Com 1 novo caso registrado ontem (17/5) e 2 hoje, Rio Claro tem 28 casos confirmados com testes moleculares e 23 com testes rápidos. O número de óbitos continua estacionado em 8.
Número de internados e UTI incluem leitos SUS e hospitais particulares.
Não tem tempo? Em poucas palavras
Tem coriza, ou coriza e febre apenas, fique em casa.
Coriza, febre e tosse, procure UBS ou USF.
Coriza, febre, tosse e falta de ar, procure UPA ou PSMI.
O atendimento a casos suspeitos de Covid-19 é feito em ala isolada.
Tendo sintomas leves o tratamento será em sua casa. Todos que tiverem contato com doentes deverão cumprir 14 dias de quarentena.
Os testes serão feitos nos casos que requerem acompanhamento mais cuidadoso, atendendo a critério médico, porque, por enquanto, não há ainda número suficiente de testes.
Se precisar de internação você será encaminhado a hospital de referência em Rio Claro ou outras cidades vizinhas.
Unidade Sentinela (hospital de campanha) será implantada em Rio Claro quando for necessária.
Os Postos de Saúde estão localizados nos bairros da cidade: são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou as equipes de Estratégias de Saúde da Família (PSF).
Os Serviços de Urgência funcionam 24 h nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento - Cervezão e da Av 29) e no Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI) além do SAMU (192).
Chegando na unidade de serviço o atendimento a pacientes com algum sintoma de vírus respiratório será separado dos demais casos. Você será avaliado pela enfermagem e encaminhado para a consulta médica.
Não espere que o teste de Covid-19 será feito. Por enquanto, o protocolo de atendimento adotado no Estado de São Paulo e em Rio Claro faz testes em casos que requerem mais cuidado. Aos poucos, todos os casos suspeitos no Estado de São Paulo serão testados.
No mundo inteiro, a maior parte dos pacientes da Covid-19 tem sintomas leves ou não apresentam sintomas e se esse for o caso, o médico mandará você se tratar em casa. Caso tenha suspeita de Covid-19, você, as pessoas que moram na mesma casa e todas que tiveram contato próximo prolongado com você, deverão permanecer isoladas durante 14 dias. A Vigilância Epidemiológica ou o TeleCorona continuará monitorando você, independente de ser testado ou não.
Cerca de 1 em cada 5 doentes precisará de cuidados hospitalares que serão prestados por hospitais de referência: Santa Casa ou Hospitais Regionais em outros municípios. A Secretaria da Saúde cuidará dessa internação com muita agilidade pela CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde): Rio Claro tem leitos garantidos em diversos hospitais de referência. As UPAs e o PSMI acolherão o paciente até a transferência para esses hospitais muito melhor preparados do que as UPAs e PSMI para o atendimento complexo que a Covid-19 requer.
Rio Claro dispõe de 10 leitos UTI e 10 leitos de enfermaria hoje e outros 20 UTI e 10 enfermaria podem ser criados. A rede particular tem 45 leitos reservados. Não há ainda necessidade de criar Unidades Sentinela, como os hospitais de campanha de outras grandes cidades, mas há previsão para criar, quando necessário.
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 13, maio 2020. Disponível em:
https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-13-15052020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]