Quanto maior a idade, maior é o risco de uma pessoa ser infectada pelo novo coronavírus, de desenvolver uma forma mais grave da doença e também de ir a óbito. Para entender como a Covid-19 afetou as diferentes faixas etárias no município de Rio Claro, o BAC contabilizou o número de casos pelos meses de março a setembro nas diferentes idades. A data de início dos primeiros sintomas foi utilizada para separar os casos novos por mês. Ao longo da pandemia, a proporção de casos nas faixas etárias maiores vem diminuindo consideravelmente. As pessoas com 60 anos ou mais de idade representavam quase a metade dos casos em março e reduziu para pouco menos de 20% em agosto. A redução mais notável ocorreu nas pessoas com mais de 80 anos. Já a proporção de casos na faixa etária entre 20 a 39 e 40 a 59 anos vem se mantendo relativamente estável desde junho. Contudo, o que chama a atenção é que desde junho a proporção de casos entre 20 a 39 anos vem aumentando consistentemente.
O panorama muda dramaticamente quando examinamos os óbitos. Em todos os meses de pandemia em Rio Claro, cerca de 80 % dos óbitos ocorreram em pessoas com idade de 60 anos ou mais.
Outro aspecto que merece atenção é que casos de Covid-19 são raríssimos nos mais jovens – adolescentes e crianças – com idade menor do que 19 anos.
Os dados mostram que a cadeia de transmissão do vírus está sendo mantida por adultos com menos de 60 anos. Nesses primeiros dias de setembro os adultos mais jovens, com menos de 40 anos, estão contribuindo proporcionalmente mais com a circulação do vírus. Contudo, a faixa etária de idosos é que sente os efeitos mais severos da pandemia, onde ocorrem 4 em cada 5 óbitos no município.
A pandemia da COVID-19 já infectou mais de 4.241.797 pessoas no Brasil, com 129.667 mortes.
Em nossa cidade, já contabilizamos 4.421 casos positivos, com 120 óbitos (dados de 10/09). Não são meramente números, estatísticas, mas pessoas, famílias enlutadas e GENTE sofrendo.
Com as flexibilizações que estão ocorrendo, muita gente está considerando que a “pandemia acabou”, ou “vamos para o pós-pandemia”. Isto não é verdade. A contaminação continua e os óbitos aumentando.
Para conhecermos um pouco mais sobre os impactos da COVID-19 e os problemas dessa grave pandemia na vida das pessoas, realizaremos uma “live” abordando "O impacto da Covid em nossas vidas: testemunhos de pessoas recuperadas - MAS, a pandemia continua matando". Assistiremos a depoimentos de pessoas de Rio Claro que se recuperaram da COVID-19 e faremos um alerta sobre a permanência da doença em nossa cidade.
Organizam esta “live” entidades de Rio Claro, entre as quais, a UNESP, Sindicato dos Químicos, Rio Claro Grupo, OAB, CONSEG e Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.
SÁBADO, 12 DE SETEMBRO DE 2020 – 13h00
Para acompanhar a “live” acesse uma das páginas a seguir
Participe. Acompanhe e fique sabendo!
Este é um filme/documentário tendo como personagem central, meu primo Ian Guest. Ele, nascido na Hungria durante a segunda Guerra Mundial, veio parar aqui com os pais. O pai dele "descobriu" nossa existência quando veio a São Paulo em 1959 depois de há alguns anos já no Brasil. Um pouco por ser meu primo, mas muito por ter uma história de vida muito incomum, além de ser grande músico.
De quebra, a língua húngara é interessante, apesar de um tanto incompreensíveis para quem não seja húngaro, como eu. É uma língua de etimologia muito difícil, por que não é do grupo germânico (Alemão, Inglês, Holandês, Sueco, Norueguês, Dinamarquês etc.), nem latina (português, espanhol. Italiano, Francês, Romeno etc.), nem eslavo (Russo, Tcheco, Polonês, Búlgaro, Sérvio, Croata etc.). Enfim, é uma língua quase única. Na Europa os três grupos de idiomas predominantes são os de raízes germânicas, latinas e eslavas.
Apesar de por essa via (celular), ser possível acompanhar o filme, sugiro uma forma mais "agradável" de ver. Na TV, via YouTube, procurando diretamente pelo nome do diretor, Marcello Nicolato, fica possível ver diretamente pelo telão da TV.
Ficar em casa e sair somente em caso de absoluta necessidade é ainda a principal recomendação para o controle da pandemia.
Se necessário, devem ser tomadas todas medidas para evitar a transmissão:
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
É necessário ainda que se evitem a presença de muitas pessoas num mesmo ambiente e que a permanência tenha a menor duração possível.
Iniciamos neste boletim uma seção "Vamos pensar", procurando mais do que uma conclusão imediata mas dar vazão a nossas incertezas e especulações
Acompanhe a agenda cultural da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp do mês de setembro :
https://www2.unesp.br/portal#!/proex/artes-e-cultura/agenda-cultural/
Videoclipe Um Museu paratodas todes todos do Museu do Ipiranga celebra a diversidade brasileira. A obra tem como base a música Paratodos de Chico Buarque de Holanda, com a Orquestra e o Coral da USP, com participação do próprio Chico Buarque e das cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Taiana Takeua.
"Verificado é uma iniciativa das Nações Unidas, em colaboração com a Purpose, para oferecer conteúdo que vai direto ao ponto para disponibilizar informações que salvam vidas, orientações baseadas em fatos e histórias do melhor da humanidade."
No combate à desinformação da pandemia, a iniciativa das Nações Unidas possui visual e linguagem atrativas para disseminção da informação segura no combate à Covid-19.
Possui atualizações por newsletter, grupos de WhatsApp e Telegram e está presente no Facebook e Twitter.
Confira aqui: https://shareverified.com/pt
1973 - Queda do presidente Salvador Allende e ascensão de Augusto Pinochet no Chile
2001 - Campinas amanhece com a notícia do assassinato do Prefeito Toninho do PT ocorrida no dia anterior (10/9/2001)
2001 - Atentados nos Estados Unidos, com a marcante queda do complexo das torres gêmeas em Nova Iorque, com cerca de 3 mil mortos
2020 - COVID 19 provoca cerca de 5,5 mil mortes por dia
Painel com dados detalhados da evolução da Covid-19 em Rio Claro. Com base em informações fornecidas pelas Secretarias de Saúde do Município de Rio Claro e do Estado de São Paulo, são apresentados gráficos de tendências e evolução da pandemia, desde a confirmação do primeiro caso.
O acesso está no banner do BAC, na forma de um ícone "Situação da covid-19 Rio Claro" .
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 43, setembro 2020. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-43-11092020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Igor Salomão Monteiro
Roberto Goitein
Maria Christina Amoroso
Auro Aparecido Mendes
José Eduardo F. Ramos
Jamil Viana Pereira
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina