O Imperial College de Londres apontara em seu relatório de 26/04/2020 que o Brasil seria nesta semana, um dos dois países (ao lado dos EUA) com número muito alto de mortes (< 5.000). Os maiores entre os 48 países monitorados.
A semana não foi nada boa. Na quarta-feira ultrapassamos o número de mortos na China e também a barreira do Imperial College. Além disso, dentre os países estudados, o Brasil é onde uma pessoa com a doença infecta mais pessoas.
Até a semana passada, o número de casos e de mortes mostravam crescimento menor do que o previsto suscitando dúvidas: seria devido à subnotificação ou ao efeito favorável das medidas de isolamento social?
A evolução desta semana sugere o pior cenário. Vejamos no gráfico: o pico no número diário de mortes em outros países ocorreram entre 20 e 40 dias após a confirmação da 5.ª morte. Já no Brasil, quase aos 40 dias, a curva continua subindo... mais rapidamente.
Triste semana.
O início de nossas aulas de atividades físicas para as pessoas da comunidade foi diferente este ano. Com apenas uma semana, as atividades que durariam todo o ano, duas vezes por semana tiveram que ser interrompidas por causa da pandemia.
O dilema dos coordenadores era de viabilizar a proximidade com seus alunos, apesar do distanciamento social. Distanciamento social não é sinônimo de isolamento comunitário.
Convidamos o aluno bolsista PROEX, Lourenzo Volpi da Silva Oswaldino, e juntos estamos desenvolvendo atividades com apoio do Whatsapp, ferramenta já utilizada para a comunicação entre coordenadores, estagiários e população. Foi criado um grupo com todos os alunos que manifestaram interesse em participar para compartilhar:
- material com orientações relacionadas a hábitos diários, como a importância de se hidratar e se expor ao sol (mantendo as orientações de distanciamento);
- dicas de atividades para realizar em casa, com ênfase em aspectos positivos para tornar o dia mais agradável e menos monótono;
- vídeos com orientações de como quebrar o comportamento sedentário e se manter ativo em casa, com exercícios de alongamento, de atividades aeróbicas e de força;
- estímulo à “correntes”, onde por meio do registro de fotos os alunos podem compartilhar com os amigos atividades realizadas em casa que proporcionam alegria e bem-estar;
Para os alunos que não tem acesso ao Whatsapp, fazemos ligações, para saber a situação de cada um e passamos orientações gerais com base no material produzido para o grupo do Whatsapp.
Realizaremos ainda videoconferências e/ou lives nas redes sociais com o objetivo de manter o apoio social e desenvolver atividades que proporcionem bem-estar.
Assim, por meio dessas pequenas ações buscamos dar suporte ao nosso público. Esclarecemos que, mais do que estimular hábitos saudáveis, buscamos sempre desenvolver uma escuta ativa. Nos atentamos para que as dicas e orientações não soe como um dever, mas sim como uma opção que pode contribuir com esse momento.
O Projeto Saúde Ativa é realizado pelo Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde - NAFES, da UNESP de Rio Claro desde 2001 e conta com o apoio da PROEX.
Matéria da BBC News analisa desempenho de lideranças femininas de países como Nova Zelândia, Alemanha, Taiwan, Noruega e Dinamarca no enfrentamento à pandemia do COVID-19, com medidas rápidas e importantes para a manutenção da saúde de suas populações.
Vídeo do Departamento de Saúde de Ohio, nos EUA, parar alertar sobre transmissão do Covid-19.
[https://www.youtube.com/watch?v=o4PnSYAqQHU&feature=]
Em tempo de isolamento, temos a oportunidade de conhecer a história e o funcionamento da Orquestra Acadêmica da Unesp em uma série de vídeos nas redes sociais.
A série começa com o diretor musical e maestro, Lutero Rodrigues, contando a origem, os propósitos e as relações da orquestra com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura.
Com programação online, segundas e quintas às 17h
Primeiro vídeo da série aqui
no instagram: @academicadaunesp
no facebook: https://www.facebook.com/Orquestra-Acad%C3%AAmica-da-Unesp-164660613552828/
Página da Orquestra Acadêmica da Unesp aqui
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 06, abr. 2020. Disponível em:
https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/antigos/bac-06-28042020. Acesso em 29 abr. 2020
Título do periódico, (abreviado ou não), Cidade de publicação, volume, número, páginas inicial e final, mês abreviado (se houver) e ano. Disponível em: http://... Acesso em: dia mês ano