Eduardo Kokubun Unesp
Ouvi a piada quando eu era estudante do colegial. Um prefeito queria construir uma caixa d'água em seu município. Porém, ao ser informado que a Lei da gravidade de Newton impediria tal obra, ele teria mandado revogar essa Lei. Como adolescentes nos divertíamos em imaginar como seria o mundo sem a força gravitacional? Sem força a nos puxar de volta para o chão, poderíamos flutuar e desfrutar da liberdade de voar como pássaros. Alguém lembrou que sem gravidade, o ar atmosférico com o oxigênio essencial para nossa vida escaparia para o espaço e morreríamos. Outros alegavam que sem gravidade a terra não seria uma esfera e toda matéria terrestre se dispersaria como poeira no espaço.
Anos mais tarde, já com os acervos dos jornais disponíveis na internet soube que a piada não era piada, mas sim uma notícia publicada no jornal "O Estado de São Paulo" em 09/06/1971.
Tentativas de "revogar" leis e explicações científicas com canetadas não são raras. Em 2007, outro prefeito, cansado das cobranças da Câmara Municipal para resolver o problema de enchente na cidade, enviou projeto de lei "proibindo enchentes". Num outro caso mais conhecido mundialmente, Galileu Galilei foi condenado por heresia no século XVII ao afirmar que a terra girava em torno do sol, contrariando a posição da Igreja Católica. Galileu, observando corpos celestes com o telescópio que ele construiu, confirmou e aperfeiçoou a teoria desenvolvida anteriormente por Nicolau Copérnico e Johannes Kepler. Visto da Terra a trajetória dos planetas são muito complexos, ora avançando no mesmo sentido do movimento do sol e da lua, ora exibindo movimento retrógrado em sentido contrário.
Movimento de Marte no sistema geocêntrico, segundo Johannes Kepler.
Segundo a teoria heliocêntrica desenvolvida por Copérnico, Kepler e Galileu, o movimento retrógrado dos planetas poderia ser explicada colocando a Terra girando em torno do Sol. É uma teoria mais simples, mais elegante e mais robusta do que a teoria geocêntrica defendida pela Igreja naquela época, que dizia ser a Terra o centro do Universo.
Esta semana foi movimentada por uma Nota Técnica assinada por um Secretário do Ministério da Saúde com uma tabela insinuando de que o tratamento o "kit covid" era eficaz para o tratamento da Covid-19 mas a vacina que já foi aplicada em 75% dos brasileiros não era. Embora a tabela tenha sido retirada poucos dias depois, as demais partes continuam inalteradas. A Nota alega que a Secretaria tem competência legal para decidir sobre assuntos técnicos e explica os fundamentos para avaliar a qualidade de evidências científicas.
O documento é tortuoso como o movimento dos planetas visto daqui da Terra, misturando considerações jurídicas e científicas, algumas delas corretas quando vistas isoladamente. Porém, como se aprende no treinamento científico, um conjunto de premissas verdadeiras não garante um argumento sólido ou correto. Além disso, a Nota se apoia em estudos cientificamente frágeis quando justifica a evidência a favor do "kit covid", além de alegar que o debate científico sobre o tema estaria contaminado por discurso ideológico.
Proposições científicas devem ser debatidos considerando premissas científicas. Utilizar-se de proposições jurídicas ou ideológicas para refutar achados científicos é como tentar juntar água com óleo: são imiscíveis, incompatíveis entre si. É querer revogar a Lei da Gravidade para fazer a água correr cachoeira acima. É inverter a rotação da Terra na velocidade superior à da luz para ressuscitar a musa do Super-Homem. Possível apenas no universo da ficção, mas incabível no mundo real.
A Nota Técnica tem o mesmo efeito de um Decreto que proíba a circulação do vírus Sars-Cov-2 em todo território Nacional. Uma piada.
Vereador quer mulher no lar. O Estado de São Paulo, 09/06/1971. <https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19710609-20501-nac-0040-999-40-not/> Acesso em 26/01/2022.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. NOTA TÉCNICA Nº 2/2022-SCTIE/MS. Brasília-DF, 20/01/2022. <http://conitec.gov.br/images/Audiencias_Publicas/Nota_tecnica_n2_2022_SCTIE-MS.pdf> Acesso em 26/01/2022.
Prefeito de Aparecida (SP) tenta proibir enchentes por decreto. G1, São Paulo, 03/01/2007. <https://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,AA1407908-5605,00-PREFEITO+DE+APARECIDA+SP+TENTA+PROIBIR+ENCHENTES+POR+DECRETO.html> Acesso em 26/01/2022.
Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro
Conselhos profissionais existem para regular atividades em diversas áreas. Não são instituições sindicais, órgãos de classe ou entidades para reivindicações trabalhistas. Para isso existem associações e sindicatos. Os conselhos têm por base a defesa da população em relação à pessoa que decide exercer uma profissão. O exercício profissional pode impactar diretamente na população e, por isso, a atividade é regulamentada e são definidos quais os limites de tal atuação, incluindo o código de ética profissional.
Ao longo do pandemia veio à tona o detalhamento do código de ética médico, regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina, o qual discutimos neste espaço quanto a abrangência e limitações (edição BAC 95 - "Limites da autonomia do médico e do paciente"). A complexidade e a interdisciplinaridade de muitas profissões modernas requerem constantes revisões e atualizações desses dispositivos legais regulatórios. Nem por isso contradições deixam de existir.
No final de 2021 o Conselho Federal de Biologia baixou a resolução 614 para declarar o profissional da Biologia apto a exerecer o que está sendo chamado de “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, que nada mais é que outro nome para pseudo-ciências. Dentre tais práticas pseudo-científicas foi incluída "bioenergética". Além de atentar contra a boa prática científica no exercício da profissão, a resolução pressupõe que profissionais da área biológica para exercerem tais atividades precisam de "cursos de formação complementares", incluindo aulas com profissionais de outras áreas, incluindo a química.
É necessário que fique claro que o termo “bioenergética” nada tem a ver com a bioenergia incluída no nome da unidade universitária da Unesp - Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN), localizado na cidade de Rio Claro-SP, responsável pela coordenação local, por parte da Unesp, do Programa Integrado de Pós-Graduação em Bioenergia, um dos raros programas integrados pelas três universidades estaduais, Unesp, Unicamp e USP. Bioenergia é definida como a prática científica e tecnológica do uso e entendimento de fontes renováveis (especialmente a biomassa vegetal) para sua transformação em produtos e energia.
Neste site pode-se ter uma visão mais detalhada das atividades desse programa em bioenergia, seus docentes e projetos envolvidos: https://bioenergia.unicamp.br/.
Eduardo Kokubun
Unesp
A semana começou com o anúncio do Imperial College de Londres do recorde na taxa de transmissão da Covid-19 no país. Mesmo com o recente apagão de dados, cada 100 brasileiros infectados transmite o vírus para outros 178, resultando no Rt de 1,78. Rio Claro já registrou valor muito maior na primeira semana de janeiro quando o Rt alcançou o alarmante valor de 7,52, possivelmente impulsionado pelo pânico provocado pelo aumento repentino de pessoas com sintomas de gripe ou covid-19, aumento real de casos por causa das aglomerações de final de ano e a avidez de contagiar da variante Ômicron.
A Rt acima de 1 significa que o número de novos casos diários está aumentando. Portanto, esta onda causada pela Ômicron ainda está em ascenção e deverá continuar assim por algum tempo. O pico será alcançado quando a Rt começar a diminuir e alcançar o valor igual a 1. Poderemos dizer que a onda começou a diminuir quando Rt começar a diminuir para valores abaixo de 1. Mas isso não é o suficiente para decretar o final da onda. Será necessário que a Rt permaneça baixo durante algumas semanas até o número de casos diários caia substancialmente. No caso de Rio Claro, para menos de 6 casos diários. Considerando que em 25/01/2022 foram registrados 341 novos casos, estamos muito longe do desejável.
O BAC vem alertando para a ameaça da Ômicron desde 03/12/2021 quando Rio Claro já vacinara 87,2% da população elegível. Os sinais de sua presença estavam evidentes entre o Natal e o Ano Novo.
O início da vacinação de crianças a partir de 5 anos de idade é uma estratégia necessária para tentar conter o avanço muito rápido dessa variante, que é grave porque infecta muita gente de uma só vez. Em Rio Claro, por exemplo, este mês de janeiro baterá o recorde mensal de novos casos com cerca de duas vezes o recorde anterior de 2.750 novos casos (em 28/01/2022 já eram 5.443).
A semana foi turbulenta, com "notícias" novas aparecendo tão rapidamente como o contágio da Ômicron: cidades registrando ocupação máxima de leitos, laboratórios e secretarias de saúde alertando para a possibilidade de falta de testes, empresas e repartições públicas fechando porque muitos funcionários estão afastados devido à doença. Enquanto isso, não nos preocupamos mais em saber se algum conhecido ficou doente nesta pandemia, mas sim quem "está" doente neste momento.
Para fechar a semana turbulenta, duas notícias de Brasília ilustram a gravidade do momento. Iniciou-se, no âmbito do Governo Federal a discussão sobre a aplicação da 2a dose de reforço (ou 4a dose) da vacina a toda população como já acontece no Chile e em Israel. A segunda notícia é que a Anvisa autorizou a venda de autoteste de Covid-19 que, porém, não deverá ter efeito imediato. Trata-se de kits de testes que o próprio interessado coletará o material e poderá analisar o resultado e já é adotado em muitos outros países. A aplicação não será imediata pois os laboratórios ainda deverão registrar o produto na própria Anvisa. Seria desejável que, assim como no Reino Unido, os kits fossem distribuídos gratuitamente à população pelo sistema público de saúde.
Massanori Takaki
Unesp
No dia 1 de agosto de 2013 gravamos a entrevista com a Profa. Dra. Carminda da Cruz Landim, Professora Titular aposentada do antigo Departamento de Biologia, atual Departamento de Biologia Geral e Aplicada da UNESP de Rio Claro.
A Dra. Carminda iniciou a atividade de docência na antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro em 1959, foi responsável pela implantação do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas na UNESP de Rio Claro, publicou 360 artigos científicos, seis livros e nove capítulos de livros, orientou quarenta e oito mestres e doutores, além de inúmeros alunos de iniciação científica.
Até o momento, a Dra. Carminda foi a única docente a ocupar a função de Diretora do Instituto de Biociências, gestão (1987 a 1991) dividida com a Vice-Diretora Profa. Doutora Maria Neysa Silva Stort.
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Com eventos programados para esse ano, inclusive on-line, a ilustração científica é uma linda área de trabalho nas ciências.
Confiram os eventos para esse primeiro semestre:
I ILUSTRA NORDESTE 27/03/2022 – 29/03/2022
https://www.even3.com.br/ilustranordeste/
II Congreso Internacional de Ilustración Científica Online - 18 a 20 de maio
https://illustraciencia.info/congreso-internacional-de-ilustracion-cientifica-illustraciencia-cosmocaixa/
Confira também a entrevista com o aluno Igor Henrique Freitas Azevedo da pós-graduação da Ciências Biológicas para a TV Unesp sobre seu trabalho com a ilustração científica aqui.
Na biblioteca do câmpus de Rio Claro temos trabalhos sobre o assunto:
Aplicações da ilustração científica em ciências biológicas
Autor: Araujo, Andrea Mendez.
Disponível: câmpus de Rio Claro TCC BIO 2009/13
Catálogo do acervo de ilustradores científicos do Museu do Instituto Biológico = Catalog of the collection of scientific illustrators from the Museum of the Instituto Biológico
Colaborador: Rebouças, Marcia Maria.; D'Agostini, Silvana.; Cytrynowicz, Roney, 1964-
Disponível: câmpus de Rio Claro Referência R500 C357
Ciência e arte : a trajetória de Lilly Ebstein Lowenstein entre Berlim e São Paulo (1910-1960) = Science and art : the trajectory of Lilly Ebstein Lowenstein from Berlin to São Paulo (1910-1960)
Autor: Cytrynowicz, Monica Musatti, 1964.
Colaborador: Cytrynowicz, Roney, 1964-
Disponível: câmpus de Rio Claro Col.Geral 925 C997c
Reconstituição de paleoambientes com microbialitos do Brasil
Autor: Pacheco, Renato Spiller. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)
Disponível: câmpus de Rio Claro TCC BIO 2017/44
Imagem: Pixabay
O Observatório AC&DC apresenta e valoriza espaços de divulgação científica
Fundado em 1999, o espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará procura estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.
A principal ação do Seara é divulgar e popularizar a ciência para alunos, professores e o publico em geral, tendo uma área de 3500m², onde consta um Museu Interativo de Ciências, onde estão expostos mais de oitenta dos principais equipamentos interativos para uso dos visitantes, laboratórios didáticos, um teatro, um observatório astronômico, dentre outras atrações.
O Museu Interativo de Ciências é o carro-chefe da Seara. Nesse espaço, o visitante entra em ação, participando de experimentos interativos de química e física. Além disso, é convidado a conhecer algumas das principais características da Caatinga e ouvir os pássaros típicos da região, em um ambiente todo especial que mimetiza um dos maiores biomas do Brasil.
Ricardo Costa Dobrowisch
Créditos imagens: reprodução da página web do Seara da Ciência
Criada em 1991, a Usina Ciência tem sido um importante canal de interlocução entre a Universidade Federal de Alagoas e a rede de ensino fundamental e médio do estado. Isto porque recebe diariamente alunos e professores de todo o estado
Com uma infraestrutura básica – sala de exposições, núcleo de informática, biblioteca, videoteca, laboratório de química e de física, núcleo de astronomia e salas de aula –também realiza empréstimos de material didático (kits experimentais, fitas de vídeo, DVDs, livros etc.), realização de shows de química e de física, cursos de aperfeiçoamento de professores e ciclo de palestras.
Seus esforços estão concentrados em atividades associadas a três programas principais: Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Ciências Naturais de Nível Fundamental e Médio, Programa de Popularização e Disseminação das Ciências Naturais e Programa de Incentivo à Experimentação em Ciências.
Mais informações: https://usinaciencia.ufal.br/
Angelica Barracco
O Planetário Digital do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) operou durante alguns anos em diversas cidades no estado de Alagoas. A sua cúpula inflável de 6 metros de diâmetro ocupou pátios de escolas, quadras esportivas e ambientes para grande público - especialmente crianças - onde apresentava sessões de simulação do céu com o projetor Delta 2 (Digitalis). Geralmente as atividades eram acompanhadas da exposição “Paisagens Cósmicas” - uma série de painéis com imagens do universo, criada em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia em 2009. Está instalado no Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (CECITE) em Maceió, passando por reforma para se tornar fixo com cúpula de metal e gesso, no entanto, está desativado desde 2019 por falta de equipamento necessário (nobreak).
Mariana Milani
Cidades brasileiras (e no mundo) passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares.
Alguns países que exigem vacinação para entrada aceitam esse certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Ou, se você for morador do Estado de São Paulo, pelo aplicativo do Poupa Tempo Digital.
Foto: unesp.br
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Para garantir a retomada das atividades presenciais de forma segura, ações estão sendo estabelecidas, como o encaminhamento dos comprovantes de vacinação dos funcionários técnico-administrativos e docentes e o preenchimento do inquérito de sintomas diário para os que irão cumprir as atividades de forma presencial dentro do Plano de Retomada das Atividades Presenciais da Unesp.
O acompanhamento dos indicadores selecionados pela Reitoria para direcionar o início e o avanço dessa nova fase, além da atenção a todas as medidas sanitárias amplamente divulgadas estão presentes também.
O preenchimento do inquérito de sintomas é parte importante de todo o processo. Colabore!!
Nesse sentido, podemos garantir o bem estar de todos.
Confira abaixo notícias
Museu realiza última semana do projeto Férias
Ação terá contação de histórias na próxima terça-feira. A atividades são direcionadas para crianças de 6 a 12 anos
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #contação de histórias #MuseuHistóricoePedagógicoPrudentedeMoraes #MonikaMagno #pedagogia #psicologia
#FériasnoMuseu #atividadeslúdicas #educaçãopatrimonial
Cruzeiro contrata Roberto Braga, ex-Bahia e Guangzhou-CHI, como diretor de base
Profissional conheceu as dependências das Tocas da Raposa I e II nesta semana
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #RobertoBraga #Cruzeiro #futebol #categoriadebase #TocadaRaposa #GuangzhouEvergrande #China #Bahia
#Ferroviária #UniversidadedoFutebol #Boavista #Portugal #educaçãofísica #pósgraduação #ciênciasdamotricidade #NúcleodeEnsinodaUniversidadedoFutebol
#UNICEF
Cruzeiro anuncia Roberto Braga como novo responsável pelas categorias de base
Gestor já passou por times do Brasil e do exterior como Bahia, Ferroviária e Guangzhou Evergrande da China
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #RobertoBraga #Cruzeiro #futebol #categoriadebase #TocadaRaposa #educaçãofísica #pósgraduação #ciênciasdamotricidade
#FaculdadedeDesporto #UniversidadedoPorto #Bahia #Ferroviária #GuangzhouEvergrande #China
Geólogo alerta que “turismo de natureza” exige cuidados na região de Rio Claro
Após o recente desabamento de rocha que resultou na morte de dez pessoas em Capitólio, Minas Gerais, a preocupação com os riscos que envolvem o chamado “turismo de natureza” ganharam força. Em entrevista à rádio Jovem Pan News de Rio Claro, o professor do curso de Geologia da Unesp, Alexandre Perinotto, explica os riscos nesses passeios e alerta que na região de Rio Claro também existem locais muito frequentados que merecem atenção quanto à segurança
https://www.youtube.com/watch?v=FmjozOtGkYo
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #AlexandrePerinotto #geologia #geólogo #JovemPanNews #Capitólio #MinasGerais #Cuscuzeiro #Analândia #turismodanatureza
#segurança
PESQUISADORES DISCUTEM RISCOS E VULNERABILIDADES NA UNESP RIO CLARO
Fonte: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #Ceapla #CentrodeAnáliseePlanejamentoAmbiental #desastresnaturais #Defesacivil #Casamilitar #mudançasclimáticas
#riscosambientais #MagdaAdelaideLombardo #SamiaMariaTauk-Tornisielo #MariaJuraciZanidosSantos #UniversidadedeCoimbra #Unam #ONU #InstitutoGeológico
#ESALQ #USP #Policiamentoambiental #UniversidadeAnhembiMorumbi #CentroNacionaldeGerenciamentodeRiscoseDesastres #Cenad
Sob outro ponto de vista
https://www.nexojornal.com.br/externo/2021/12/31/Sob-outro-ponto-de-vista
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #Avidaemcores #DavidAttenborough #plantas #flores #cores #predadores #MariaGabrielaCamargo #FrontiersinPlantScience
#MontserratArista #UniversidadedeSevilla #polinizadores #abelhas #AmandaMartins #PatriciaMorellato #espectrofotômetro #AmericanJournalofBotany #padrãodecores
#cerrado #Itirapina #CarlosEduardoPereiraNunes #UniversidadedeStirling #UFU #USP #JardimBotânicodoRiodeJaneiro #ViniciusBrito #AdrianDyer
#InstitutoRealdeTecnologiadeMelbourne #TheConversation #SerradoCipó #EstaçãoExperimentaldeZonasÁridas
Virada de ano deve ser com chuva em Rio Claro
https://www.jornalcidade.net/rc/virada-de-ano-deve-ser-com-chuva-em-rio-claro/197290/
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #Réveillon #chuvas #clima #CarloBurigo #Ceapla
Volume de chuvas em 2021 é 23% menor e reservatórios de Santa Gertrudes estão abaixo da média
Além disso, consumo aumentou 2% este ano e 80% da água captada estão sendo usados para o abastecimento da cidade.
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #SantaGertrudes #abastecimentodeágua #BRK #chuvas #LaNina #monitoramentopluviométrico
Contribuição de @clorofreela
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
É como se toda a nossa cidade [Rio Claro] mais as cidades de Santa Gertrudes, de Cordeirópolis, de Ipeúna, de Corumbataí, de Iracemápolis, de Charqueada, de Analândia, de Águas de São Pedro, de Itirapina, de São Pedro, de Brotas, de Torrinha, de Santa Maria da Serra, de Dourado, de Ribeirão Bonito, de Conchal, e de Engenheiro Coelho, de Trabiju, de Boa Esperança do Sul, de Ribeirão Bonito e de Artur Nogueira desaparecessem do mapa.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 25/11/2021)
Não apenas cidades desapareceram: avós, pais, irmãos, filhos e amigos que se foram.
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
No sábado, dia 07 de outubro de 2021,
superamos a marca de 600.000 brasileiros
que perderam a vida em casos reconhecidos da COVID-19
desde o início do ano de 2020.
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.
Para participar clique aqui
ou acesse pelo endereço
Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.
Tomar todas as doses de vacina
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
Ajudar os mais necessitados
Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Veja dados completos da evolução da pandemia em Rio Claro no Painel Covid-19
UNESP em Rio Claro
Unesp forma profissionais de alto nível, desenvolve pesquisas científicas essenciais, interage com a comunidade por meio de suas atividades de extensão e, ainda, injeta R$ 125 milhões ao ano na economia de Rio Claro
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#UseMascara
#EviteAglomeracoes
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 154, janeiro 2022. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-154-28012022. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Adilson Roberto Gonçalves
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Massanori Takaki
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Massanori Takaki
Suzi Berbet
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Adilson Roberto Gonçalves
Osmar Malaspina
Samuel Cardoso Ferreira
Renato Hoffmann