Como o próprio vírus, notícias sobre a pandemia se espalham exponencialmente. Podem contagiar sem sintomas e ainda propagar para outros. Sem vacinas, o melhor é prevenir-se.
Se recebeu uma notícia ou encontrou o artigo que você buscou, pare e pergunte: É exatamente o que você queria? Concorda com a sua opinião? Se responder sim a uma das duas perguntas, CUIDADO, você pode ter caído na armadilha do viés de confirmação: seu cérebro tende a reforçar e perpetuar suas crenças. Como o vírus e a doença são novos, o que conhecemos talvez não funcione. Em tempos de incerteza, a ciência, que de tudo desconfia, pode dar um certo alento.
Para não ser contagiado pelo vírus da má informação, sugiro o caminho da ciência em sua busca pela resposta:
analise: quem são os autores? quais são as fontes citadas? defende uma opinião ou analisa alternativas? contém erros?
pesquise: contém dados ou indica onde localizar? é possível examinar esses dados? quais as credenciais dos autores e fontes citadas?
confirme: as informações concordam com outras fontes? as transcrições estão no contexto original?
Se puder responder positivamente a essas perguntas, provavelmente a notícia ou artigo está vacinado. Agora, se ficou em dúvida, ou não conseguiu responder, desinfete, isole, não passe adiante.
Ao contrário do vírus, contra a má informação, não lave as mãos.
Veja mais sobre o assunto nesse vídeo.
Esta iniciativa está inserida em outras ações que estão sendo desenvolvidas pela UNESP, como:
· a contribuição com o Instituto Adolfo Lutz para a elaboração de testes, a divulgação de informações precisas e confiáveis à população sobre a pandemia.
· A coleta alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, e de agasalhos, visando contribuir no enfrentamento dos efeitos da pandemia do COVID-19 e, garantir o isolamento social, que tem se mostrado a estratégia mais eficaz no mundo, na contenção da pandemia.
Para isso dispomos de um Kombi em frente à portaria da UNESP, de segunda a sábado das 8 as 17 horas, para que as pessoas possam colocar suas doações. A ideia da Kombi é para que não haja aglomeração de pessoas, funcionando como um drive-thru. As pessoas passam e deixam sua doação, a qual agradecemos muito.
Os alimentos arrecadados serão contabilizados e organizados em caixas para distribuição às pessoas necessitadas, que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Quem são essas pessoas:
· Famílias de alunos da UNESP que estão passando por necessidades, neste momento (já possuímos um cadastro de alunos carentes, mas estamos ampliando esse cadastro.)
· Famílias da cidade de Rio Claro, que igualmente necessitam de assistência neste momento.
Conforme as contribuições forem chegando, nossa intenção é organizar e distribuir o mais rapidamente possível.
Estamos nos articulando com setores responsáveis da Prefeitura de Rio Claro, como o Fundo Social de Solidariedade, e setores da sociedade civil, como o Banco de Alimentos, que estão organizados e já desenvolvem essas iniciativas,
A partir desses contatos e do volume de arrecadação buscaremos atender as essas famílias, visando ampliar o número de pessoas assistidas.
Para efetivar e ampliar essa ação, além da faixa na portaria, temos a divulgação por meio de mídias sociais (facebook) e cartazes, visando sensibilizar as pessoas e ampliar a corrente de solidariedade.
Ao mesmo, apesar das preocupações, temos visto um envolvimento produtivo e cooperativo das pessoas.
Embora estejamos em um momento triste e preocupante destacamos a importância da solidariedade e o compromisso com a vida, que é o que temos visto nessa corrente solidária e cooperativa das pessoas.
Quem puder ajudar pode deixar a contribuição na portaria principal do Campus Rio Claro, que fica na Bela Vista, Av. 24 A, 1515, na cidade de Rio Claro, ou entrar em contato pelo email unespsolidaria@gmail.com
Se precisar, podemos retirar a doação, pois os diretores dispuseram o setor de transporte para apoiar essa iniciativa.
"Mesmo em tempos de pandemia, nossas atividades não podem parar, pois afinal, cantar alegra a alma e isso é muito necessário nesse momento!
Somos o Coral da Unesp de Franca(SP) e Jaboticabal(SP), projeto da Extensão Universitária que proporciona aos alunos e comunidade a oportunidade de vivenciar a música através do canto coletivo, desenvolvendo aptidões artísticas.
Escolhemos a canção Dias Melhores, da banda Jota Quest, pois queremos reacender no coração de quem assistir a necessidade de não perdermos a esperança de que tudo isso vai passar e em breve poderemos viver com mais tranquilidade e alegria!"