Durante o pico da pandemia em Rio Claro, os hospitais particulares absorveram a maior parte das internações relacionadas à Covid-19 e sindrome gripal. Em setembro, com redução substancial de internações particulares a tendência se inverteu. Desde a semana da pátria, o maior número de internações era maior no sistema público. Contudo, desde o início de dezembro, o número de internações nos hospitais particulares voltou a superar a dos públicos. Nota-se que as internações no sistema particular sofreram grandes oscilações: aumentaram bastante em julho, reduziram em final de outubro e aceleraram na primeira quinzena de dezembro. Por outro lado, as internações no sistema público sofreu menos oscilações.
Em Rio Claro, cerca de 55% da população não têm plano de saúde e dependem do SUS. Cerca de 45% tem plano de saúde, compõem a camada com maior poder aquisitivo, a maioria de 70% com custeio parcial ou total do empregador, portanto com emprego formal. A mudança no perfil de internações é um indicador da camada da população mais afetada pela pandemia.
A maior oscilação nos hospitais particulares sugere que as camadas menos vulneráveis de Rio Claro, com maior poder aquisitivo e trabalho formal foram os que mais mudaram de comportamento na pandemia. Tudo indica que, em Rio Claro, assim como ocorreu em São Paulo, o repique da pandemia foi causado pelo retorno das atividades não essenciais como viagens, encontros para socializar em bares restaurantes e festas.
Data de 31 de dezembro de 2019 o relato do primeiro caso de pessoa infectada com o novo coronavírus, na cidade de Wuhan, China. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta naquele dia após a notificação de uma pneumonia misteriosa por parte das autoridades sanitárias chinesas. Em 9 de janeiro de 2020 já houve a notícia da primeira morte causada pela Covid-19, como ficou nominada a doença causada pelo coronavírus. A vítima foi um chinês de 61 anos. Quatro dias depois foi confirmada a primeira infecção fora da China, de uma pessoa na Tailândia que regressara de uma visita a Wuhan.
Durante o mês de janeiro o vírus chegou nos Estados Unidos e na Austrália e aconteceram as primeiras ações de quarentena ao redor do mundo.
No Brasil, o primeiro caso confirmado de infecção por coronavírus foi no final de fevereiro: um homem também de 61 anos que retornava da Itália em viagem de trabalho.
Em 11 de março de 2020 a OMS declara que vivemos uma pandemia, ou seja, o vírus está espalhado por todo o planeta, sem contenção.
A primeira morte no Brasil devida à Covid-19 foi em 17 de março de 2020. Desde então, já são mais de 180 mil vidas perdidas e 7 milhões de pessoas que já foram contaminadas.
Esta página contém tabelas dinâmicas com a evolução do número de casos e de óbitos, divididos por períodos ao longo deste último ano e por região do Brasil. Houve várias ações de contenção da propagação do coronavírus, as mais importantes relacionadas com restrição à circulação de pessoas e fechamento ou limitação de atividades comerciais, culturais e de lazer. O Plano São Paulo foi o guia baseado em indicadores que determinou o nível de restrição em nosso estado e foi constantemente avaliado neste Boletim.
A evolução das curvas de novos casos e óbitos registrados mostra que não houve final da primeira onda e pode-se prever que esteja acontecendo uma segunda onda no país.
"As festas de final de ano geralmente são momentos de confraternização e encontros. Porém, no cenário de pandemia de Covid-19 vivido em 2020, esse período também é preocupante no que diz respeito ao aumento da transmissão do vírus. Confira nesta galeria orientações e sugestões para o período."
https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download
Em horário comercial, ouvidoria: 3526-7145 ou pela internet http://ouvidoria.rioclaro.sp.gov.br/
Fora do horário comercial, Guarda Municipal pelo telefone 153
Polícia Municipal: 190
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
"Criada em 2006, a BNDigital tem como objetivos principais preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo.
Fonte de excelência para informação e pesquisa, a BNDigital aumenta seu público a cada dia por oferecer um sistema com alta tecnologia que facilita as consultas e se diferencia por sua interface amigável, pela qualidade das imagens, precisão da busca e velocidade."
Veja texto completo: https://www.bn.gov.br/explore/acervos/bndigital
Biblioteca Nacional Digital Brasil
Hemeroteca digital
Com base em informações fornecidas pelas Secretarias de Saúde do Município de Rio Claro e do Estado de São Paulo, são apresentados gráficos de tendências e evolução da pandemia, desde a confirmação do primeiro caso.
Na fase verde, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 68, dezembro 2020. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-68-18122020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Igor Salomão Monteiro
Roberto Goitein
Maria Christina Amoroso
Auro Aparecido Mendes
José Eduardo F. Ramos
Jamil Viana Pereira
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina