Eduardo Kokubun
Unesp
O ritmo da vacinação no país e em Rio Claro andava lento no primeiro semestre deste ano, com atrasos na importação de insumos e doses. A partir de julho a imunização decolou: 77.833 pessoas receberam pelo menos a primeira dose enquanto 87.873 pessoas ficaram completamente imunizadas com a vacinação entre junho e setembro. Isso representa um crescimento de 88% no número de pessoas vacinadas e 176% totalmente imunizadas.
Os resultados da campanha de imunização são igualmente espetaculares. Em quatro meses, o número de novos casos despencou em 91,6%, de internação em 97,5% e de óbitos em 86,2%.
A campanha de vacinação ainda tem muito a avançar, mesmo com esses bons resultados. Rio Claro fechou o mês de setembro com 166.252 ou 79,3% das pessoas com a primeira dose. Com a segunda dose ou imunizante de dose única, ou seja, completamente imunizadas, já são 119.709 ou 57,55% das pessoas.
Rio Claro já ultrapassou os Estados Unidos em proporção de pessoas completamente imunizadas: lá eles alcançaram cerca de 55%. Israel que é um dos países que mais rapidamente avançou na vacinação alcançou cerca de 60% da população totalmente imunizada em abril, porém esse número estacionou. A chegada da variante delta complicou nos dois países e eles tiveram que retroceder na flexibilização das restrições.
Esta semana, Portugal alcançou 85% da população totalmente imunizada. A pandemia praticamente desapareceu por lá. Mesmo com a variante delta a 100%, a taxa de mortes por um milhão de habitantes caiu para 1/3 do registrado em Rio Claro em setembro. O país anunciou o fim das restrições para evitar a Covid-19 a partir de hoje, 01/10/2021.
A comparação entre os EUA, Israel e Portugal mostra que vale a pena investir na vacinação e aguardar maior parte da população receber a imunização completa. Rio Claro vai indo bem. Estamos caminhando para alcançar a meta desejável de imunização. E como nos ensina Portugal, melhor manter os cuidados que todos conhecemos: tomar as duas doses da vacina, usar máscara, evitar locais mal ventilados e aglomerações.
Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro
Dois depoimentos de empresários que são investigados por financiarem fakenews e desinformação marcaram a semana da Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado Federal. Foram ouvidos Luciando Hang e Otávio Oscar Fakhoury, declaradamente apoiadores do Presidente da República e promotores de medidas contrárias ao combate da pandemia do novo coronavírus. As íntegras dos depoimentos podem ser lidas e assistidas na página do Senado Federal (veja aqui uma e a outra).
Voltou à discussão o uso da máscara, assunto que se pensava já pacificado. O empresário Otávio Fakhoury propagou desinformação ao dizer que o uso de máscaras seria benéfico a quem está com Covid-19, mas que não protegeria quem não está contaminado. A dispersão de partículas que carregam os vírus foi amplamente estudada e a barreira física que a máscara proporciona diminui em mais de 85% a contaminação entre pessoas. Tanto é que continua a ser a medida mais utilizada entre as pessoas, ainda que tenham diminuído drasticamente o distanciamento social e o isolamento. Já Luciano Hang defende, agora, nunca ter sido contra o uso de máscaras. Porém, ao longo do depoimento, seus advogados foram advertidos por não usarem a máscara em vários momentos.
A questão da vacinação foi a mais séria no depoimento negacionista. Fakhoury afirmou categoricamente que não se imunizou - nem ele, nem sua família - porque as vacinas contra o coronavírus seriam ainda experimentais, estando em fase 3 de testes. Ele foi prontamente desmentido pelo senador Randolfe Rodrigues que recebeu e leu manifesto da Anvisa, conhecido de todos nós, esclarecendo que as vacinas aplicadas no Brasil passaram - todas elas - pelas etapas de certificação e avaliação e são seguras. A ironia é o empresário ser investigado também por ter intermediado a compra de vacinas pelo governo federal em operação suspeita de superfaturamento.
Infelizmente, a proximidade de tais empresários disseminadores de inverdades com o governo federal é nocivo ao país. Hoje afirmam que não agiram contrariamente à saúde e à segurança sanitária, mesmo sendo desmentidos pelos vídeos em que aparecem em depoimentos negacionistas. Estão sendo investigados, fato positivo, mas os quase 600 mil mortos pela Covid-19 dão a dimensão do crime praticado.
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Prefeitura de Rio Claro instala Sala de Inovação Tecnológica
https://cidadeazulnoticias.com.br/prefeitura-de-rio-claro-instala-sala-de-inovacao-tecnologica/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#inovação#saladeinivaçãotecnológica#prefeitura#SecretariaMunicipaldeGovernoDesenvolvimentoEconômicoePlanejamento#IEP#IPP#AndersonChristofoletti#CentroUniversitárioClaretiano#Acirc#CâmaraMunicipal#Sebrae#EtecProf.Armando BayeuxdaSilvaUnesp aponta viabilidade de Rio Claro ter porto seco
https://www.jornaldepiracicaba.com.br/unesp-aponta-viabilidade-de-rio-claro-ter-porto-seco/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#portoseco#GustavoPerissinotto#AuroAparecidoMendes#SilviaSellingardiSampaio #SilviaGuarnieriOrtigosa#AgneloMatos#CicilianaDiBatista#economia#produtos#importação#exportação#desenvolvimentoregionalEstudo da Unesp indica viabilidade de porto seco em Rio Claro
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#portoseco#GustavoPerissinotto#AuroAparecidoMendes#SilviaSellingardiSampaio #SilviaGuarnieriOrtigosa#AgneloMatos#CicilianaDiBatista#ElsonLucianoSilvaPires#AbimaelCeredaJunior#JoséRenatoRibeiro#produtos#importação#exportação#desenvolvimentoregional#alfândegaMárcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Uma iniciativa do canal nuncavi1cientista, o concurso cultural para crianças está com inscrições abertas até 08 de outubro.
São duas categorias de idade, sendo de 5-7 anos e 8-10 anos e os prêmios são para os primeiros colocados de cada categoria.
Link do regulamento aqui.
Link para inscrição aqui.
Video de chamada para o concurso no Instagram aqui.
Canal do Youtube nuncavi1cientista aqui e Instagram aqui.
nuncavi1cientista "faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne divulgadores de ciência confiáveis do Youtube Brasil. Conheça todos os canais #SVBR em youtube.com/sciencevlogsbrasil. No Twitter: @svbroficial ".
Alexandre Perinotto
UNESP
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 233.799.148 contaminados e 4.784.202 mortos no mundo. No Brasil são 21.427.073 contaminados e 596.749 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.
O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 6,27 bilhões. No Brasil são 238.062.109 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
PASSAPORTE DE VACINAÇÃO
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, restabeleceu o decreto municipal que exige o comprovante da vacinação contra Covid-19 para ingresso em locais fechados no Rio de Janeiro. A ação foi levada à Corte pelo município após duas decisões no Tribunal de Justiça do RJ contra a medida do prefeito Eduardo Paes. O primeiro revés ocorreu com a determinação da desembargadora Marília Castro Neves, que permitiu que o documento não fosse exigido para entrada nos clubes Militar e Naval do Rio. Já o desembargador Paulo Rangel concedeu Habeas Corpus coletivo para quem não quiser se submeter à exigência.
RECUO EM SETEMBRO
A campanha de vacinação continua impactando de maneira positiva os números da Covid-19 no Brasil. Setembro foi o mês com menos mortes pela doença em 2021, com 16.336 vítimas fatais. Foi também o menor saldo mensal desde novembro de 2020. O número é muito inferior em comparação com os piores 30 dias do ano: no pico da segunda onda, em abril, 82.266 brasileiros morreram. Com relação à média móvel, a taxa está em 540,7 e chegou a 25 dias seguidos abaixo de 600. Além disso, é 6,9% menor em relação a duas semanas atrás, o que indica estabilidade. O nono mês do ano terminou com 71,86% da população vacinada com uma dose e 43,16% com o esquema completo.
COMBINAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Pesquisas recentes em busca de medicamentos para ajudar no combate ao novo coronavírus trazem resultados promissores. Uma delas é o uso combinado de nafamostat e Pegasys (IFNα). Para o professor Denis Kainov, do Departamento de Medicina Clínica e Molecular de uma universidade da Noruega e que participou dos testes, 'esta mistura suprime efetivamente a infecção'. Atualmente, o primeiro já é utilizado como monoterapia contra a Covid-19, sendo testado no Japão, e o segundo é usado principalmente para tratar a hepatite C. O teste com a combinação ainda é inicial e os estudos em humanos devem começar em breve.
OS MAIS RESISTENTES
Um estudo feito pela USP ajuda a compreender por que algumas pessoas são resistentes e não se infectam com o novo coronavírus. A pesquisa foi feita com 86 casais brasileiros. Ambos foram expostos ao Sars-CoV-2, mas somente um dos parceiros desenvolveu a doença. Por meio de amostras de sangue, os pesquisadores descobriram que as pessoas que não foram infectadas possuem mais genes MICA e MICB. Estes genes ficam no cromossomo 6 e ativam as chamadas células killer (NK), que fazem parte da resposta inicial do sistema imunológico e são capazes de reconhecer e destruir células contaminadas. A pesquisa foi publicada no periódico científico Frontiers in Immunology.
O Instituto de Biociências da UNESP - Câmpus de Rio Claro homenageou o Educador Paulo Freire em seu Centenário de nascimento no dia 20/09/2021. A mesa redonda com a participação dos professores José Euzébio Aragão, Maria Paula Gonçalves, Nima Spigolon e Mario Ferrari, está disponível em https://youtu.be/5aQpKFtlMTM
Contribuição de @clorofreela
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 10/08/2021)
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.
Para participar clique aqui
ou acesse pelo endereço
Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.
Em plena fase vermelha no Estado e sobrecarga de hospitais em todo país,
disse uma aluna:
Quer sair: Quero.
Pode sair: Posso.
Vamos sair: Nem pensar.
Sábias palavras.
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Variante Delta é mais transmissível do que as ancestrais, provocou aumento de casos mesmo em países com vacinação avançada. Vacinação completa protege contra o desenvolvimento de formas mais graves, porém não impede completamente o contágio. Mesmo com sintomas mais leves, infectados com a Delta transmitem o vírus tanto quanto as pessoas não vacinadas.
fonte:
http://www.genomahcov.fiocruz.br/dashboard/
O Brasil passou da triste marca de 570 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nunca é demais lembrar as recomendações de saúde pública. Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
São Paulo e Rio de Janeiro e outras cidades passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares. Alguns países que exigem vacinação para entrada aceitam esse certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 disponível no canal dos Diálogos Unesp RC no Youtube.
#unesppelavida
Vídeo novo da campanha Unesp pelas vacinas.
Mensagem da Unesp na campanha pelas vacinas aqui.
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 138, setembro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-138-01102021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Suzi Berbet
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina