Eduardo Kokubun
Unesp
A pandemia continua em declínio em Rio Claro. Novos casos diminuem há dez semanas consecutivas, de internações há nove semanas e óbitos há oito.
Comparado com os 7 dias entre 10 e 16 de março, o número de novos casos, de ocupação de leitos em enfermaria e UTI e de óbitos diminuíram 71%, 54%, 47% e 50% respectivamente. Desde o início do mês, em 3/3 já são 87,5% menos pessoas infectadas, 74,1% e 78,6% menos leitos de enfermaria e de UTI ocupadas e 33,3% menos óbitos.
A elevada cobertura vacinal ajuda, e muito: 92,8% da população de Rio Claro tomou a primeira dose e 83,3% a segunda dose ou a vacina de dose única.
Vacinar-se e manter precauções em locais pouco ventilados e com aglomerações são medidas para evitar surpresas. Países que liberaram as medidas de proteção com baixa cobertura vacinal estão vendo refluxo da pandemia com a subvariante BA.2 da ômicron, que no Brasil alcançou 27,2% em 19/03.
Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro
Rt mede a taxa de transmissão de um vírus e para o coronavírus tivemos no início do ano valores abaixo de 1, representando baixa transmissão entre as pessoas da população avaliada. Ou seja, Rt menor que 1 significa que o número de casos está diminuindo. No caso específico de Rio Claro, Rt ficou oscilando perto de 0,5 na maioria dos dias desse primeiro trimestre, variando um pouco o comportamento quando comparado com o Rt do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba, à qual Rio Claro pertence, e ao Rt do Estado de São Paulo.
O gráfico é um recorte das últimas sete semanas, notando-se que no Estado (linha verde) houve uma flutuação em parábola, com queda até meados de março, voltando a subir depois. Estando abaixo de 1 não significa a volta de um surto ou descontrole, mas é interessante observar a dinâmica distinta, quando se avaliam regiões ou cidades dentro do Estado.
Rio Claro tem contribuído positivamente para a melhoria dos indicadores do DRS de Piracicaba. No caso específico do recorte analisado, vemos que o Rt ficou sempre na parte inferior de valores (linha azul), com pequena oscilação e cruzando-se algumas vezes com o Rt do DRS de Piracicaba (linha rosa). Lembrando que o Rt do DRS é o resultado dos Rt de todos os municípios ali contidos. A tendência é todos os valores se igualarem em valores bem abaixo de 1 quando a pandemia estiver totalmente sob controle ou que a transmissão seja tão insignificante que não poderá mais ser medida.
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Evento on-line e gratuito que acontecerá de de 26 a 28 de abril. Serão 3 encontros com especialistas e escritores que irão discutir a leitura e o envelhecimento ativo e saudável.
Para acompanhar o evento, siga o Canal do Galeno no Youtube.
Público de interesse é amplo, podem participar professores, bibliotecários, mediadores de leitura, técnicos em Biblioteconomia, biblioterapeutas, pedagogos, psicólogos,
gerontólogos, funcionários e voluntários de clínicas geriátricas, ONGs e Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), além de pessoas idosas, familiares, cuidadores e interessados em geral nos temas Livros, Leitura e Literatura.
Se você tem interesse por certificado, a inscrição deve ser feita no link aqui.
Youtube: https://www.youtube.com/c/CanaldoGaleno
José Roberto Gnecco
Unesp
Neste outono de 2022, recomeçam as aulas presenciais no Câmpus.
3.500 alunos de mais de 500 municípios diferentes mudarão para Rio Claro dividindo quartos, cozinhas e banheiros em suas repúblicas.
A Unesp é a única Universidade Pública que retoma aulas presenciais de forma não gradual.
O Câmpus de Rio Claro se destacou dentre os da Unesp por ter adotado medidas preventivas conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde e conforme orientações do Centers for Disease Control and Prevention norte-americano para além das recomendações e dos comunicados da Reitoria e do Comitê Central Covid-19. O ambiente de prevenção aqui reinante mitigou o número de casos e não houve nenhuma morte entre professores e funcionários.
A comunidade do Câmpus de Rio Claro não se ausentou na formulação e na implementação de medidas para enfrentamento da pandemia. Por exemplo, com a participação do Prof. Alexandre Perinotto foi aprovada a Portaria Unesp n. 127/2021 que garante aulas remotas para os alunos que não podem estar presenciais nos Câmpus, o que pelo menos é uma proteção para os alunos com comorbidades.
Nesta encruzilhada que envolve incertezas, nos vemos voltando a ter que carregar papel assinado para lá e para cá ou ainda pessoas a relaxar no uso de máscaras e nas pequenas questões de higiene sanitária…
Considero que tudo que necessita ser presencial o deveria ser com toda a biossegurança, assim como que tudo que possa ser remoto o deveria ser para maior segurança.
Por isso algumas questões persistem no nosso novo dia-a-dia, tais como
• exigir apenas duas doses da vacina é suficiente, se sabemos que os anticorpos perdem a eficácia em poucos meses?
• exigir o uso de máscaras faciais é suficiente, se não fiscalizar seu uso?
• tudo voltar a funcionar presencialmente, de maneira simultânea, é melhor do que gradualmente?
A Unesp como entidade científica tem que cuidar dos seus alunos e servidores.
Também da comunidade em que se insere.
Por isso os desafios da COVID-19 continuam e precisamos encará-los com a responsabilidade deste e de outros outonos.
Primeiro Mestre formado pela UNESP
Prof. Malaspina com o seu orientador de mestrado e de doutorado, Prof. Dr. Antonio Carlos Stort.
Massanori Takaki
Unesp
No dia 3 de junho de 2016 gravamos a entrevista com o Prof. Dr. Osmar Malaspina, docente do Departamento de Biologia Geral e Aplicada da UNESP de Rio Claro.
O Prof. Malaspina foi o primeiro a receber o título de Mestre no curso de pós-graduação da UNESP e, depois do doutorado, iniciou a docência no Campus de Rio Claro em 1984.
Orientou mais de trinta alunos de graduação, oito mestres e quinze doutores. Orienta atualmente quatro alunos de graduação, um de mestrado e três de doutorado. Publicou mais de 120 artigos em periódicos, quinze capítulos de livros e um livro.
Foi Chefe do Departamento de Biologia e Supervisor de Centro de Estudos de Insetos Sociais.
A entrevista completa poderá ser acessada em:
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Depois de muito tempo somente on-line ou híbrido, a Biblioteca do câmpus voltou seu atendimento presencial em tempo integral no último dia 28 de março com o início das aulas do IGCE, abrindo seus espaços e acervo.
Começamos com bastante movimento dos alunos e todos com máscara.
Além do espaço de estudo e leitura, você também pode passar um tempo jogando xadrez, fazendo uma leitura no sofá ou puffs e curtir um tempo com seus colegas.
Pode acompanhar nosso display com exibição de conteúdos de interesse no salão de entrada e também sugerir algum conteúdo. Na quarta-feira, teve exibição do derbi local Rio Claro x Velo Clube.
Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:
Quando estamos abertos? de segunda à sexta das 8h às 22h.
Como entrar em contato?
Telefone: (19) 3526-9667
WhatsApp: (19) 3526-9666
E-mail: biblioteca.rc@unesp.br
Página da Biblioteca: https://ib.rc.unesp.br//biblioteca/
Tem alguma dúvida? Ela já pode ter sido respondida. Veja nas Perguntas mais frequentes.
Ao lado, algumas fotos da semana.
Cidades brasileiras (e no mundo) passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares.
Alguns países que exigem vacinação para entrada aceitam esse certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Ou, se você for morador do Estado de São Paulo, pelo aplicativo do Poupa Tempo Digital.
Confira abaixo notícias
Bioplástico mais resistente e flexível é desenvolvido em pesquisa da Unesp de Rio Claro
Plástico biodegradável inédito, feito de folha de bananeira e bagaços da cana-de-açúcar e da goiaba, ainda pode ser reciclado e reaproveitado diversas áreas. Empresas já estão interessadas.
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #InstitutodePesquisaemBioenergia #Ipben #folhadebananeira #bagaçodacana-de-açúcar #bagaçodagoiaba #bioplástico #MichelBrienzo #JuliaMartins #MateusAde #resíduos #decomposição #plásticoRio Claro registra chuva de granizo na Zona Sul
https://www.jornalcidade.net/rc/rio-claro-registra-chuva-de-granizo-na-zona-sul/204072/
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #CarloBurigo #CEAPLA #frentefria #chuvaProgramas de publicações digitais da Editora Unesp divulgam livros aprovados em 2022
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #FEU #PROPG #ColeçãoPROPGDigital #SeloCulturaAcadêmica #ColeçãoPROPGEbook #EditoraUnesp #IGCE #ElsonLucianoSilvaPires #geografia #JoãoMarcosVitorinodosSantos #JoyceMaryAdam #educação #IBRC
Pesquisadores da Unesp Rio Claro desenvolvem bioplástico mais resistente
https://globoplay.globo.com/v/10435716/
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #Instituto de Pesquisa em Bioenergia #Ipben #folhadebananeira #bagaçodacana-de-açúcar #bagaçodagoiaba #bioplástico#MichelBrienzo #JuliaMartins #MateusAde #resíduos #decomposição #plásticoBIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMÍA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES
https://www.eumed.net/es/libros/libro/dinamica-da-paisagem
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #JorgeOliveira-Costa #AndréaZacharias #AndréiaPancher #geografia #dinâmicadapaisagemContribuição de @clorofreela
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
É como se toda a nossa cidade [Rio Claro] mais as cidades de Santa Gertrudes, de Cordeirópolis, de Ipeúna, de Corumbataí, de Iracemápolis, de Charqueada, de Analândia, de Águas de São Pedro, de Itirapina, de São Pedro, de Brotas, de Torrinha, de Santa Maria da Serra, de Dourado, de Ribeirão Bonito, de Conchal, de Engenheiro Coelho, de Trabiju, de Boa Esperança do Sul, de Ribeirão Bonito, de Artur Nogueira, de Conchal e de Cosmópolis desaparecessem do mapa.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 25/03/2022)
Não apenas cidades desapareceram: avós, pais, irmãos, filhos e amigos que se foram.
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
No sábado, dia 07 de outubro de 2021,
superamos a marca de 600.000 brasileiros
que perderam a vida em casos reconhecidos da COVID-19
desde o início do ano de 2020.
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo apoiar ações de compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19), ajudando os mais necessitados.
#unespRCpelaVida
Comissão Executiva Anti COVID-19
da UNESP Campus de Rio Claro.
Tomar todas as doses de vacina
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
Ajudar os mais necessitados
Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Veja dados completos da evolução da pandemia em Rio Claro no Painel Covid-19
UNESP em Rio Claro
Unesp forma profissionais de alto nível, desenvolve pesquisas científicas essenciais, interage com a comunidade por meio de suas atividades de extensão e, ainda, injeta R$ 125 milhões ao ano na economia de Rio Claro
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
#UnespRCpelaVIDA
#UseMascara
#EviteAglomeracoes
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 162, abril 2022. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-162-02042022. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Adilson Roberto Gonçalves
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Massanori Takaki
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Massanori Takaki
Suzi Berbet
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Adilson Roberto Gonçalves
Osmar Malaspina
Samuel Cardoso Ferreira
Renato Hoffmann