/2021
Deliders Cheerleading
O time Deliders Cheerleading possui uma gestão composta por atletas e ex-atletas do time, que organiza e realiza tarefas administrativas, de marketing, financeira e de treinamento.
A comissão de treino do time, durante todo o isolamento social, utilizou de métodos online para manter o time ativo física, mental e socialmente. A primeira forma que a comissão encontrou de motivar e de treinar seus atletas, foi enviar planilhas de treinamento e vídeos de explicação dos treinos correspondentes a 1 mês para todos os atletas. Estes treinos eram divididos por posição do cheerleading (Base, Flyer, Jump e Tumbling), que eram mudados mensalmente. Porém, o isolamento social estava mexendo muito com o psicológico dos atletas, e este tipo de treinamento era muito solitário, por isso se encerrou após uns 3 meses.
Para contornar a solidão do isolamento, iniciou-se um treinamento online síncrono através do Google Meet. Elas ocorreram todas as terças feiras das 18 às 19 horas, atendendo à preferência dos integrantes.
Mesmo utilizando de métodos para interação dos atletas e diversão durante os treinos, perdemos muitos atletas durante a pandemia, por diversos motivos como: desmotivação, trabalho, saúde mental desgastada, entre outros. Mesmo com essas dificuldades, a comissão de treino e a Gestão 2020/2021 não desiste. Temos nos organizado para continuar com os treinamentos até o fim do isolamento, sempre relembrando que somos um time incrível, do quanto precisamos estar juntos e do quanto precisamos nos ajudar.
Confira abaixo notícias
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Rio Claro tem capacidade para vacinar 1,6 mil pessoas por dia contra Covid-19, diz prefeitura
Por G1 São Carlos e Araraquara
18/01/2021 16h42
#rioclarosp
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#prefeituraderioclaro
#SuzyBerbert
#vacina
#vacinação
#covid-19
#profissionaisdasaúde
#idosos
#grupospriortários
#comitêanti-covidderioclaro
#comitêanticovidunesprc
Por EPTV1
16/01/2021 12h16
#rioclarosp
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#imunização
#vacina
#eduardokokubun
#máscara
#covid-19
Trinta artistas de países lusófonos reuniram-se, virtualmente, para gravar o videoclipe da canção Anjos Secretos, composta por Francis Hime e pelo fadista Jorge Fernando em homenagem aos profissionais de saúde do todo o mundo, que estão na linha da frente da luta contra a Covid-19. Com direcção de Paulo Mendonça, o vídeo foi realizado exclusivamente com gravações feitas através de smartphones.
O valor gerado com as visualizações do vídeo reverte a favor da organização Médicos Sem Fronteiras.
Mais sobre o vídeo aqui.
Na quinta-feira, dia 7 de janeiro de 2021, superamos a marca de 200.000 brasileiros que perderam a vida em casos da COVID-19 desde o início do ano de 2020, segundo estatísticas oficiais.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 76, janeiro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-76-22012021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina