Interrompida a vacinação dos grupos de risco. Comunicado da Prefeitura de Rio Claro (reproduzido ao lado) indica que não serão recebidas novas doses de vacina nesta semana.
Indica-se também que a chegada de novo lote está prevista apenas para o dia 23/2/2021 (3af da próxima semana)
Eduardo Kokubun.
Unesp
Desenvolvidas em velocidade sem precedente, o desafio agora é o de produzir e distribuir as vacinas contra a SarsCov-2 em escalar suficiente para atender à população. Enquanto isso não ocorre é necessário fazer escolhas e estabelecer prioridades.
Seguindo orientação federal e estadual, Rio Claro tem como alvo nesta primeira fase, os profissionais de saúde e os idosos acima de 60 anos. Com 5,5% da população total do município já vacinada, estamos em compasso de espera para completar a aplicação da primeira dose idosos entre 60 e 79 anos.
Idosos e pessoas com comorbidades são mais suscetíveis a desenvolverem as formas mais graves da Covid-19, requerem mais internações e registram mais óbitos. Portanto, faz muito sentido, que eles sejam os alvos prioritários.
A proporção de idosos afetados pela Covid-19 no ano passado de 15,7% não é muito diferente da proporção de 16,8% na população. Os 60,3% de adultos de 20 a 59 anos tem mais risco de adquirir a doença, pois responderam por 78,5% dos casos.
Os idosos levam desvantagem com as internações e óbitos: eles respondem por 50,5 % das internações e 76% dos óbitos. As vacinas, de acordo com estudos científicos, praticamente eliminam os casos mais graves, entendam-se internações, da Covid-19 e também os óbitos. Portanto, se a população de idosos estiver imunizada, as internações cairão para a metade desafogando hospitais e o sofrimento de pacientes e familiares. O potencial para reduzir óbitos é maior ainda: 3 em cada óbitos serão evitados.
Rio Claro tem parte da população com mais de 80 anos, já cobertos com a primeira dose da vacina, que corresponde a 2,3%. Parece pouco, mas os efeitos sobre a epidemia não são nada desprezíveis. Após a segunda dose, pode-se evitar 14,9% das internações e 26,9% dos óbitos. Com 2,3% de vacinados evitando 26,9% das mortes. No gráfico, equivale a apagar todos os bonequinhos vermelhos. Um ganho e tanto.
Quando a vacinação alcançar aqueles com mais de 60 anos, serão outros 14,5%, que somados aos de mais de 80 anos, serão 16,8%. Com essa cobertura, serão evitados 50,4% de internações, e 76% de óbitos. Além dos bonequinhos vermelhos, aqueles marrons seriam apagados.
Em tempos de cobertor curto, a estratégia de priorizar a vacinação de idosos, como se vê, é bastante efetiva.
Caio Bernardo Gomes
UNESP
O que somos.
Com a iniciativa de alunos do curso de Geografia da Unesp/Rio Claro, a Geoplan Júnior - Soluções Locacionais, deu início às suas atividades em 2009, diante da aproximação com o mercado de trabalho e as possibilidades de desenvolvimento técnico-profissional e pessoal. A partir deste período, a empresa júnior teve a honra de receber por quatro vezes consecutivas o prêmio mundo MundoGeo#Connect. Sendo em 2012 e 2013, o primeiro lugar na categoria Empresa Júnior do setor Geo e, em 2014 e 2015 a segunda colocação. Em 2017, ficou entre as TOP 5 Melhores Empresas Juniores do Setor Geo.
A Empresa Júnior busca o trabalho em grupo, comunicação, atividades voltadas para a atuação da modalidade do bacharelado na Geografia, aproximação com a comunidade, aplicação prática de conhecimentos de sistemas de informação geográfica
O que fizemos
Em 2020, com o avanço da Pandemia no território brasileiro e a suspensão das aulas presenciais, o principal foco da Geoplan foi nos membros, buscando reuniões/encontros virtuais para tratarmos sobre as consequências do isolamento e o cenário de pandemia como um todo. Dentro desse cenário, a empresa júnior se mobilizou para realizar uma Roda de conversa sobre saúde mental, com a participação de uma especialista.
Além disso, procuramos desenvolver um projeto voltado a análise de dados sobre a Pandemia de Covid-19, focando na distribuição geográfica, mapeamento de casos e óbitos na DRS Piracicaba. Esse projeto visou e ainda visa o compartilhamento e análise dos dados referentes ao Covid-19, para utilidade e conscientização pública, com a finalidade de entender e compreender (de maneira ilustrativa) o avanço da epidemia do coronavírus na região em questão. Por conta do contexto pandêmico que estamos vivenciando,não foi possível estabelecer projetos que a Geoplan desenvolve voltados para a modalidade de bacharelado, tendo em vista que estas atividades necessitam de trabalhos de campo. Sendo assim, procuramos capacitações remotas que pudessem contemplar a todos dentro dos recursos disponíveis individualmente.
Apesar de tardiamente, também realizamos o processo seletivo dos novos membros para a gestão de 2020, onde todas as etapas foram feitas de forma remota, desde a seleção dos currículos até o momento de aprovação dos novos membros da Geoplan Jr - Soluções Locacionais. Para que todos estivessem no mesmo nível de conhecimento sobre softwares GIS e houvesse um reconhecimento da plataforma, foi realizada uma capacitação de nivelamento pelos membros Caio Bernardo Gomes, Enrique Santana Pires e Grazielle Beatriz de Lima.
Como fizemos
O desenvolvimento das atividades remotas ocorreram em paralelo com a graduação, a partir das reuniões gerais já previstas no calendário e excepcionalmente em reuniões adicionais, com dinâmicas organizadas pela diretoria de Recursos Humanos para que de alguma forma pudéssemos nos distrair um pouco. Desta forma, tentamos ao máximo mantermos a proximidade entre membros e dando uma cara mais humanizada em nossas relações, acolhendo uns aos outros em um momento tão atípico que estamos vivenciando.
Para onde vamos.
E em 2021 não será diferente, com a possibilidade do Ensino Remoto se estender por mais alguns meses, a perspectiva da Geoplan Jr. é manter com as atividades, capacitações e o processo de integração e ambientação, na medida do possível, entre os novos integrantes - que ingressaram na Empresa no ano de 2020, já no cenário, e os que entrarão em 2021 - com os membros antigos e com as questões da Empresa Júnior.
Além disso, com certa “adaptação” ao cenário atual, as considerações sobre planejamentos da equipe Geoplan se tornaram outras. As equipes de Marketing e Relações Comerciais se fizeram ainda mais necessárias para buscar novos cliente e, assim, novos projetos remotos, voltados para o mapeamento temático e geoprocessamento.
Visite o site da Geoplan aqui
O Brasil passou da triste marca de 240 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nunca é demais lembrar as recomendações de saúde pública. Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
O Painel Interativo sobre a COVID-19 (PICOVID) é um observatório de dados em que coletamos os números relacionados à COVID-19.
Cobre as seguintes cidades do estado de São Paulo:
Catanduva, Cravinhos, Novo Horizonte, Olímpia, Pindorama, Ribeirão Preto, Santa Adélia, São Carlos, Serrana, Sertãozinho e Severínia.
Página: https://www.picovid.com.br/
Tweeter: @pi_covid
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
"A orquestra “Brasil Jazz Sinfônica” esteve no @ButantanOficial para gravar um clipe para comemorar os 120 Anos da Instituição, que será no próximo dia 23 de fevereiro. O diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, fala sobre esse momento de comemoração e também de pandemia.
A orquestra é regida pelo maestro Tiago Costa e a composição foi interpretada pelo cantor Renato Braz. A música executada é a “Estão Voltando as Flores”, de Paulo Soledade."
Vídeo aqui.
Facebook: @ButantanOficial
Na quinta-feira, dia 7 de janeiro de 2021, superamos a marca de 200.000 brasileiros que perderam a vida em casos da COVID-19 desde o início do ano de 2020, segundo estatísticas oficiais.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Chuva e ventos de 82 km/h atingiram RC na tarde de quarta (17)
No começo da tarde de quarta-feira (17) uma chuva acompanhada de fortes ventos atingiu a cidade de Rio Claro.
https://www.jornalcidade.net/rc/chuva-e-ventos-de-82-km-h-atingiram-rc-na-tarde-de-quarta-17/173200/
Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. O vídeo está disponível no canal dos Diálogos Unesp RC no Youtube.
#unesppelavida
Vídeo novo da campanha Unesp pelas vacinas.
Mensagem da Unesp na campanha pelas vacinas aqui.
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 84, fevereiro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-84-19022021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina