O adiamento da revisão do Plano São Paulo está confirmando que os números da pandemia no Estado vem aumentando. Acuado pelo aumento em internações pela Covid-19, o governo do Estado determinou que as cirurgias eletivas sejam suspensas em todos os hospitais, e recomendou que os leitos destinados aos pacientes Covid-19 não sejam desmobilizados. Paira no ar o temor de que a segunda onda esperada para depois do carnaval tenha antecipado sua chegada para o Natal e Ano Novo.
Ian M.Mackay, virologista da Nova Zelândia, compara as medidas de proteção com as fatias de queijo suiço. Cada fatia representa uma medida de proteção imperfeita, com furos. Nenhuma delas sozinhas é suficiente para quebrar a corrente de transmissão. Precisamos sobrepor várias fatias para aumentar o grau de proteção.
As primeiras fatias são de responsabilidade pessoal, como manter distanciamento e uso de máscara. Outras fatias envolvem responsabilidades compartilhadas, desde a realização de testes até a vacinação.
O aumento nos números da pandemia vem ocorrendo segundo especialistas porque estamos relaxando. O modelo do queijo suíço mostra que esse relaxamento pode estar ocorrendo em diversas partes por diferentes pessoas. Precisamos lembrar de manter o distanciamento, de usar máscara, higienizar as mãos. O poder público precisa continuar a testar e rastrear os contatos, fazer quarentena de possíveis infectados e isolar doentes. As instituições precisam manter ambientes ventilados ou com filtragem de ar.
Conforme o BAC já alertou, a baixa nos números da pandemia seria uma oportunidade para respirar e estruturar medidas para evitar ou minimizar os efeitos de uma segunda onda. Precisamos todos reforçar as medidas ao nosso alcance, pois a pandemia ainda não acabou.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54977391
O portal G1 compara as principais vacinas contra a Covid-19 que estão em fases finais de testes, prévias à aplicação em larga escala na população (veja aqui). A figura apresentada pelo portal mostra as principais diferenças entre as quatro vacinas mais avançadas, em relação à eficácia comprovada e ao tipo de tecnologia utilizada em seu desenvolvimento. Importantes são também outros fatores descritos no texto, como o número de doses e a necessidade de resfriamento a temperaturas mais baixas.
Os especialistas defenderam desde os primeiros anúncios dos estudos com imunizantes a necessidade da realização de pesquisas diversificadas, pois não será apenas uma vacina que será eficiente para toda a população. No momento, estão em estudo 11 imunizantes em estudos clínicos (veja aqui), além de centenas de outros em fases pré-clínicas, ou seja, com testes realizados em laboratórios e animais.
O acesso à melhor vacina dependerá de custos e logística. O Brasil tem acordo direto para a produção de duas delas, a Coronavac pelo Instituto Butantan, e a da AstraZeneca, pela Fiocruz. O instituto russo Gamaleya, responsável pela Sputnik V, possui acordo com o governo do Paraná para a distribuição no Brasil. A comunicação será fundamental para a população saber quando, qual e em quantas doses deverá se vacinar, para evitar dupla vacinação e possíveis reações medicamentosas entre os imunizantes que não foram avaliadas ainda.
Fonte: Portal G1 --> acesse aquiÉ um filme indiano (falado a maior parte do tempo em inglês, porque é - ou parece - que é comum na India as pessoas falarem inglês as vezes misturando com frases no idioma local). Trata-se de um menino com dislexia, problema até comum, mas visto frequentemente como falta de empenho em aprender. Acho interessante recomendar aos nossos colegas docentes e discentes, porque, seja como for, sempre temos algo a ver com processos educacionais. É bem interessante, por que a aparente "vagabundagem" vista até pelo pai do menino e por professores na escola (evidenciando sua falta de preparo na profissão), mostra algo bem distinto do que parece. É claro, como filme, tem algo de romanceado, mas não é sentimentalóide.
Gostou da sugestão? O filme está disponível na plataforma streaming Netflix. Aproveite!!
Nesta tarde chuvosa
Minha mente em polvorosa
Não pega fogo de imediato
Acesa, queima fosfato
Ontem na rua tive a sensação
Vendo as pessoas na contramão
Que a pandemia saiu de ação
Vida normal, pós-eleição
Sem máscaras, desprotegidas
Seguiam suas vidas...
Hoje a segunda onda vem forte
Levaremos quantos capotes?
Estamos distraídos e aglomerados
Relaxados, como em dia de feriado
Mas a pior onda é a negacionista
Por ideologia, nega a ciência e a razão
Teimosa, obstinada, simplista
Fanática, ultraliberal, eugenista
Ao 'deus-dará', apagão, inação
Sem noção nem nação, egoísta
É um projeto que reunirá uma lista de obras em Língua Portuguesa ligadas aos temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A relação de livros selecionados será divulgada no site da ONU como referências de leituras sobre os ODS. No Brasil, o processo de seleção dos livros será feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).
Página: https://servicos.cbl.org.br/clube-de-leitura-ods/
Memorial dedicado à história de cada uma das vítimas do coronavírus no Brasil.
"Inumeráveis são também as vítimas da pandemia. Não há quem goste de ser número. E gente merece existir em prosa."
Página: https://inumeraveis.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/inumeraveismemorial/
Instagram: https://www.instagram.com/inumeraveismemorial/?hl=pt-br
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Dezenove pesquisadores brasileiros estão entre os mais citados de 2020
Treinamento técnico em materiais biodegradáveis na Unesp
https://ambientalmente.eco.br/treinamento-tecnico-em-materiais-biodegradaveis/
CEO da Seegene Brazil busca tornar a produção nacional de insumos para Biologia Molecular mais acessível
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: conheça a história de Bianca Vilela, a CEO que conta com uma equipe 100% composta por mulheres
A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), serve de reflexão e homenagem às conquistas femininas no campo profissional
#rioclarosp#unesprioclaro#unesprc#unesp#empreendedorismo#mulher#educaçãofísica#diaMundialdoEmpreendedorismoFeminino#BiancaVilela#egressoDados de 22/10/2020 mostram que em uma semana o número de novos casos, internações e óbitos se estabilizaram. Embora baixos, os números ainda são maiores que em 01/06/2020 quando o Plano São Paulo foi adotado no Estado.
Com base em informações fornecidas pelas Secretarias de Saúde do Município de Rio Claro e do Estado de São Paulo, são apresentados gráficos de tendências e evolução da pandemia, desde a confirmação do primeiro caso.
Na fase verde, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 62, novembro 2020. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-62-24112020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Igor Salomão Monteiro
Roberto Goitein
Maria Christina Amoroso
Auro Aparecido Mendes
José Eduardo F. Ramos
Jamil Viana Pereira
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina